Comunidade como plataforma

Service Design Portugal: quem somos, o que andamos a fazer e onde?

O que é a Service Design Portugal

Quando, no verão de 2017, criamos a Service Design Portugal (SDPT) foi porque encontramos a necessidade fazer nascer uma plataforma que que para alavancar o papel do o Service Design (ou Design de Serviços) em Portugal.

De acordo com um estudo da Marketest, no final de 2011, 72% da actividade económica em Portugal acontecia no sector terciário. No Pordata, estão publicados dados que demonstram que em Portugal, em 2017, 69% da população ativa estava empregada no sector terciário. Em suma, por qualquer métrica, sejam receita, seja mão de obra, .

À data pareceu-nos inesperado que uma disciplina, como o Service Design, não estivesse num grau de maturidade maior e a sua prática mais disseminada, em organizações públicas e privadas. Assim, a nossa visão passava por articular os mesmos alicerces que projectaram o Service Design como disciplina transformadora e inovadora, à escala global: ser holístico, multidisciplinar, participativo e integrador. Em suma, embarcamos numa jornada de juntar partes interessadas em aplicar processos de design, para a melhoria ou criação de serviços, digitais ou presenciais—ou seja, de pessoas que fazem ou têm aspirações de fazer Service Design.

Funcionando como uma plataforma, com Service Design PT o nosso objetivo é fomentar as relações entre partes interessadas, atuais e aspirantes e, desta forma, criar um ecossistema para serviços centrados nas pessoas, em Portugal.

Vamos para onde nos levam

Somos uma comunidade de prática. Para seguir a nossa actividade 🌍 podes encontrar-nos em praticamente todo lado. Partilhamos oportunidades de trabalho, debates e referências úteis no . Organizamos eventos no (sim, sabemos que o MeetUp é fixe, mas ainda não estamos lá). Mostramos no o que aconteceu, o que vai acontecer e o que está a acontecer nos eventos onde estamos. No foi onde começamos com uma página e um grupo. Trabalhamos a nossa capacidade de síntese no . E, por fim, estamos sempre atentos no nem que seja porquequando começamos a comunidade, em 2017, nem uma dúzia de Service Designers havia a trabalhar em Portugal (não temos screenshot, terão que confiar na nossa palavra), o que agora parece ser diferente… 👇

In the newsletter they trust!

e para conheceres conteúdo relacionado com design, design de serviços, inovação e transformação digital que consideramos relevantes.

Caso sejas um(a) ávido(a) leitor(a) de newsletters e quiseres contribuir com feedback, propostas, desafio ou sugestões, envia-nos um email e ajuda-nos a melhorar o parlapié.

Uma plataforma. Várias comunidades.

Nunca dizemos que não a um bom desafio e foi desta forma que o Mauro e a Susana primeiro e depois o Carlos, o Kasper e a Laura, nos desafiaram para que juntos criássemos o capítulo Português da Service Design Network—que é a mais reputada organização mundial na especialidade. Este projecto que apesar de ter na sua génese motivações próximas à SDPT, tem um âmbito de acção e uma abordagem diferentes, como poderás ver pelo Welcome Kit que lançamos e apresentamos em Janeiro.

Temos estado envolvidos com várias organizações, associações e comunidades, que nos têm apoiado, a quem gostamos de chamar parceiros e com quem queremos continuar a fazer coisas. Tais como: Porto Innovation Hub, Dinamo10, ENED, NOW_ Coworklisboa, Impossible, Koos Service Design, Porto Business School, Porto.UX, ResearchOps (do Porto e de Lisboa), Beta-i e, por fim, MUDOPodcast — que já perderam tempo connosco aqui e aqui.

Por isso, tens ideias, capacidade e vontade criar conteúdo ou então só queres dar uma 👋, por favor, não hesites em contactar-nos.

E bem, por agora é tudo

Edição por Sofia Peres e Daniel T Santos

Service Design Portugal

A Service Design Portugal é uma comunidade para alavancar o…

Service Design Portugal

A Service Design Portugal é uma comunidade para alavancar o papel do Design de Serviços localmente, usando os mesmos alicerces que o projectaram como disciplina transformadora, à escala global: ser holístico, multidisciplinar, participativo e integrador — bit.ly/SDPT-Slack

Service Design Portugal

Written by

Service Design Portugal

A Service Design Portugal é uma comunidade para alavancar o papel do Design de Serviços localmente, usando os mesmos alicerces que o projectaram como disciplina transformadora, à escala global: ser holístico, multidisciplinar, participativo e integrador — bit.ly/SDPT-Slack