Como SEO pode ajudar seu canal no Youtube?

Exemplos e dicas de como otimizar os seus vídeos e engajar seus usuários

Hermes Augusto
SEO Lab
Published in
4 min readApr 5, 2020

--

Em razão da pandemia causada pelo coronavírus, estamos em quarentena, isso significa que a maioria das pessoas estão em casa buscando por novas formas de entretenimento. Aproveitando essa situação, muitos artistas estão realizando shows através de lives no Youtube e Instagram, garantindo uma forma das pessoas se ocuparem sem sair de casa.

Com essa mudança de comportamento, as métricas de views e engajamento de vídeos foram para um patamar completamente diferente do comum, como no caso da live da dupla Jorge e Mateus, que atingiu 3 milhões de pessoas online simultâneamente e bateu o recorde do Youtube que antes era da cantora Beyoncé.

Live da dupla Jorge e Mateus bateu o recorde do Youtube

A primeira lição desse momento é: você não precisa fazer o público se interessar pelo seu conteúdo se você fizer conteúdos pelos quais o seu público já se interessa.

E como saber se o público se interessa pelo conteúdo que você deseja produzir?

Felizmente existem várias ferramentas que mostram tanto o volume de buscas por um termo, quanto o índice de interesse dos usuários ao longo do tempo. No exemplo abaixo, utilizei como base o assunto “máscara de proteção”:

Busca no Google sobre como fazer máscaras de proteção

Ao realizar uma busca no Google sobre como fazer máscara de proteção, é exibido um card com vídeos disponíveis no Youtube. Um grande ponto de atenção nisso é: o Youtube além de ser um dos maiores buscadores do mundo, é um produto Google e os vídeos também são exibidos nas buscas no Google.

Volumes de buscas no Google para máscaras de proteção

Utilizando a ferramenta SemRush é possível identificar a quantidade de pessoas que realizam buscas pelas palavras-chave relacionadas ao assunto máscara de proteção mensalmente.

Gráfico do Google Trends sobre máscaras de proteção

Por mais que o volume de pessoas buscando por máscaras de proteção não seja absurdamente alto, o interesse pelo assunto nos último 90 dias cresceu muito, como pode ser visto pelo Google Trends.

Estatísticas de busca no Youtube

Agora para olhar através de uma visão diferente, ao analisar as estatísticas do Youtube para uma busca por máscara de proteção, temos um número de visualizações máximas e um número de visualizações médias bem alto e a quantidade de vídeos adicionados nos últimos dias também apresentou crescimento. Essa análise foi realizada através da ferramenta VidIQ.

É muito importante lembrar também que por mais que o volume de buscas por um assunto específico não seja grande, pense que 10 conteúdos com volumes médios também podem gerar visualizações e tráfego que servirão para alavancar seus resultados. Outro ponto que sempre vale ter em mente é que o comportamento de buscas no Google e no Youtube é diferente, então quando você precisar mostrar algo para o usuário, talvez o vídeo seja a melhor opção.

Para melhorar o desempenho dos seus vídeos, foque sempre em manter o usuário interessado, tanto no momento em que ele visualiza um vídeo quanto no que ele faz depois disso.

Veja as métricas que melhoram o ranqueamento dos vídeos no Youtube:

  • Média de tempo de visualizações
  • Top vídeos por tempo de visualização
  • Visualizações ao longo do tempo
  • Visualizações em comparação com vídeos semelhantes
  • Taxa de cliques
  • Comentários realizados
  • Inscritos após visualizar um vídeo
  • Compartilhamentos dos vídeos
  • Likes nos vídeos

Agora para garantir que os usuários encontrem seus vídeos durante uma busca, veja o que pode ser otimizado:

  • Títulos dos vídeos
  • Descrição dos vídeos
  • Tags no momento do upload
  • Thumbnail estimulando o clique
  • Solicitação de inscrição e likes no início do vídeo
  • Recomendação de um novo vídeo no final do vídeo
  • Uso de cards para recomendar vídeos interessantes
  • Uso de influenciadores parceiros para atrair uma nova base para o canal

Mas… e as lives? Como utilizar elas na sua estratégia?

As lives são uma forma de colocar o público em contato direto com você, então utilize esse momento para tirar dúvidas dos usuários, fazer com que se sintam próximos, recomendar novos vídeos e perguntar o que as pessoas que consomem os seus conteúdos gostam de ver, assim você pode colher feedbacks que resultarão em melhorias futuras.

Se fosse para colocar em uma frase a diferença entre um vídeo normal e uma live, eu diria: o vídeo normal atrai novos usuários, enquanto a live faz com quem eles fiquem mais próximos de você.

--

--

Hermes Augusto
SEO Lab

Meus textos não são secretos porém não mostro para ninguém.