Principais ferramentas gratuitas para pesquisar palavras-chave

Gabriel Aguiar
SEO Lab
6 min readSep 1, 2020

--

Para o profissional que trabalha com SEO, uma das atividades mais importantes em seu dia a dia é a pesquisa e o planejamento das palavras-chave.

Isso é importante porque para que ele consiga as melhores posições no Google, ele deve saber como pesquisar, planejar e analisar quais as principais palavras chave devem ser utilizadas nos próximos textos a serem escritos para o blog.

Outro ponto vital é que todo este processo deve levar em conta o principal objetivo da companhia ao fazer SEO e também deve ser analisado em qual etapa do funil de vendas o texto que vai possuir aquela determinada palavra chave vai se encontrar.

Portanto, neste conteúdo, vou explicar quais as principais ferramentas gratuitas para pesquisar as palavras-chave, analisar qual o volume de buscas mensal das mesmas e identificar importantes oportunidades para rankear o seu site entre as principais páginas do Google.

Além disso, vou explicar a como utilizar todas essas ferramentas combinadas e com isso, conseguir um planejamento perfeito para o seu blog, por isso, leia o texto até o final!

Ferramenta 1: Keywordtool.io

A Keywordtool.io é uma excelente alternativa para identificar oportunidades de palavras chave long-tail e palavras-chave relacionadas com aquela determinada busca no Google.

De acordo com ela, a versão gratuita gera até mais de 750 sugestões de palavras-chave precisas para cada termo de pesquisa, além disso, você pode utilizar sem precisar criar uma conta.

A Keywordtool.io utiliza a ferramenta de “autocomplete” do Google e leva em conta principalmente a frequência com que os usuários estavam procurando um termo de pesquisa específico no passado.

Para utilizar, você deve acessar o site (https://keywordtool.io/). Após isso, poderá realizar a pesquisa por diferentes buscadores, como Google, Youtube e Instagram. Além disso, essa ferramenta também permite que você pesquise por perguntas e preposições relacionadas a essas palavras. Abaixo segue uma imagem exemplificando:

O principal problema é que ela não vai dar o volume de pesquisa daquelas palavras-chave e, geralmente, vai sempre focar em palavras-chaves mais longas em vez de head tails.

Ferramenta 2: Google Keywordtool Planner

Apesar de ser gratuita, a primeira observação que deve ser feita é que para utilizar essa ferramenta é necessário que você tenha uma conta no Google Ads. Por ser do próprio Google, ela retira dados extremamente confiáveis e permite identificar o volume de buscas daquela determinada palavra-chave.

Para você utilizar ela, basta seguir o passo a passo dos prints abaixo:

  1. Acesse o Google Ads.
  2. Clique em ferramentas e configurações, depois em planejador de palavras chave.

3. Clique na seta referente ao descobrir novas palavras-chave.

4. Digite diversas palavras chaves ou se quiser clique em começar com um site, para analisar as principais palavras-chave relacionadas com o seu site. Nesse caso, optei por digitar e depois cliquei em ver resultados.

5. Você terá o resultado da média de pesquisas mensais, além da concorrência, mas lembre-se que a concorrência neste caso, está relacionada ao Google Adwords.

Além disso, o planejador de palavras chave indica outras palavras para ampliar a pesquisa e você pode adicionar filtros e utilizar uma série de funcionalidades.

Ferramenta 3: Answer the public

O site Answer The Public (https://answerthepublic.com/) permite que você faça a pesquisa de uma palavra-chave e vai te dar diversos insights. Contudo, você deve lembrar sempre de mudar ele para o idioma e o país que você quer identificar as buscas, como, no exemplo a seguir:

A partir disso, após clicar em Search, você vai ter exemplos de diversas buscas e perguntas que as pessoas fazem no Google. A imagem abaixo exemplifica os resultados:

Nela, existe a palavra chave (seo) e ele faz o link para várias pesquisas, relacionadas principalmente às perguntas que são feitas usando esta palavra-chave.

Além disso, ele oferece preposições, comparações, palavras-chave relacionadas e até a palavra seguida por outras em ordem alfabética. Portanto, se você quer escrever sobre um determinado tema e está com dúvida do que escrever ou deseja elaborar um guia completo e quer abordar diversos tópicos, essa ferramenta pode ser muito útil.

Ferramenta 4: Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta completa de SEO e mostra diversas sugestões de palavras-chave tanto para buscas na rede de pesquisa, quanto para o Google imagens, notícias, vídeos e shopping.

Sua versão gratuita abrange uma determinada quantidade limite de vezes que você pode fazer essa pesquisa e, além disso, permite que você possa analisar o SEO do seu site, sugerindo melhorias e mostrando os principais textos daquele site para determinadas palavras-chave.

As imagens abaixo mostram o que ele oferece após fazer a busca por determinada palavra-chave, apresentando dados de volume de pesquisa por mobile e por desktop, o número de pessoas que clicaram nos anúncios e na busca orgânica, a faixa etária dos indivíduos que pesquisam sobre a palavra-chave e a dificuldade de rankeamento para a busca orgânica dela.

Além da dificuldade do rankemento, ele também é útil para analisar o site de concorrentes, as palavras-chaves que eles rankeiam melhor e também para ter uma auditoria do seu blog e encontrar possíveis erros que estejam prejudicando o SEO, afinal, além do chamado SEO on page, existe também o offpage e o técnico. Cabe ressaltar que a versão paga é ilimitada.

Como utilizar essas ferramentas em conjunto?

Neste exato momento, você deve estar pensando: “beleza, agora tenho 4 ferramentas que posso usar para planejar minhas palavras-chave, ter mais ideias de posts, pesquisar sobre meus concorrentes e uma série de outras informações. Mas, qual devo usar entre as quatro e como devo usar elas?”

Para aproveitar o máximo de cada ferramenta, o que você pode fazer é começar pela primeira, keywoordtool.io, extrair todas as palavras-chave sugeridas e também utilizar o Answer The Public para ter o máximo de combinações possíveis.

Após escolher os principais termos a partir dessas duas ferramentas, uma dica é criar uma tabela, anotar todos eles e copiar para o Google KeywordPlanner. Dessa forma, você vai ter o volume de busca de todas aquelas palavras-chave, independente se long tail ou head tail.

Por fim, utilizar o Ubersuggest pode ser uma boa opção para analisar a dificuldade de rankeamento daquela palavra-chave. Mas, não se assuste se for alta, pois, se você elaborar um texto de qualidade, usar estratégias de linkagem interna e link building e construir sua autoridade ao longo do tempo, isso não importa.

Ao final de tudo isso, você terá uma planilha que poderá ter:

  1. palavras-chaves head tail;
  2. diversas palavras chave long tail que são variações do tópico 1;
  3. o volume de busca de todas essas palavras chave;
  4. a dificuldade de rankeamento para a busca orgânica delas;

Dica: Além disso, você pode adicionar nesta planilha, a etapa do funil em que a palavra-chave se encontra.

Espero que a partir desse passo a passo e a partir da dica de como utilizar todas essas ferramentas gratuitas em conjunto, você consiga sempre ter ideias para produção de conteúdo e possa organizar elas, para começar a partir das mais prioritárias. Depois de fazer isso, é hora de produzir conteúdo de qualidade e conseguir excelentes resultados.

Leia mais: como identificar a intenção de busca através das palavras-chave?

--

--

Gabriel Aguiar
SEO Lab
Writer for

Geólogo de formação, entusiasta por temas como Growth, SEO, empreendedorismo, startups e produtividade.