Image for post
Image for post

Serenata pelo Brasil a fora

Durante o mês de março, estivemos presentes em vários eventos espalhados pelo Brasil e gostaríamos de contar um pouco mais sobre como foi cada um deles.

Jessica Temporal
Apr 10, 2017 · 6 min read

Março foi o quinto mês de trabalho da Operação Serenata de Amor. E além de todos os nossos esforços em data science e programação com a implementação de novos classificadores, coleta de novos dados e validação novas hipóteses — tudo isso feito em conjunto com uma linda comunidade de código aberto no GitHub — também tivemos a honra de participar de vários eventos.

Desde o começo do projeto, sempre tivemos como objetivo movimentar a comunidade de tecnologia e fazer da Operação Serenata de Amor uma forma de voz popular dentro da política brasileira. Por isso, ficamos muito felizes em participar de palestras, workshops e sprints para falar sobre o nosso trabalho, escutar as pessoas e compartilhar conhecimento.

Open Data Day — Calango Hacker Club

Image for post
Image for post

No dia 4 de março, o Pedro foi até o Open Data Day organizado pelo Calango Hacker Club, em Brasília, falar sobre dados abertos no governo e o impacto da Serenata de Amor na sociedade. O papo fluiu super bem e abrimos conversas com profissionais e outras iniciativas populares de tecnologia e de controle social. Estamos trabalhando para entender como podemos nosso projeto pode ajudar a todos.

Agradecemos ao Otávio, ao Faíska e a todo o pessoal do Calango.

ins[PIRAÇÃO]: Programa de intraempreendedorismo — SoftPlan

Agradecemos a Softplan pelo convite.

Meetup de Machine Learning, Big Data e Engenharia — QG da Nubank

Image for post
Image for post

No dia 9 a Temporal foi lá no Meetup de machine learning que rola mensalmente na Nubank, em São Paulo, para mostrar como nós da Serenata validamos nossas hipóteses, e como a partir disso a Rosie tem um novo classificador implementado para encontrar casos de reembolsos suspeitos.

Obrigada Thierry Silbermann pelo convite e a galera do GruPy-SP que apareceu pra dar aquela força.

Unir para crescer — Fundação Casa das Artes

Image for post
Image for post

Unir para Crescer é um evento italiano que teve a sua primeira edição no Brasil na Serra Gaúcha no dia 15. Fomos convidados para falar sobre a Serenata e aceitamos com muito orgulho. O Bruno foi até lá e falou sobre o uso de dados públicos e do processo de criação do projeto de forma descentralizada: com o time de cientistas de dados espalhados pelo mundo e recebendo contribuições do mundo inteiro.

Agradecemos a Martinez pelo convite.

IV Fórum de Gestão Pública — Centro Universitário FADERGS

Image for post
Image for post

Bruno e Leandro falaram na FADERGS no dia 20 sobre o uso de tecnologia para a gestão pública nas cidades, apresentando o case da Serenata como uma das vertentes do futuro da administração governamental. Contamos mais da história do projeto e de como conseguimos impactar uma esfera tão distante quanto a política aqui de fora.

Aula inaugural — Universidade Católica de Pelotas

Image for post
Image for post

A proposta surgiu no mês anterior, quando a Ana e o Irio participaram do Rails Girls Pelotas. O Irio, que estava na região, voltou para dar a aula inaugural do curso de Engenharia da Computação na universidade. Mais do que instigar os novos alunos a começarem os próprios projetos, falou-se muito sobre superar dificuldades que serão inevitáveis ao se resolver problemas gigantes como o controle social em uma organização de centenas de milhões de pessoas. O convite foi aberto a todos os cursos e a comunidade local, lotando o auditório de pessoas de várias áreas.

Agradecemos ao professor Cláudio Machado Diniz pelo convite.

Palestra no Seminário do Instituto de Computação da Unicamp — Campinas

Agradecemos Islene pelo convite!

Workshop Mineração de Dados e Inteligência Artificial — Receita Federal de Bauru

Image for post
Image for post

Fomos convidados para no dia 27 dar a palestra de abertura desse workshop promovido pela Receita Federal. Estavam presentes delegados, gestores e auditores do várias partes do Brasil — muitos com vasta experiência em ciência de dados. Apresentamos um pouco da história da Operação Serenata de Amor e da implementação da Rosie. Reclamamos do CAPTCHA no site da Receita, e descobrimos que quem estava presente também não gosta dessa barreira. Foi um prazer falar para um público tão refinado e ouvir muitos parabéns de volta. E foi legal ver que muitos deles também são voluntários, fora do horário de trabalho, em iniciativas com o intuito semelhante ao nosso, como no Observatório Social, por exemplo.

Co-Piloto Talks — Brasília

Image for post
Image for post

No dia 27, o Pedro foi até a primeira edição do Co-Piloto Talks, em Brasília, falar um pouco sobre como é viver como um integrante de um projeto de transparência. O debate extrapolou o viés político e tecnológico, mostrando o impacto de uma causa na vida das pessoas.

Big Data Meetup — São Paulo

Image for post
Image for post

No dia 29 a Temporal que é fã de meetups marcou presença no Big Data Meetup que rola em São Paulo para falar da Serenata e da Rosie pra uma galera que está buscando diminuir o gap de conhecimento entre a academia a indústria de tecnologia e assim tornar o Brasil um país exportador de conhecimento e inteligência.

Valeu Raul Magno, Vinícius Mesel e todo o pessoal da organização.


Quer contribuir? Comece por aqui. Além disso você pode fazer com que a Operação Serenata de Amor continue à todo vapor. Continue seguindo a gente!

Operação Serenata de Amor

Inteligência artificial para controle social da…

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store