Relatório mensal da Operação Serenata de Amor — 025

Tatiana Balachova
May 3, 2019 · 3 min read

Olá! Sejam bem-vindos a mais um relatório da Operação Serenata de Amor contando tudo o que aconteceu nesse último mês (abril) e os planejamentos para o futuro — a curto e longo prazo. A gente se mata (não literalmente) pra escrever esse conteúdo mensalmente e deixar vocês a par de tudo o que está acontecendo no projeto.

Para ver os relatórios anteriores acesse o Medium da Serenata. ❤

Rosie e o mistério do recibo digitalizado não disponível

No começo do mês a Russa falou sobre uma situação recorrente para quem entra no Jarbas para verificar os gastos da CEAP: o tal do recibo digitalizado não disponível. A gente entrou em contato com a Câmara para obter uma explicação do por quê isso acontece e contamos nesse texto aqui. De quebra entramos em outro assunto que ainda vai render muito, entra lá pra conferir!

créditos: giphy.com

Falando em recibos…

O senador e presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou-se oficialmente pela liberação do sigilo arbitrário sobre despesas parlamentares, ou seja, contrariando a LAI e o princípio de que sigilo deve ser exceção, não regra. A medida deu o que falar — e o Tony não só falou como também escreveu um texto para a gente pensar sobre a nossa participação no controle social.

Falando em Senado…

Muitas vezes recebemos a tal da pergunta “Por que a Operação Serenata de Amor não atua no Senado?” Esse é um desafio que temos desde o início do projeto e se você quer saber mais não deixe de ler aqui. A verdade é que a gente não desiste tão fácil e claro, não vamos deixar essa história de lado tão cedo…

créditos: giphy.com

Seguimos lutando pela transparência e se você quer no ajudar nessa luta, contribua com o nosso projeto.

E tem melhoria vindo por aí…

Estamos com algumas issues abertas no nosso GitHub, que são as alterações que queremos fazer na Rosie e no Jarbas para melhorar a experiência de usuário e facilitar as buscas por suspeitas de gastos da CEAP. Se você é da área técnica e quer ajudar a gente com isso, segue elas aqui:

  • Alterar o intervalo de tempo que a Rosie publica os gastos suspeitos no Twitter, considerando suspeitas identificadas a 91 dias ou mais — assim esses recibos necessariamente têm que apresentar o recibo do gasto
    [link]
  • Criar mais 2 filtros no menu da direita:
    Deputado em exercício: S/N.
    Gênero: M/F
    [link]
  • Criar dois ícones ao lado do nome do parlamentar , um para o perfil do parlamentar no portal da câmara e outra para o perfil dele no Twitter.
    [link]
  • Deixar em menor evidência (de cor) as subcotas que não são mais atuais ou ter algo sinalizando que elas não tem recibos atuais. Por exemplo: “aquisição de material de escritório” só tem reembolso até o ano 2009, depois disso essas despesas são colocadas em outras subcotas.
    Issue a ser aberta :)
  • Limitação de acesso do Jarbas à API do Google Maps.
    As requisições da API do Google Maps estão retornando o status code 403 e consequentemente não mostra mais o street view dos estabelecimentos comerciais. Isso ocorre pois as novas políticas de utilização da API foram alteradas, sendo necessário pagar por um plano por requisição.
    Já estamos trabalhando para resolver isso!

Vem sprint por aí!

É de Florianópolis? Então em breve vai poder participar do Floripa Python Meetup com o nosso Mário Sérgio. Ele vai falar de Serenata, sim ou com certeza? Sigam o meetup pra ficar sabendo da programação.

A gente se vê no próximo relatório :) Até lá!


Links importantes da Serenata e Open Knowledge Brasil:

SITE Serenata, Facebook Serenata

SITE OKBR, Facebook OKBR

Twitter Rosie

Jarbas (nosso banco de dados com os reembolsos da CEAP)

GitHub dos nossos projetos

Contribua com a Serenata:

Tatiana Balachova

Written by

Operação Serenata de Amor

Inteligência artificial para controle social da administração pública

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade