Relatório mensal da Operação Serenata de Amor — 032

Tatiana Balachova
Operação Serenata de Amor
4 min readDec 2, 2019

Olá! Está no ar o mais novo relatório mensal da Operação Serenata de Amor com as novidades no projeto que aconteceram em novembro. Cada mês a gente conta o que aconteceu de novo, tanto na parte técnica quanto em outros aspectos que envolvem o projeto. Todos os relatórios ficam disponíveis no nosso Medium. Se você é novo por aqui, seja bem-vindo!

Fonte

LAIVE (A live sobre a LAI)

No dia 19/11 fizemos um webinar para falar de um assunto que faz parte do dia-a-dia da Serenata e é de interesse de todo mundo que acompanha o nosso projeto: a Lei de Acesso à Informação (conhecida também como LAI). Além do Mário Sérgio, nosso líder técnico e gerente de programa do Programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil, e da Fernanda Campagnucci (diretora-executiva da OKBR), os participantes convidados foram:

Bruno Morassutti (Twitter) — advogado, vice-presidente de controle social do Observatório Social do Brasil — Porto Alegre;
Claudia Regina (Twitter) — especialista em gestão pública e sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, presidente do Observatório Social de Palma, além disso também faz parte da nossa rede de pessoas Embaixadoras;
Rafael Martinati (Twitter) — insider na implementação da LAI em municípios, em 2014 foi nomeado ouvidor geral do município de Limeira com a missão de implementar uma ouvidoria, atualmente também é uma pessoa Embaixadora do nosso programa;

Chega de ler! Bora assistir a live! Assim que acabar, volte aqui para terminar de ler o relatório :)

Em dezembro tem live?

Tem sim \o/ Será dia 10/12 (terça-feira) com o tema “Querido Diário: do PDF aos dados abertos de diários oficiais”. Iremos anunciar nas nossas redes sociais (e via e-mail para apoiadores e pessoas embaixadoras) sobre os participantes e o horário da live. Fiquem de olho.

Fonte

Dados (mais) abertos no Congresso

Na semana passada, durante o 4o Encontro de Governo Aberto, a Open Knowledge lançou o Parlametria e o primeiro relatório da plataforma — de barreiras encontradas e propostas para avançar — foi feito em parceria com a Serenata.

O mapeamento realizado pelo Parlametria (acesse o site) identificou 19 Barreiras de Dados do Congresso Nacional, que podem estar associadas à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal ou a ambas as casas. O objetivo principal é sugerir e estimular que os chefes das duas Casas legislativas adotem medidas o quanto antes para sanar os pontos identificados.

Fonte

Pessoas Embaixadoras: o primeiro texto!

Recebemos a primeira contribuição de texto do nosso programa de Pessoas Embaixadoras diretamente do Guilherme Vanz. E contribuição é a palavra-chave do texto dele: como ele fez a sua primeira pull request no GitHub :) Mas não é só isso, o texto é um completo passo a passo (também conhecido como tutorial) de como adicionar ou modificar spiders de raspagem de dados — e você que está lendo pode colocar em prática usando sua cidade como exemplo.

Fonte

Querido Diário

Tivemos contribuições também na raspagem de dados de diários oficiais de municípios:
Novos:
Uberaba MG — Giovani Sousa (pessoa Embaixadora)
Maringá PR — Enderson Menezes (pessoa Embaixadora)
Gaspar SC — Guilherme Vanz (pessoa Embaixadora)
Correções:
Feira de Santana BA — Ana Paula Gomes (pessoa Embaixadora)
Florianópolis SC — Felipe Ruhland (Comunidade Python)

Muito obrigado a cada um de vocês!

Mário Sérgio pelo Brasil

Depois de passar o final de semana no CODA.BR 2019 em São Paulo onde deu um workshop de “Raspando Diários Oficiais com Python”, Mário participou online da Semana da Inovação de BH (27/11) no painel “Projeto Serenata de amor: inteligência artificial para análise e fiscalização de contas públicas no Brasil” organizado pelo Alexandre Gomes (que faz parte do nosso Programa de Pessoas Embaixadoras). Neste final de semana Mário e Ariane estarão no Rio de Janeiro participando do Hackathon em Saúde.

Fonte

A ciência de dados pode salvar um país

Este é o título do texto (e tutorial) que a Jessica Temporal escreveu para explicar sobre ciência de dados usando, segundo ela, “um caso prático (e famosinho)” que é no caso, a Serenata!!! A Temporal foi integrante da Serenata por muito tempo (vocês com certeza devem se lembrar dela porque ela contribuiu muito com o projeto) e ela sabe do que está falando! Bateu curiosidade? Leia aqui sobre o caso prático (e famosinho).

Fonte

Links importantes da Serenata e Open Knowledge Brasil:

SITE Serenata, Facebook Serenata

SITE OKBR, Facebook OKBR

Twitter Rosie

Jarbas (nosso banco de dados com os reembolsos da CEAP)

GitHub dos nossos projetos

Contribua com a Serenata no nosso Apoia.se

--

--