O CREDO ATANASIANO — Introdução

Filipe Schuambach Lopes
Serviço Divino
Published in
6 min readAug 15, 2022

No Domingo da Santíssima Trindade, a maioria das igrejas cristãs confessam juntas o Credo Atanasiano . O Credo foi composto com o propósito de combater heresias sobre a Trindade, embora não pelo próprio Santo Atanásio . O credo usa claramente o termo “ católico” de uma forma que pode assustar aqueles que não compreendem corretamente a doutrina cristã luterana.

Mas… Santo Atanásio? Católico? Somos romanistas, agora?

Não, não somos agora, nem desejamos fazer parte da Igreja Católica Romana. “Mas, pastor, nas confissões luteranas, aparece no Credo Atanasiano ‘fé católica’. E agora? Será que não deveríamos mudar isso e colocar ‘fé cristã’?” Em uma ordem de culto de uma congregação luterana, foi incluída a seguinte nota sobre o termo “fé católica”:

O termo católico não se refere à Igreja Católica Romana moderna, mas sim à igreja universal, invisível, ortodoxa e fiel de Cristo na terra. Mantemos o uso do termo “católico” no Credo Atanasiano em oposição à igreja papal de Roma. “Católico” significa simplesmente “universal” e, como tal, confessamos ousadamente a partir de nossa identidade luterana”.

Há cristãos que evitam o uso de credos na igreja. Eles dirão coisas como: “Nenhum credo além de Cristo” e “nenhum livro além da Bíblia”. Mas, essas declarações também são tipos de credos próprios. Em latim, a palavra credo significa “eu acredito”.

Os três credos ecumênicos são: Credo Apostólico, Credo Niceno e Credo Atanasiano. Credos, como um todo, existem para falar contrário a posições mantidas fora da fé. Cada um desses credos existe apenas para comunicar a fé que todos temos em oposição a uma nova heresia contra a fé. Ecumênico refere-se ao que pertence a toda a igreja cristã. Os credos ecumênicos são abraçados e confessados ​​por toda a cristandade.

O credo Atanasiano fala principalmente contra a seita ariana da igreja cristã primitiva. Ário, para quem a seita é nomeada, lutou com a matéria do que Deus é. Ele ensinou contra a ideia de que Deus Pai e Deus Filho são da mesma substância. Ao olharmos o Credo de Nicéia, vemos que ele diz: “… da mesma substância com o Pai…”. Após o primeiro concílio ecumênico em Nicéia (325 d.C), a noção de que existem diferenças de substância deveria ter sido posta de lado com toda a subordinação que ela implica. Mas, o arianismo permaneceu, sendo este um problema para a igreja. O credo pode ser divido em três partes:

A primeira parte trata da unidade do nosso Deus Triúno. Ele é incriado, infinito e eterno, “não três deuses, mas um Deus”. Esta linguagem rejeita o subordinacionismo , que o Filho e o Espírito são menos Deus do que o Pai é Deus. Em vez disso, Deus é de uma substância, não “três Deuses ou Senhores”. Na segunda parte, confessamos a personalidade, cada uma distinta da outra. Isso rejeita Modalismo, que Deus muda de máscara, aparência ou função, mas é o mesmo pessoalmente em cada caso. Em vez disso, confessamos que as pessoas individuais do Deus Triúno possuem atributos únicos com exclusão dos outros. O Pai: não gerado, O Filho: gerado, e o Espírito Santo: procedente, são todos únicos em função para nós cristãos. Não há três de nenhum, mas um de cada pessoa dentro da Trindade em Unidade. A terceira parte trata da encarnação de Jesus. As duas naturezas de Cristo estão em plena exibição aqui. O Filho é

igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade.

Rejeitamos o eutiquismo, que as naturezas humana e divina de Jesus se fundiram em uma natureza nova e diferente.

É Deus, gerado da substância do Pai antes dos tempos, e é homem, nascido, no mundo, da substância da mãe; Deus perfeito, homem perfeito, subsistindo de alma racional e carne humana. Igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade.

Também rejeitamos o Nestorianismo, que as duas naturezas de Cristo não são unificadas em sua pessoa.

Ainda que seja Deus e homem, todavia não há dois, porém um só Cristo. Um só, entretanto, não por conversão da divindade em carne, mas pela assunção da humanidade em Deus. De todo um só, não por confusão de substância, mas por unidade de pessoa.

A terceira parte também rejeita o gnosticismo, noção de que estaremos livres da matéria e de nossos corpos, especificamente na próxima vida. Pelo contrário, confessamos a ressurreição de nossos corpos!

À sua chegada todos os seres humanos devem ressuscitar com os seus corpos.

Celebremos, portanto, a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade!

Rev. Jason M. Kaspar
Mt. Calvary Lutheran Church & Preschool, La Grange, TX
Disponível originalmente em https://whatdoesthismean.blog/blog-post-series/

O Credo Atanasiano
(Conforme o Livro de Concórdia, 2021)
Todo aquele que quer ser salvo deve, antes de tudo, professar a fé católica.[1] Todo aquele que não a conservar íntegra e inviolada sem dúvida perecerá eternamente.

E a fé católica consiste em venerar um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir a substância.

Pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo; mas a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma só — igual em glória, coeterna e majestade.[2]

Qual o Pai, tal o Filho, tal também o Espírito Santo. Incriado é o Pai, incriado é o Filho, incriado é o Espírito Santo. Imenso é o Pai, imenso é o Filho, imenso é o Espírito Santo. Eterno é o Pai, eterno é o Filho, eterno é o Espírito Santo; entretanto, não são três eternos, mas um único eterno. Como não há três incriados, nem três imensos, porém um só incriado e um só imenso. Da mesma forma, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso; não há, entretanto, três todo-poderosos, mas um só todo poderoso.

Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; não há, entretanto, três Deuses, porém um único Deus. Como o Pai é Senhor, assim o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; não são, entretanto, três Senhores, porém um só Senhor. Porque, assim como, pela verdade cristã, somos obrigados a confessar que cada pessoa, tomada em separado, é Deus e Senhor, assim também estamos proibidos pela religião católica de dizer que são três Deuses ou três Senhores.

O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado. O Filho é só do Pai; não feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo é do Pai e do Filho; não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. Há, por tanto, um único Pai, não três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos. E nesta Trindade nada é anterior ou posterior, nada maior ou menor; porém todas as três pessoas são coeternas e iguais entre si; de modo que em tudo, conforme já ficou dito anteriormente, deve ser venerada a Trindade na unidade e a unidade na Trindade. Portanto, quem quer salvar-se deve pensar assim a respeito da Trindade.

Mas para a salvação eterna também é necessário crer fielmente na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, a fé verdadeira é crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e homem. É Deus, gerado da substância do Pai antes dos tempos, e é homem, nascido, no mundo, da substância da mãe; Deus perfeito, homem perfeito, subsistindo de alma racional e carne humana. Igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade.

Ainda que seja Deus e homem, todavia não há dois, porém um só Cristo. Um só, entretanto, não por conversão da divindade em carne, mas pela assunção da humanidade em Deus. De todo um só, não por confusão de substância, mas por unidade de pessoa. Pois, assim como a alma racional e a carne é um só ser humano, assim Deus e homem é um só Cristo.

Ele padeceu pela nossa salvação, desceu ao inferno, ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, está sentado à direita de Deus, o Pai todo-poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. À sua chegada todos os seres humanos devem ressuscitar com os seus corpos e vão prestar contas de seus próprios atos. Aqueles que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna; aqueles que tiverem praticado o mal irão para o fogo eterno.

Essa é a fé católica. Quem não a crer com fidelidade e firmeza não poderá ser salvo.

+++

[1] No texto alemão, christlichen Glauben [fé cristã]. Aqui e em todos os lugares onde o texto latino tem catholicam fidem [fé católica], o texto alemão tem christlichen Glauben [fé cristã].

[2] A tradução alemã traz: Aber der Vater und Sohn und heiliger Geist ist ein einiger Gott, gleich in der Herrlichkeit, gleich in ewiger Majestät [Mas o Pai e Filho e Espírito Santo é um único Deus, igual em glória, igual em majestade eterna].

--

--