Diretório ou subdomínio: um case de SEO para te ajudar a decidir

Hermes Augusto
SEO Lab
Published in
3 min readFeb 25, 2020

Escolher entre um diretório ou subdomínio é um eterno dilema presente na rotina dos profissionais de SEO, principalmente quando o assunto é criar um blog para auxiliar na estratégia de conteúdo do projeto.

Se por um lado um diretório é mais complexo para ser criado em razão de muitas limitações de plataforma, riscos de falhas de segurança e falta de priorização dentro de times de tecnologia, por outro ele é muito mais eficaz pois aproveita todas as métricas de força do domínio.

O subdomínio por sua vez traz independência ao time responsável, não oferece riscos de segurança ao domínio e permite mais praticidade para ser criado, agindo muitas vezes de forma paralela à fila de TI já existente, porém, ao custo de ser tratado pelos mecanismos de busca como um site novo, necessitando de mais tempo para indexação e gerando um prazo de evolução de resultados bem maior.

O dia-a-dia de SEO depende de muitos testes, os quais devem sempre ser baseados em dados. Considerando os prós e contras entre diretório e subdomínio, a Webmotors, maior site de compra e venda de veículos do Brasil, optou por migrar seu catálogo de veículos que estava em um subdomínio para dentro de um diretório dentro do site principal. Abaixo vocês conferem a mudança realizada:

Com o add-on Redirect Path no Chrome você pode facilmente ver o redirect de uma determinada URL. No exemplo vemos do subdomínio para o diretório

A migração foi realizada buscando os seguintes ganhos:

• Maior taxa de rastreamento

• Indexação mais rápida

• Domain Authority herdado do domínio

• Propriedade do Search Console já habilitada

O ganho de tráfego foi acima de 400% após 120 dias

A evolução está no gráfico a seguir:

grafico-de-seo

Quantidade de visitas orgânicas antes e depois da migração para um diretório

O processo de migração do subdomínio para um diretório dentro do domínio foi cuidadosamente efetuado com as áreas de SEO, produto, tecnologia e infraestrutura atuando em conjunto. Os passos para a migração foram:

  1. Mapeamento de todas as URLs
  2. Definição das novas URLs
  3. Priorização dentro da sprint
  4. Criação das rotas dentro do ambiente do domínio
  5. Validação e testes em ambiente de homologação
  6. Deploy e redirecionamentos 301 em produção
  7. Acompanhamento de status via Analytics e Search Console

É importante ressaltar que essa migração apesar de complexa em razão do esforço e envolvimento de muitas pessoas foi uma decisão simples, mas que exigiu coragem para mudar um produto que já estava no ar. A execução não foi nada inovadora, foi uma boa prática de SEO baseada em URLs amigáveis e aproveitamento de domain authority. Em muitos casos os profissionais de SEO buscam novas implementações milagrosas, mas esquecem de melhorar o básico que garante o crescimento de resultados a cada dia.

Gostou do case? Compartilhe 😉

--

--

Hermes Augusto
SEO Lab

Meus textos não são secretos porém não mostro para ninguém.