O mercado muda a todo momento. E a área de Talent Acquisition também
O mundo está sempre em transformação com as constantes mudanças tecnológicas, políticas, econômicas e tendências diversas. E no mercado de trabalho não é diferente. O mundo está ficando cada vez mais digital e, se por um lado hoje temos um déficit de profissionais pra determinadas demandas de tecnologia, como programação e inteligência artificial, outras áreas de trabalho estão deixando de existir. Estudos estimam que profissões que eram fundamentais há 20 anos atrás, provavelmente deixarão de existir na próxima década.
Mas fique tranquilo. Embora o frio na barriga (padrão) ocorra, se você está de olho nas transformações e está convencido a se reinventar sempre que necessário, oportunidades nunca serão escassas. Tudo isso acontece porque a tecnologia está transformando as nossas carreiras assim como as máquinas na revolução industrial.
Loucura? Não, isso é transformação. Transformar também pode doer, é verdade. E as empresas também estão otimizando. Modelos corporativos de trabalho vêm ficando cada vez mais ultrapassados e as gravatas estão perdendo espaço para as bermudas. O mundo corporativo está ouvindo cada vez mais seus colaboradores e a postura formal está sendo ofuscada pela originalidade. De estagiários a lideranças executivas, as empresas estão buscando uma característica inegociável: atitude.
Nesse contexto, também vive o RH. O termo “Recursos Humanos” está ficando obsoleto. Já o termo “Recrutamento & Seleção” (expressão que possui origem militar, diga-se de passagem) está em desuso e cada vez mais candidatos são abordados por times dinâmicos de Talent Acquisition. Pois, é!
As transformações organizacionais e concorrência acirrada estão forçando, mesmo que aos poucos, mais dinamismo, desburocratização de processos e o melhor de tudo, inovação. Os desafios não estão mais envoltos apenas em divulgar vagas, entrevistar e contratar, como uma máquina de carimbar carteiras de trabalho. O conceito Talent Acquisition transcende essas expectativas porque torna-se um hub de conexão.
Conexão essa que permite apresentar os desafios para os candidatos, valores, qual propósito de existência da organização, sempre em busca de uma experiência incrível pra quem vem fazer parte dos times. Além disso, contribuir com o desenvolvimento assertivo do negócio, das pessoas e por não dizer que, de forma macro, contribuir também pra uma sociedade mais desenvolvida e sustentável. Sendo assim, as transformações estão sendo fundamentais para que o Talent Acquisition atue de forma cada vez mais estratégica e consultiva nas organizações, tendo os gestores de vagas atendidos de maneira diferenciada.
No Serasa Consumidor estamos em busca constante de aperfeiçoamento. É como se dentro da organização exista uma consultoria especializada e adaptada com as necessidades de cada gestor e, tão importante quanto, proporcionar que candidatos tenham uma experiência excepcional durante cada fase do processo seletivo — desde o primeiro contato, à condução das etapas admissionais.
Quer saber mais?
Queremos estreitar relações com as comunidades e profissionais de tecnologia que queiram trocar figurinhas.
Por enquanto, os comentários aqui do Medium são nosso canal de comunicação oficial. Deixa sua mensagem para que possamos interagir ou mande um e-mail para ecs_it@br.experian.com.
Temos várias vagas nas áreas de Negócios e TI! O que você acha de dar uma olhada lá? É só clicar nesse link.
Até breve…
Luiz Felipe Marcondes de Moraes | Talent Acquisition