Relatório mensal da Operação Serenata de Amor — 027

Tatiana Balachova
Operação Serenata de Amor
4 min readJul 1, 2019

Olá! Está no ar o mais novo relatório mensal da Operação Serenata de Amor com as novidades no projeto que aconteceram em junho. Cada mês a gente conta o que aconteceu de novidade, tanto na parte técnica quanto em outros aspectos que envolvem o projeto. Todos os relatórios ficam disponíveis no nosso Medium.

Não é todo dia que o Tony vai na Câmara, mas quando ele vai…

Ele volta com várias novidades e um texto novo. Pedro Vilanova (o Tony) representou a Open Knowledge Brasil em um evento sobre o projeto Câmara Mais Barata (da Câmara Legislativa do DF) e a pauta principal, claro, era sobre os gastos da Câmara. Sendo esses gastos pagos com dinheiro público, a pauta precisa ser um assunto de interesse de todos.

Nota: vale a pena lembrar a diferença entre a Câmara Legislativa do DF e a Câmara dos Deputados (que fica no DF).

Fonte dos salários: Deputados Federais I Deputados Distritais

Quais gastos são realmente necessários?
Quais podem ser limitados? Leia o texto e comente.

Evento na Casa Firjan

O tema “Como utilizar a ciência de dados para transformação social” foi apresentado por quatro palestrantes, entre eles Natália Mazotte, diretora-executiva da OKBR. Eles apresentaram tendências e soluções inovadoras de projetos transformadores — entre eles, claro, a Serenata de Amor ❤ — que usam a tecnologia e têm como finalidade causar impacto social.

Fotos: Firjan

Nós do Lab

No dia 24 de junho, o Cuducos, um dos fundadores da Operação Serenata de Amor e que hoje atua voluntariamente no projeto, foi convidado pelo LabHacker da Câmara dos Deputados a participar do evento “Nós do Lab”: uma atividade colaborativa de planejamento para 2020 que contou com membros de diversas áreas do congresso (inclusive Senado Federal) e alguns convidados da sociedade civil. O resultado da atividade você pode ver aqui.

Fotos: Cleia Viana / Acervo Câmara dos Deputados

Juntos, listaram os principais problemas que impedem a instituição de ser ainda mais transparente, em seguida agruparam esses problemas em áreas comuns e esboçaram possíveis soluções para cada um desses grupos. Mais uma vez ficamos gratos pela confiança que a Câmara dos Deputados deposita em nosso trabalho, e mais uma vez ficamos felizes de poder contribuir, não só com a Rosie, mas ajudando as instituições púbicas a serem mais transparentes.

A nossa comunidade é muito forte!

A gente sempre acreditou que somos um projeto de tecnologia e engajamento. Desde o começo trabalhamos com código aberto (open source) o que possibilita que qualquer pessoa possa trabalhar e contribuir com os projetos. É por isso que é muito recompensador quando vemos grupos independentes que criam eventos inspirados pela Serenata.

É o caso do “Serenata Analytics: Minicurso de Cultura e Análise de Dados” criado pelos organizadores da comunidade ‘Data Science Floripa’. O evento vai ser esse sábado (29/06) em Florianópolis.

crédito: Giphy.com

Sempre vale a pena lembrar que criamos as nossas ferramentas para proporcionar o controle social da administração pública e isso não é limitado somente às pessoas que sabem programar. Qualquer pessoa pode acessar o Jarbas para fazer buscas e pesquisas e usar as informações para questionar deputados.

Concluído com sucesso!

Mais uma issue revisada e implementada no nosso GitHub: alterar o intervalo de tempo que a Rosie publica os gastos suspeitos no Twitter, considerando suspeitas identificadas a 91 dias ou mais — assim esses recibos necessariamente têm que apresentar o recibo do gasto considerando as regras de prazos da Cota Parlamentar.
Link da issue
Link do pull request

Também temos um novo repositório onde vamos registrar todo o histórico de sprints organizados pela OKBR ou pela comunidade. É também uma contribuição à comunidade de tecnologia com um framework de como organizar um sprint de forma genérica.

O objetivo das sprints de inovação cívica é aproximar pessoas interessadas em contribuir nos projetos relacinados a Operação Serenata de amor. Cada sprint é um ambiente comunitário, para o desenvolvimento e contribuição de projetos abertos. Dessa forma, todas as pessoas serão bem vindas, ou seja, desde iniciantes e curiosos até pessoas com o mais amplo domínio de conhecimento sobre o projeto.

Links importantes da Serenata e Open Knowledge Brasil:

SITE Serenata, Facebook Serenata

SITE OKBR, Facebook OKBR

Twitter Rosie

Jarbas (nosso banco de dados com os reembolsos da CEAP)

GitHub dos nossos projetos

Contribua com a Serenata:

--

--