NEWSLETTER

🔹 Boletim Ser Linguagem #003

Destaque: Homenagem aos professores Paulo Mosânio, Massaud Moisés e Michael Halliday

#SerLinguagem
Blog Ser Linguagem

--

AlĂ´, pensantes! Dawton aqui.

Desde o começo do ano, o #SerLinguagem está com várias frentes de produção e curadoria de conteúdo. Uma delas, é uma newsletter mensal (ou quinzenal, quando dá) com notícias, pesquisas e divulgações da área de Linguística e Literatura. Para dar mais circulação às edições do Boletim Ser Linguagem, começarei a disponibilizá-las aqui no Medium. Vou começar a partir da terceira edição, que foi quando o conteúdo ficou mais relevante. Quer assinar o boletim e receber ele por e-mail na hora que ele é liberado?

Estamos fechando abril. Será impossível lembrar desse mês sem que lembremos das partidas que se deram nele. Três grandes nomes da área de Linguística e Literatura ocuparam nossos pensamentos e inspiraram nossas homenagens: no dia 09, Paulo Mosânio Teixeira Duarte; no dia 11, Massaud Moisés; no dia 15, Michael Halliday. Apesar do luto, estou evitando usar “perda” para me referir aos mestres. Não é que não haja a falta, mas é que, além dela, há também certa alegria de tê-los tido, guardadas as devidas proporções, entre nós.

O Prof. Paulo Mosânio fez parte da formação de muitos professores pelos quais passei, colegas e, arrisco dizer, de leitores deste boletim. Era professor titular no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, onde se graduou em Letras (1982). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), publicou vários livros e artigos nas áreas de linguística e língua portuguesa, notadamente no campo da morfologia. “Era de uma humildade e inteligência sem tamanho”, postou Wilton Cavalcante, “na época do Orkut, fizeram até uma comunidade para destacar o fato de o professor com a maior titulação do departamento ser um dos mais acessíveis e humildes”

Professor titular aposentado de Literatura Portuguesa, Massaud Moisés, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, também foi professor visitante nas universidades norte-americanas de Wisconsin (1962–1963), Indiana (1967–1968), Texas (1971), Califórnia (1982) e Vanderbilt (1970–1987) e na Universidade de Santiago de Compostela (2001). É autor de diversos livros nas áreas de literatura portuguesa e brasileira e de teoria literária, que compõem muitas das bibliografias dos cursos de Letras no país.

Por fim, Michael Alexander Kirkwood Halliday, cuja notícia do falecimento chegou ao Brasil por grupos de pesquisadores vinculados à Linguística Sistêmico-Funcional, campo linguístico que o linguista britânico/australiano iniciou, obteve seu bacharelado em Língua e Literatura Chinesa na Universidade de Londres e, posteriormente, realizou pós-graduação em Linguística na Universidade de Pequim e na Universidade de Cambridge, onde ele obteve seu título de doutor em 1955. Meurer e Balocco (2009) dão conta de que, no Brasil, as ideias de Halliday foram difundidas a partir da década de oitenta, sendo utilizada em áreas como a análise do discurso, o ensino de língua estrangeira, o ensino de língua materna, a educação a distância, a tradução, a linguística de corpus e o estudo de semióticas visuais.

Fica a homenagem do Blog Ser Linguagem aos professores, gesto que, certamente, deverá ser repetido ao longo de 2018 em nossa área.

Vamos às pautas desta edição e, se você gostar, não deixe de compartilhar! \o/

Photo by rawpixel on Unsplash

Chamadas para publicação

A Entrepalavras (B1), revista de Linguística da Universidade Federal do Ceará, está com chamada aberta para sua 16ª edição, dedicada ao tema “Panorama do estágio docente na formação do professor de línguas”, coordenada pelas professoras Eulália Leurquin (UFC), Luzia Bueno (USF) e Vera Menezes (UFMG). Os artigos devem ser submetidos no sistema da revista (http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/) até 30 de maio. Dúvidas podem ser solucionadas pelo e-mail submissao@entrepalavras.ufc.br. Clique aqui para conferir a ementa do número.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A REVELL — Revista de Estudos Literários da UEMS está com chamada de trabalhos aberta para o v. 2, n. 19, com tema REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS. As contribuições devem ser submetidas na página da REVELL (http://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/index) até 15/06/2018.

