Como entender as intenções de busca através das palavras-chave

Gabriel Aguiar
SEO Lab
Published in
4 min readAug 26, 2020
palavras chave
Fonte: Rota Máxima.

Se você já pesquisou alguma vez na vida sobre SEO, com certeza já ouviu falar sobre as palavras-chave e a importância delas para uma estratégia de marketing de conteúdo bem feita, seja com objetivo de gerar tráfego, conversões, entre outros.

Para criar uma estratégia de conteúdo da melhor maneira possível, deve-se realizar o mapeamento das palavras-chave e a escolha delas deve fazer sentido para a estratégia definida pela empresa. Além disso, antes de iniciar a criação de um texto, é necessário entender quais os principais tipos de busca do usuário, pois, ele digita um determinado conjunto de palavras no Google com objetivos diferentes.

Esse texto tem o objetivo de explicar de maneira simples e objetiva o que são palavras-chave, quais os principais tipos de busca e foi criado principalmente para as pessoas que estão iniciando sua pesquisa ou estudo sobre SEO.

O que são palavras-chave?

Palavras-chave são a forma como um usuário escreve uma dúvida no motor de busca, independente de ser através do Google, do Bing, do Yahoo ou de qualquer outro. Portanto, elas são o conjunto de palavras que você digita no buscador para que ele possa retornar os principais textos que vão sanar sua dúvida.

Quais os principais tipos de busca?

Existem basicamente quatro tipos de buscas e eles são divididos em:

  1. Navegacional
  2. Local
  3. Transacional
  4. Informacional

Para o navegacional, pode-se dizer que o usuário já sabe qual site ele quer visitar, um exemplo é quando ele digita o site de uma rede social, como, o Instagram ou o Facebook, ou o site de uma empresa que ele quer acessar.

Em relação a busca local, se você digitar japonês no Google, é provável que ele retorne os restaurantes japoneses que existem próximos ao local de onde você realizou essa busca. A imagem abaixo mostra um print quando eu digitei exatamente essa palavra no momento em que produzia esse texto.

busca sobre japonês no Google

Isso acontece, pois, o Google interpreta a intenção de busca do usuário e no meu caso, ele interpretou essa pesquisa como se eu quisesse comprar comida ou ir até um restaurante japonês.

Quanto a busca transacional, ela é focada em comprar produtos ou serviços. Portanto, ela acontece quando o usuário digita algo como: “comprar geladeira duas portas” ou “comprar iphone”. Caso a pessoa esteja buscando por um produto, os primeiros resultados são do Google Shopping.

Por fim, a busca informacional ocorre quando o leitor tem alguma dúvida e deseja que o buscador retorne algum texto que faça ele entender sobre aquele determinado assunto. Um exemplo, é quando a pessoa pesquisa por: “O que são palavras-chave?” ou “Quais os principais tipos de busca?”.

Outros tipos de buscas

Existem alguns outros tipos que são menos comuns e estão relacionados a notícias, trechos de músicas, vídeos específicos, buscas acadêmicas, entre outros. Nestes casos, o Google já interpreta qual a intenção do usuário e, com as suas atualizações constantes, já está retornando trechos específicos de vídeos ou podcasts como os principais resultados.

Os tipos de busca e a produção de conteúdo

A partir do momento que você entende em qual tipo de busca se encaixa o texto que vai produzir, poderá elaborar um conteúdo focado naquela determinada necessidade do usuário.

Isso é muito importante, pois, dentro de um blog, os quatro tipos de busca podem estar presentes. Um exemplo hipotético é um restaurante japonês. Caso esse restaurante produza conteúdo dentro do site, ele pode englobar todos os tipos de busca, a seguir, explicarei como isso é possível.

Neste caso, o próprio domínio estará presente dentro da busca navegacional, o Google meu negócio será exibido na busca daquela determinada região e, além disso, podem ser produzidos conteúdos como: Sushi em Fortaleza, melhor sushi no bairro Dunas, entre outros.

Já para a busca transacional, podem ser elaborados textos como: kit Sushi, combo Sushi 20 peças, entre outros. Por fim, para a busca informacional, podem existir temas sobre: como escolher um Sushi, quais os Sushis mais exóticos para provar, entre outros.

Concluindo, as diferentes buscas podem ser combinadas e você pode criar uma estratégia de link building que conduza o leitor desde uma busca informacional sobre Sushi, até o seu conteúdo de busca local ou transacional para que ele possa comprar do restaurante.

Esse texto todo já está me dando fome, portanto irei parar por aqui. Espero que você tenha gostado e compreendido através desse exemplo prático, como utilizar os diferentes tipos de busca.

Leia mais: Como funcionam os motores de busca do Google?

--

--

Gabriel Aguiar
SEO Lab
Writer for

Geólogo de formação, entusiasta por temas como Growth, SEO, empreendedorismo, startups e produtividade.