Quarentena: aplicando o design no dia a dia

Ju Amorim
Serasa
Published in
4 min readAug 26, 2020
Home office compartilhado

O mundo inteiro foi afetado com a chegada do COVID-19 e que todos nós precisamos nos readaptar a essa nova realidade, isso é um fato.

Cada pessoa tem suas peculiaridades, virtudes e defeitos, e com certeza, a reação do momento que estamos passando reflete diferentemente em cada um de nós. A realidade de ter que lidar com o isolamento social e todas as dúvidas de quando a vida voltará ao normal, têm sido grandes desafios.

Vou falar como incluí o design na rotina caótica de home office e aulas on-line, e como essas pequenas mudanças ajudaram o dia a dia.

Como apliquei o design?

“ Thinking of design as experience rather than isolated objects help us deal with much more complex world.”

Tim Brown of IDEO

Você pode não pensar muito no design quando está dentro da sua rotina, mas o design está literalmente em tudo o que você vê, toca, ouve ou interage. E com o isolamento, o design das coisas ao seu redor se torna ainda mais importante do que antes.

Mesmo sem perceber, o design pode melhorar sua vida de várias formas e uma maneira de começar a aplicar o design na rotina, é começar por uma pequena lista como essa:

  • Pratique a empatia;
  • Crie novos hábitos de trabalho e vida;
  • Faça mudanças incrementais;
The Human-Centered Design (HCD) process by IDEO.org

Pratique a empatia

O design facilita as experiências e se torna muito mais eficaz quando se baseia em profunda empatia pelas pessoas que o usarão. Uma maneira de fazer isso é olhar criticamente para si mesmo, para ver para onde você está indo e como melhorar o seu dia a dia.

Eu tenho um desafio! Como faço para abordá-lo?

Faça a você mesmo algumas perguntas como: O que te faz sorrir? O que você gostaria de nunca mais ter que fazer? Como a minha família está se sentindo com todos dividindo o mesmo espaço?

É um exercício de observação, onde você precisa estar atento a muitos detalhes e em como as pessoas estão envolvidas na rotina.

  • Qual a maior preocupação?
  • O que gera motivação?
  • Quais são as maiores dores, confusões e barreiras?
  • Como as pessoas interagem com o ambiente?

Depois de muita observação cheguei a um objetivo:

Criar ambientes onde todos se sintam felizes.

Atividades que geram bem-estar nas crianças

Crie novos hábitos de trabalho e vida

Então, como você deve projetar sua própria experiência? Eu comecei pelo meu objetivo principal, com o que me faz feliz e o que preciso realizar.

O que você gostaria de remover do seu dia também deve ser considerado, como colocar fones de ouvido para minimizar sons do ambiente ou ver as notícias somente em uma hora específica do dia, para evitar o pessimismo. O design é influenciado por sua intenção e não precisa ser totalmente desafiador.

Considere apenas o que precisa ser melhorado num primeiro momento, pois nem sempre será possível criar o ambiente perfeito.

  • Criei um ambiente de estudos e trabalho, com uma nova rotina para entrega das tarefas da escola dos meus filhos.
  • Para minimizar o sentimento de isolamento e a vontade de sair, criei uma horta na minha varanda.
  • Toda a família se exercita junto, e o momento se tornou muito mais divertido.

Todo o funcionamento dos ambientes acontece de forma colaborativa, onde todos da família fizeram a sua parte no momento da criação como também na manutenção (limpeza e arrumação).

Quadro de tarefas e agenda comprtilhada com outros membros da família, ajuda a tirar a sobrecarga.

Faça mudanças incrementais

Você querer acertar 100% de imediato e ficar com essa cobrança pode piorar ainda mais o sentimento de ansiedade. Então pense que não precisa ser perfeito agora, e que as mudanças não são feitas em um dia.

Se a sua experiência não mudou com as alterações feitas na sua rotina, teste outras formas para resolver o seu objetivo. A vida não é linear e é tudo uma questão de experimentação.

Em 5 meses de quarentena ainda realizo mudanças no dia a dia, como faço trabalhando em um produto digital. É só uma questão de aceitar que a única certeza é que vai haver mudanças.

--

--

Ju Amorim
Serasa
Editor for

UX Specialist. Always curious and always learning.