CREDO ATANASIANO — Parte I: Trindade na Unidade e Unidade na Trindade

Filipe Schuambach Lopes
Serviço Divino
Published in
3 min readAug 15, 2022
Santo Atanásio

Santo Atanásio foi bispo e patriarca de Alexandria, Egito (sob controle romano) de 328–373 d.C. Ele participou do primeiro Concílio de Nicéia em 325 d.C como secretário de seu antecessor, Alexandre. Atanásio foi ordenado bispo e patriarca após a morte de Alexandre. Em seus 48 anos presidindo a região, ele foi exilado cinco vezes, por quatro imperadores romanos diferentes, por um total de 17 anos, por controvérsias teológicas no norte da África.

Cada uma das três partes do credo começa com uma linguagem semelhante. Os Credos Niceno e Apostólico começam com “Eu creio…” Mas, o Credo Atanasiano tem uma abordagem diferente. Aqui, também nos exortamos uns aos outros: Todo aquele que quer ser salvo deve, antes de tudo, professar a fé católica. Então, em cada parte, confessamos a fé católica.

Nós luteranos não precisamos temer a palavra “católica”. O termo católico não se refere à Igreja Católica Romana moderna, mas sim à igreja universal, invisível, ortodoxa e fiel de Cristo na terra. Mantemos o uso do termo “católico” no Credo Atanasiano em oposição à igreja papal de Roma. “Católico” significa simplesmente “universal” e, como tal, nós o confessamos corajosamente a partir de nossa identidade [confessional] luterana.

A primeira parte aborda a unidade de nosso Deus Triúno. Ele é incriado, imenso e eterno, não há, entretanto, três Deuses, porém um único Deus. Esta linguagem rejeita o subordinacionismo, que o Filho e o Espírito são menos Deus do que o Pai é Deus. Pelo contrário, Deus é de uma substância. O subordinacionismo foi em parte uma correção para o erro do modalismo. Subordinacionistas estavam procurando esclarecer a distinção de pessoa dentro da Trindade. Sua tentativa de corrigir este erro criou uma posição teológica que se limitava ao triteísmo. Em uma tentativa de proteger nosso entendimento de fundir Deus em apenas uma coisa de apenas um tipo, eles criaram um entendimento onde Deus pode facilmente ser três coisas de três tipos. E esses três, personagens de Deus vagamente conectados, têm uma hierarquia dentro de seu panteão. Este é um erro.

O erro do modalista também é abordado pela segunda parte do Credo. Isso serve para nos lembrar que o contrário de um erro nem sempre é uma verdade. Às vezes, o oposto de um erro pode ser simplesmente um erro, na direção oposta.

Mas a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma só — igual em glória, coeterna e majestade. A divindade da Trindade é inteira e una. Os atributos de Deus em sua unidade são compartilhados e são um: incriado, infinito, eterno e todo-poderoso. Mas, estes não são uma dúzia de atributos, quatro de cada, únicos para cada pessoa. Existem quatro atributos que cada pessoa possui como um. Não há três deuses, mas um só Deus. Não há três senhores, mas um Senhor. Não há três eternos, mas um Eterno. Adoramos um Deus em Trindade e Trindade em Unidade.

Não se deixe desanimar ou desencorajar por essas “fórmulas” complicadas. A própria Igreja Primitiva lutou e continuamos tendo dificuldades para entender a Trindade. A grande lição do Credo Atanasiano é que nunca podemos entender completamente a Trindade. Podemos, com a ajuda dos pais da fé antes de nós, identificar as coisas que estão fora do entendimento adequado.

Celebremos, pois, a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade!
Rev. Jason M. Kaspar
Mt. Calvary Lutheran Church & Preschool, La Grange, TX

--

--