PAN #02

ARQUIVOS SOBRE O PRESENTE
Material compilado em abril de 2020

Foto e look João Pimenta

Quando pensamos em organizar esse nosso segundo episódio — estamos denominando assim, pois essa ferramenta se chama Serie — , pensamos em ter como ponto de partida editorial, o conceito de Manifesto, visto que começamos a receber colaborações de formas diversas, que servem como bandeiras de questionamentos políticos, ecológicos e sociais. Esta é uma edição mais robusta em textos, mas não menos importante em imagens.

Em nossa pluralidade de reflexões trazemos um texto potente de Marina Colerato, na opinião de PAN, a melhor editora brasileira de assuntos ligados à sustentabilidade em todos os seus viéses mais contundentes, propondo um esforço coletivo sobre organizar o caos a partir da crise climática. "Sem suavizar sentimentos, nem negociar com os absurdos", como ela está sempre nos ensinando com seu ativismo.

Vêm do Xingu, as palavras da liderança feminina Watatakalu, que presta uma homenagem à Terra, como a mãe generosa, no mês do Dia do Índio, trazendo para nossas páginas a importância de nos alinharmos com a luta diária dos povos originários, que estão nessa batalha pela preservação da Terra e da Vida, "desde 1500". Tudo em colaboração com a fotógrafa Sitah, apoio da agência Matilda.My e do coletivo Mulheres do Xingu. É uma importante reflexão nesse momento em que povos Kokama e Apurinã, no Amazonas, têm dois mortos cada por Covid-19; indígenas de outros cinco povos morreram no mesmo estado; no Pará, um indígena venezuelano, como mostra esse levantamento inédito do "De Olho nos Ruralistas", que vai além dos dados incompletos do governo federal, com números possíveis de evolução.

Seguindo essa pegada sobre a vida em harmonia com a natureza, surge o questionamento contundente “como viveremos juntos com as outras espécies?”, vindo do inspirador arquiteto e ativista da Biomimética, o croata Marko Brajovic, que nos convida a um passeio por lugares urbanos ocupados pelos bichos e a imaginarmos onde queremos estar quando a “nova normalidade" se estabelecer. Segundo ele uma “normalidade que envolve normas e comportamentos produtivos a serviço de sistemas não-regenerativos”, introduzindo o conceito de "uma panarquia".

À dir.: Cena do desfile "O Médico de Praga", de João Pimenta, do Inverno 2012, inspirado na peste. Foto | Fotosite

Jackson Araujo
·
34 min
·
119 cards

Read “PAN #02” on a larger screen, or in the Medium app!

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store