A Revista Ilha do Desterro: Revista de Língua Inglesa, Literaturas em Inglês e Estudos Culturais está com sua segunda chamada aberta para artigos sobre literatura, cinema e estudos culturais em contextos anglófonos, até o dia 10/06/2018. Regras para publicação podem ser consultadas em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/about/submissions#authorGuidelines.

A Revista Letras em Revista está com chamada aberta para o v. 09, n.01, 2018. O dossiê é “Texto e Novas Tecnologias: reflexões e práticas”, organizado por Franklin Oliveira Silva (UESPI), Wellington Borges (UFPI) e Maria del Carmen de la Torre Aranda (PPGLA/UNB), com prazo de envio encerrando-se em 30/05/2018. Submissão: letrasemrevistauespi@gmail.com e https://ojs.uespi.br/index.php/ler. Quantos feeds você acompanha por dia? Quantas “linhas do tempo”? Quantas mensagens, por dia, chegam por WhatsApp? Quantos e-mails? Uma vez que ciência e sociedade fazem parte de uma mesma realidade, é natural que ambas vivenciem questões semelhantes, como a dificuldade de lidar com um dilúvio de informações das mais diversas. Todos os dias, surgem novos canais de comunicação por toda parte e escolher o que acompanhar fica cada vez mais complexo. Escolher o que ler é ainda mais complicado, num universo de hiperlinks por toda parte e de “pouco tempo” para textos com mais de três parágrafos. Nesse cenário, fica cada vez mais difícil encontrar artigos acadêmicos que nos interessam ou que podem ser úteis em nossas pesquisas. Como você ficou sabendo do último artigo que leu? Clique aqui e confira dicas para lidar com tanta informação.

Artigo da edição

Acabou de sair um artigo pela Revista Entrepalavras assinado por Jorge Pacheco, Cibele Bernardino e Tatiane Freitas, que oferece uma proposta analítica para a descrição de gêneros acadêmicos em relação com o conceito teórico de culturas disciplinares, que tem ganhado cada vez mais destaque em Análise de Gêneros Textuais recentemente. Pesquisadoras e pesquisador fazem parte do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA — UECE). Clique aqui para acessar o artigo.

Publicou também e quer ver seu artigo compartilhado neste boletim? Mande pra mim em serlinguagem@gmail.com :)

Eventos

A Editora Carambaia realizou um evento para o lançamento do “Resenha Livre”, um projeto em parceria com o Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPPH — SP). No CPPH, a professora Elisande de Lourdes Quintino conduz um projeto de rodas de leitura e produção de resenhas literárias chamado “Leitura Liberta”. Cada resenha dá quatro dias de remição de pena aos detentos. A notícia já tá velha e o debate não é recente, mas resolvi destacar aqui por conta da lindeza que ficaram os vídeos que a Carambaia fez para a divulgação do projeto. Vale a pena uma olhada, clicando aqui.

O destaque vai para o curso Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula, oferecido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária — CENPEC, por meio do Programa Escrevendo o Futuro. O curso é a distância e gratuito, com inscrições acontecendo no próximo dia 03 de maio e pretende oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para os professores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola; promover a autonomia e a desenvoltura do professor para criar e adaptar suas aulas levando em conta os conhecimentos prévios de seus alunos; aguçar a percepção para diferentes maneiras de ler um texto; bem como modos de trabalhar com o texto em sala de aula, os efeitos de sentido de recursos expressivos e a variação nos gêneros do discurso. Possui certificação de 48h para os participantes que realizarem no mínimo 80% das atividades solicitadas. Mais informações, clique aqui.

Chamadas abertas para submissĂŁo de trabalhos:

Até 10/05 — Simpósio Internacional Imprensa, Literatura, Linguagem e História (Bacabal — Maranhão)
Até 10/05 — II Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (Niterói — RJ)
Até 20/05 — XXXIX Encontro Nacional de Estudantes de Letras — ENEL (Porto Alegre — RS)
Até 31/05–2ª Conferência Internacional de Estudos da Linguagem — CIELIM 2018 (Brasília)
Até 31/08 — V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (CIDS)(Bahia)

Clique aqui e confira a agenda completa.

Um boletim denso, hoje. Gostaram? NĂŁo deixem de dar feedback. Basta responder esta mensagem.

Gratidão e até!

--

--