O Google vai mudar para Mobile First Indexing. O que isso significa para o seu site?

Hermes Augusto
SEO Lab

--

Foi anunciado pelo Google que a partir de setembro de 2020 todos os sites serão rastreados pelo Googlebot respeitando o mobile first indexing.

Mas antes de tudo, o que Mobile First Indexing significa?

Se você possui um site com versão desktop e versão mobile (chamada também de m.), é extremamente recomendado que você opte por migrar toda a estrutura do seu site para uma versão responsiva e que tenha um desempenho mobile satisfatório. O mobile first indexing define que após o prazo determinado pelo Google, os sites serão rastreados e as páginas serão indexadas considerando primeiramente a versão mobile.

Priorização dos dispositivos móveis é o que define o Mobile First Indexing

Em razão da mudança da forma como o rastreamento do seu site será feito por parte do Google, uma experiência mobile ruim terá impactos nos ranqueamentos de palavras-chave, na navegação dos usuários nas suas páginas e consequentemente na taxa de conversão, o que em muitos casos impacta diretamente na geração de receita e sabemos que ninguém aqui quer perder dinheiro.

O que você pode fazer para não sofrer impactos negativos em SEO com o Mobile First Indexing?

Primeiro de tudo, garanta que o funcionamento do site esteja impecável tanto no desktop quanto no mobile, nada de gambiarra, funcionar certinho é funcionar certinho. Junto disso, garanta também que a estrutura básica de SEO do seu site esteja em dia e facilite a atividade do Googlebot. Mantenha as linkagens internas adequadas, tenha URLs amigáveis, sem diretórios vazios, com heading tags corretas e canonicals definidas para evitar duplicidade de páginas.

Além de certificar-se que tudo está funcionando corretamente e que o básico de SEO está feito, fique de olho nos números, tanto no analytics quanto no Search Console. Veja os principais KPIs que podem ajudar na hora de analisar:

  • Estatísticas de rastreamento
  • Quantidade de páginas indexadas
  • Posicionamento médio
  • Impressões
  • Tráfego

Ao identificar qualquer oscilação anormal, tanto para mais, quanto para menos, investigue mais a fundo o que pode estar ocorrendo para identificar o que pode estar gerando impactos positivos e negativos.

Mas e a versão desktop, como fica?

De forma simples, o que ocorrerá será que o Google encontrará a versão mobile do seu site, fará o processo de indexação e ranqueamento normalmente e em seguida fará o mesmo para a versão desktop. Não economize esforços para desktop pois você tem usuários que utilizam esses dispositivos e não gostariam de ter uma experiência insatisfatória.

Por mais que em primeiro momento pareça uma mudança preocupante, não é. O mobile first indexing acompanha a tendência do mercado onde o uso de dispositivos móveis cresce mais a cada ano, mas isso não quer dizer exatamente que as pessoas estão usando mobile no lugar do desktop. As pessoas estão usando mobile e desktop.

Leia também: Como funciona o processo de buscas na internet?

--

--

Hermes Augusto
SEO Lab

Meus textos não são secretos porém não mostro para ninguém.