Vai a uma entrevista? Não erre!

Fabio Jascone
Senior Sistemas
Published in
3 min readApr 23, 2017

Uma das mais importantes etapas do processo seletivo é a entrevista, onde o candidato e seu comportamento, habilidades e atitudes são colocados a prova frente a quem influenciará diretamente sobre seu futuro profissional.

Google Imagens

São vários os textos sobre dicas na hora da entrevista profissional, porém sempre leio algo um tanto exagerado, com muita teoria e pouca viabilidade prática.

Tenho atuado como gestor de equipe há pouco mais de 10 anos, contratando e lidando com pessoas. Ao longo desse tempo errei, aprendi e me aperfeiçoei. Compartilho a seguir um pouco dessa experiência, de forma enxuta algumas “dicas” para estar bem preparado, causar impacto positivo e superar expectativas.

O Processo Seletivo

A efetivação de um candidato é sempre um risco assumido por quem está contratando, que busca reunir informações suficientes para assegurar que as expectativas e desafios do cargo proposto serão realmente atendidas.

Esta decisão é baseada primeiramente nas informações contidas no currículo e, conforme a necessidade exigida pelo cargo, algumas técnicas podem ainda auxiliar e complementar essa avaliação, como a análise de desempenho e comportamento em dinâmicas de grupo, testes psicotécnicos, entre outras técnicas comuns.

A Entrevista

A entrevista também faz parte do processo seletivo e, assim como a análise do currículo, trata-se de uma etapa considerada obrigatória para quase todas as contratações, independentemente do cargo. Dificilmente uma contratação acontece sem ao menos uma entrevista.

Com certeza esta é uma das etapas mais importantes e decisivas do processo seletivo e por isso exige a devida atenção por parte do candidato, para que este cause uma primeira boa impressão.

Atrasar, jamais!

Na entrevista de emprego é imprescindível não se atrasar, salvo por motivos de força maior.

Programe-se para chegar pelo menos 10 minutos antes do horário marcado. A agenda do entrevistador costuma ser cheia e por isso um atraso pode prejudicar outras atividades do seu dia, além de comprometer o resultado da entrevista.

Além disso, a pontualidade é uma qualidade muito valorizada e uma forma simples de “ganhar pontos” na entrevista. Por outro lado, o atraso tem um efeito negativo muito maior do que o benefício de ser pontual.

O que vestir?

Outro aspecto importante a ser considerado é a roupa. O traje utilizado pelo entrevistado deve estar condizente com as atividades exercidas pelo cargo em questão. Por exemplo, para uma vaga na área comercial um traje esporte fino é o mínimo adequado. No geral a dica é evitar roupas muito coloridas ou curtas, como bermuda, camiseta regata e saia, para não correr o risco.

Para os homens, estar com a barba em dia e cabelo bem “organizado” ajuda a deixar uma boa impressão. Demonstra um perfil zeloso e organizado, que atua com esmero.

Para as mulheres, se a vaga não exigir, evite maquiagem pesada e adornos que possam desviar a atenção. Como não se conhece o entrevistador, é melhor cuidar com as extravagâncias, prefira o comum.

De qualquer forma, a regra principal é vestir algo adequado à vaga.

Dica bônus — Como superar expectativas?

Além da pontualidade e apresentação pessoal, vale considerar um item que muitas vezes acaba ficando de lado neste momento, mas que pode ser fator decisivo para a contratação, a preparação.

Superar as expectativas do entrevistador pode não ser tão difícil, mas para isso o candidato deve preparar-se. Uma forma de fazer isso é estudar sobre a história da empresa, sua missão, visão, seus produtos, como é a sua atuação no mercado. Com certeza demonstrar conhecimento sobre a empresa ao qual se deseja fazer parte, contribuirá de forma positiva.

E outra forma é estar preparado para responder perguntas profissionais sobre a sua trajetória, o que realizou, com quais projetos já se envolveu, como atua em equipe, etc. Sempre com exemplos e evidências para dar credibilidade as suas respostas e deixa-las ainda mais ricas em conteúdo.

Boa entrevista!

--

--