Qual é o seu papel na UX do produto?

Bruno Duarte
Senior Sistemas
Published in
3 min readOct 9, 2017

Há algum tempo a Senior começou a olhar a experiência de uso de seus produtos com mais carinho. Um movimento que começou alguns anos atras com a contratação dos primeiros UX Designers, e está sendo reforçada dia a dia com a gradativa virada para o ágil e a migração dos principais produtos para a nova plataforma.

A partir do fim do ano passado, esse olhar para a experiência de uso dos produtos começou a ficar mais criterioso. Novos designers foram contratados e agora existe um time deles com a missão de olhar a experiência de cada produto e uniformizá-la como um todo. Garantindo consistências, padrões de uso, fluidez na navegação e satisfação do usuário.

Parece que nossos problemas estão resolvidos, certo?

Bem. A resposta curta é NÃO.

A resposta longa, na verdade, é outra pergunta. Qual é o seu papel na UX do produto?

Mas eu não sou designer! Meu negócio é ____________________ [preencha com o que você faz]. Não importa. Do CEO a tia do café, todos somos parte da experiência de uso. Todos somos em algum momento ponto de contato entre o usuário final e a nossa marca. Seja decidindo os rumos da empresa, seja decidindo qual o nome de um botão ou o label de uma coluna na tabela.

Sabe aquela analogia bem comum que as pessoas fazem com o salto com vara. De colocar o sarrafo mais pra cima. UX é mais ou menos isso.

Quando uma empresa decide cuidar da experiência de uso de seus produtos ou serviços, ela se desafia. “ — E se a gente colocar o sarrafo 2 cm pra cima, depois mais 5, depois mais 10…”. Normalmente no começo é muito difícil. Tem gente que não consegue, tem gente que não se esforça muito, tem gente que logo desiste e vai fazer outra coisa. Mas, tem gente que consegue passar o sarrafo. “ — Uau! Que legal! Quero ir de novo. Dessa vez mais alto.”

Sessão de design sprint
Sessão de design sprint

E a gente consegue perceber que as pessoas estão “aumentando o sarrafo” nas pequenas coisas. Quando alguém questiona um fluxo de navegação. Quando alguém faz perguntas “bobas”, que “todo mundo” sabe a resposta. Quando alguém é critico com o posicionamento de um item na tela. Quando alguém participa ativamente das sessões de cocriação e design sprints. Quando alguém questiona sua própria entrega. Quando alguém se pergunta se o comportamento daquele componente é consistente. Quando alguém se coloca no lugar do usuário, entendendo quais são suas dores.

Sessão de design sprint

Quando alguém sabe que não se trata de entregar aquela tela. Se trata de resolver problemas. Entender que o todo é muito maior que a soma das partes.

UX não é um time, um departamento ou uma pessoa. UX é uma forma de pensar que deve estar na cabeça de todo mundo, não apenas dos designers.

Se você pensa assim, você também está aumentando o sarrafo.

--

--

Bruno Duarte
Senior Sistemas

Product Design Manager @ LearnUpon. Formerly at Farfetch, Philips Design, Senior and some other great companies. http://www.bruno-duarte.com