Opinião sincera de um designer referente ao processo BDD

Ju Amorim
Serasa
Published in
4 min readMay 27, 2019
Equipe discutindo a feature do time Serasa eCred

O processo BDD (Desenvolvimento Guiado por Comportamento) foi divulgado em uma apresentação de repasse de conhecimento, que sempre fazemos aqui no time, entre as áreas de tecnologia e produto no Serasa eCred. E esse método é muito conhecido nas áreas de qualidade e desenvolvimento, porém na minha área foi uma novidade. Com o entusiasmo de todos do time, e a visão de que poderia agregar grandes benefícios para o produto, decidimos aplicar essa metodologia na feature que estávamos começando a trabalhar. Esse artigo conta como foi a implementação dessa técnica, nas definições dessa feature.

Quando o processo foi apresentado ao time, eu fiquei só imaginando todas aquelas informações e as letras da sigla voando num pequeno furacão… mas o que significa BDD?

“BDD é um processo colaborativo que envolve múltiplos membros do time trabalhando em conjunto com BA’s/PO’s para descobrir e refinar requisitos usando conversas de forma estruturadas sobre exemplos de uso e comportamentos do sistema.” — Elias Nogueira

Como nos ajuda?

  • Comunicação entre o pessoal de negócio e o técnico: junta os mundos para ambas as partes entenderem os desafios;
  • Entregar valor para os interessados: fazer apenas o necessário;
  • Documentação viva e atualizada por todo time: quanto mais definições e regras melhor para todas as áreas;
  • Inclui testes automatizados: consequência;
Ciclo do processo — Referência aqui.

Definimos uma pessoa responsável pelos objetivos do negócio na equipe, para contribuir com o seu conhecimento sobre o produto, o nosso PO, e o time de desenvolvimento com a parte técnica, Backend, Frontend e Integração. A área de QA foi bem importante para a definição dos cenários pois tem uma visão crítica a respeito da funcionalidade. Como UI Designer minha participação ajudou na discussão dos fluxos e cenários relevantes para o produto e a experiência do usuário.

Assim formamos os Los 3 Amigos.

Formados por produto, técnico e qualidade (eu sou aquele pequenininho ali, minha cara estava igual a dele).

Bora lá!

Quando conheci o processo fiquei me questionando onde meus conhecimentos se encaixariam nas definições das regras. Como designer, essa discussão ajudou muito a pensar no problema a ser resolvido considerando vários cenários, e como aproveitar a definição da feature para os processos de validação do design antes de chegar para a área de desenvolvimento.

Como funcionou?

Na prática começamos com a definição do objetivo da feature. Levantamos todos os cenários a serem verificados como critério de aceite.

Mas meu Deus … e como isso se encaixou na nossa sprint?

Com a metodologia ágil que seguimos, conseguimos em reuniões curtas definir as principais diretrizes. Todos os alinhamentos e validações foram feitos junto com o time contando com o tempo de análise, desenvolvimento e implantação.

Com isso, definimos o seguinte roadmap que teve a duração de 2 semanas:

  • Regra de negócio, definida pelos 3 amigos
  • Apresentação e validação com o time
  • Análise técnica
  • Implantação

Ah, e como fica a documentação?

Toda a regra de negócios e o overview da feature são redefinidas sob a perspectiva de vários profissionais, que conseguem validar antecipadamente, os impactos que podem acontecer em cada área.

Principais vantagens

Na nossa primeira aplicação já foi visível, ver como os desenvolvedores, entenderam de forma clara o funcionamento da feature considerando todos os cenários. Juntando análise e desenvolvimento conseguimos que a feature fosse entregue em 2 sprints (2 semanas).

Como designer vejo que o processo tem muita importância pela colaboração de outras pessoas da equipe, me senti muito estimulada com o resultado positivo disso. Esse processo ajudou muito a levantar todos os cenários possíveis e como todos da equipe podem sofrer impacto das features que criamos. Isso minimiza os cenários não pensados antes do desenvolvimento e futuros “bugs”.

Ahh que felicidade!!! #sqn

Não só de felicidade se vive (o famoso #SocorroDeus)… mas na etapa de análise de desenvolvimento da feature tivemos alguns poucos ajustes, que foram feitos a tempo da implantação, pois toda a equipe estava alinhada com os objetivos de negócio e técnicos necessários para a entrega.

E hoje?

Depois desse aprendizado, vendo na prática como a diversidade de ideias das pessoas na equipe, são um grande ganho para desenvolvermos um produto com mais qualidade. Ganhamos velocidade e entrega de valor, bom para o negócio e também para nossos queridos usuários ❤.

Love it, all about users :)

Quer saber mais?

Queremos estreitar relações com as comunidades e profissionais de tecnologia que queiram trocar figurinhas.

Por enquanto, os comentários aqui do Medium são nosso canal de comunicação oficial. Deixa sua mensagem para que possamos interagir ou mande um e-mail para ecs_it@br.experian.com.

Temos várias vagas nas áreas de Negócios e TI! O que você acha de dar uma olhada lá? É só clicar nesse link.

Até breve…

--

--

Ju Amorim
Serasa
Editor for

UX Specialist. Always curious and always learning.