Resenha “Trinta segundos sem pensar no medo” de Pedro Pacífico, o Bookster

Ingrid Souza
Seriando com Livros
2 min readFeb 8, 2024

Trinta segundos sem pensar no medo: memórias de um leitor • autor: Pedro Pacífico (Bookster) • Editora: Intrínseca • 192 páginas

Um livro de leitor para leitor, um verdadeiro presente! Impossível não nos sentirmos representados com esse livro. Nele, que é praticamente um diário/autobiografia de Pedro, acompanhamos as suas reflexões e memórias.

Tem até algumas fotos de momentos importantes na vida do Pedro, isso nos faz se sentir ainda mais próximos dele.

Ao longo de 9 capítulos, além de sua vida pessoal, sobre o perfil literário, relacionamentos amorosos e familiares, ele também fala sobre o processo de se aceitar e assumir a sua homossexualidade para o mundo. Além disso, ele expressa como lida com a ansiedade e como “os trinta segundos”, (que faz parte do título do livro) o ajudam.

A literatura também está bem presente em todo o livro, o autor fala sobre os autores e títulos que foram importantes em sua vida e até destaca alguns trechos.

É claro que aumentou bastante a minha lista de leitura! Fiquei com vontade de conhecer todos os livros que ele citou e eu ainda não li.

Mas algo que me emocionou muito e foi minha parte favorita do livro, é quando o Pedro conta a história de seu padrinho, que se escondeu a vida toda, viveu um amor de forma anônima sem ser aceito e acolhido pela própria família por ter se apaixonado por outro homem. A conversa que os dois tiveram foi linda, pela primeira vez seu padrinho foi ele mesmo, se sentindo realizado ao ver o afiliado vivendo como ele sempre sonhou.

A escrita é fluída, ao ler, parece que estamos em uma conversa com um amigo, me senti acolhida e terminei o livro com o coração quentinho.

Para ler mais resenhas como essa e ver outros conteúdos literários siga: instagram.com/seriandocomlivros

--

--

Ingrid Souza
Seriando com Livros

Quando não cabe mais no peito (seja por tristeza ou por alegria) eu escrevo pra desabafar. Jornalista e falo de livros/séries no @seriandocomlivros