Além das rodovias ou afluentes — Parte 1

Amanda Cristina S. Lima
Serasa
Published in
6 min readMay 13, 2019

Eu começo esse texto com algumas perguntas. O que te move? Por qual motivo você levanta todos os dias? Qual a razão de você estar aqui na terra? Eu posso nunca ter te visto na vida. Você pode morar em um país que eu nunca fui ou até mesmo no continente mais distante do meu, mas mesmo assim eu consigo responder pelo menos um desses questionamentos.

O que te move é a esperança, a curiosidade de descobrir o que a vida te reserva e a vontade de realizar seus sonhos. Essa tríade de motivações tem grande responsabilidade em quase tudo na sua vida, principalmente a parte de realizar sonhos. Eu mesma tenho vários. Trabalho e estudo bastante para conseguir realizar muitos deles. É ótimo saber que com um pouco de planejamento vou conseguir visitar o país que sempre sonhei, tirar as fotos nos lugares com as arquiteturas mais bonitas e saborear a diversidade culinária de cada região. Isso que me motiva a acordar todos os dias, por exemplo.

Agora, eu tenho um número para te falar. 63 milhões. É um número grande, né? É tão grande que eu não consigo nem imaginar tudo isso. E se eu te disser que hoje o Brasil tem 63 milhões de pessoas que não conseguem realizar seus sonhos? Como você se sentiria? São 63 milhões de pessoas que tem um item a menos naquela tríade de motivações que eu falei antes. Comprar a casa própria para morar com segurança e conforto com toda a família, comprar um carro para chegar mais rápido e seguro nos lugares, fazer um tratamento dentário, comprar remédios extremamente caros e necessários. Seja qual for o sonho ou necessidade de cada brasileiro e brasileira. 63 milhões deles não conseguem ou têm muita dificuldade em atingir seus objetivos mais básicos.

Pensando em solucionar parte desse problema, o Serasa Consumidor, startup da Serasa Experian, criou diversas soluções e serviços online para o consumidor entender e transformar sua realidade financeira. Tudo está disponível no site do Serasa Consumidor gratuitamente. Consulta do CPF, consulta da pontuação do Score de crédito, possibilidade de negociação de dívidas com diversas empresas e acesso aos conteúdos de educação financeira pelo Serasa Ensina.

Atualmente, as soluções oferecidas atingem mais de 32 milhões de pessoas em todo o Brasil, contribuindo muito para transformar diversas realidades. Porém, de acordo com relatório do Banco Mundial intitulado “Dividendos Digitais” de 2016, quase metade dos brasileiros não tinha acesso à internet — o equivalente a 98 milhões de pessoas. Ou seja, nós ainda não estávamos chegando em quem mais precisava da informação para voltar a realizar seus sonhos.

Criando soluções disruptivas

O cenário que tínhamos era esse: 63 milhões de pessoas inadimplentes, todos os nossos serviços e produtos disponíveis no nosso site para ajudá-las, mas grande parte delas simplesmente não tinha os dispositivos necessários para acessar.

Se eu falar que resolvemos de uma forma disruptiva, você automaticamente vai pensar em produtos digitais, métodos ágeis e todos os termos que nos remetem a startup e inovação. Porém, nós fomos totalmente na contramão do próprio mercado em si e criamos o projeto mais offline de todos.

A pergunta que nos guiou desde o começo foi: como vamos chegar até os brasileiros que não tem acesso?

Foi com essa pergunta que surgiu o que hoje é o maior projeto do Serasa Consumidor e está se tornando um dos maiores da Serasa Experian Brasil. Foi com essa pergunta que surgiu o Serasa Itinerante.

A grande mudança de marca

O Serasa Itinerante é um projeto do Serasa Consumidor que busca levar gratuitamente informação e educação financeira para consumidores, professores e alunos de todo o país. O projeto é composto por 3 pilares.

1 — Caminhão e barco. O primeiro ano do Serasa Itinerante foi composto por dois modais de transporte. Tivemos uma carreta adaptada para se tornar um escritório móvel que ficou quase um ano percorrendo 40 cidades em 21 estados brasileiros, possibilitando o acesso a todos os serviços que estavam disponíveis no site. E um barco, que também foi completamente adaptado para uma agência móvel, que navegou o Rio Amazonas durante um mês passando pelas cidades de Manaus e Parintins, no Amazonas; Santarém, no Pará e Macapá, no Amapá. Ele ficou atracado nas regiões portuárias de cada localidade, como também atendeu as comunidades ribeirinhas enquanto realizava o deslocamento de um porto para o outro. O Serasa Itinerante esteve em um dos rios mais longos do mundo!

Porto de Santana, Amapá. Foto: Murilo Denardo

2 — Educação Financeira nas Escolas. Nós acreditamos que a educação é o único caminho. Qualquer transformação que é realizada, parte de um conhecimento que foi compartilhado por meio do ato de ensinar. Por isso, nós firmamos uma parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) para capacitar professores de todas as disciplinas nas cidades que o caminhão e barco passaram. Eles tinham que refletir como independente de sua disciplina ele conseguia inserir e trabalhar os temas da educação financeira com seus alunos, ainda mais agora que o conteúdo vai se tornar obrigatório na BNCC — Base Nacional Comum Curricular.

Formação de professores em parceria com a AEF — Brasil

3 — O Emprego dos Sonhos. Por trás de toda dívida existe uma história. Foi querendo escutar os brasileiros e brasileiras que criamos o maior processo seletivo do Brasil. Viajar durante um ano com tudo pago, conhecer os lugares mais bonitos do Brasil e ainda receber 100 mil reais? Todos os benefícios descritos são muito atrativos, mas o que mais chamou atenção dos candidatos foi o propósito da vaga. Entender de uma forma empática como a inadimplência afetava a realização dos sonhos dos consumidores. Na segunda edição da vaga, os benefícios eram bem parecidos, o propósito de escutar pessoas também, porém o mapeamento nacional em vídeos seria feito agora conversando com professores e professoras de todo o país para conhecer projetos e iniciativas de educação financeira.

Guilherme Casagrande, vencedor da 2ª edição, com alunos após oficina

No total, a primeira edição do projeto conseguiu atender mais de 101 mil consumidores, negociou mais de 6 milhões de reais em dívidas com apenas um parceiro, percorreu mais de 18 mil km e gerou 21 milhões de reais em mídia espontânea, ultrapassando todas as rodovias e afluentes que passou.

Quando se trata das formações, a AEF no primeiro ano conseguiu capacitar mais de 1.500 professores por todo o Brasil com possibilidade de impacto de 20 mil alunos. São bons números, não é? Além de tudo isso, a primeira edição de O Emprego dos Sonhos nós tivemos 122 mil candidatos para apenas 1 vaga.

Caminhão do 2º ANO do projeto. Foto: Guilherme Casagrande

O lema do Serasa Consumidor sempre foi crédito para todos, mas com a vinda do projeto nós conseguimos inserir pelo menos mais duas causas: educação financeira e informação para todos.

Esse é só o começo da história. Não perca a segunda parte onde abordarei os avanços tecnológicos feitos no projeto, as novas formas de parceria e os reconhecimentos que tivemos até então!

Quer saber mais?

Por enquanto, os comentários aqui do Medium são nosso canal de comunicação oficial. Deixa sua mensagem para que possamos interagir ou mande um e-mail para amanda.lima2@br.experian.com

Até breve,

Amanda Lima | Analista de Projetos e Eventos

--

--

Amanda Cristina S. Lima
Serasa
Writer for

Fotógrafa de alma e formação, jornalista, gestora de projetos financeiros e voluntária em ONGs de direitos humanos.