Prontuários organizados facilitam a vida dos pacientes do HPM

programaservidoresinovadores
servidoresinovadoresmacae
5 min readMay 23, 2022

Projeto foi um dos premiados na última edição dos Servidores Inovadores

Equipe do Projeto Sistema de organização do Setor de Prontuário do HPM em uma das salas de guarda dos documentos (imagem cedida pela equipe do projeto)

Por Alice Tavares e Raphael Bózeo (Secretaria Adjunta de Ensino Superior)

Antes de começar a contar a história desse projeto, uma pergunta: você sabe o que é e pra que serve um prontuário médico?

Vamos lá!

O prontuário é a ficha completa do paciente em um hospital, ou seja, é onde estão todos os detalhes registrados desde o atendimento inicial com o médico, passando pela evolução dos sintomas e os exames solicitados, até o tratamento prescrito. O acesso ao prontuário médico é direito de todo cidadão.

Cientes desse direito e do dever do poder público em criar instrumentos de acesso, uma equipe de servidores do Hospital Público Municipal (HPM) trabalhou durante o último ano na organização de cerca de 500 mil prontuários produzidos a partir do ano de 2004.

Servidores João Rufino e Johnny Honorato falam sobre o trabalho na DINFO

O projeto Sistema de Organização do Setor de Prontuário do Hospital Público de Macaé é desenvolvido por servidores da DINFO — Documentação e Informação da Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde maio de 2021, o trabalho tem o objetivo de organizar e catalogar os prontuários médicos produzidos no HPM entre os anos de 2004 a 2022. Até o momento, no mês de maio de 2022, mais de 400 mil documentos já foram catalogados.

Servidor trabalhando na identificação de prontuários
Salas utilizadas para o armazenamento de documentos

O projeto, que ficou em segundo lugar em 2021, no I Prêmio Servidores Inovadores na categoria Atendimento ao Cidadão — Pequenas Iniciativas, é realizado por uma equipe de seis servidores.

A equipe é composta por 1 (um) coordenador, 3 (três) servidores que atuam na organização e catalogação dos prontuários gerados até o ano de 2020, 1 (um) funcionário no HPM, responsável pelos prontuários do ano de 2021 e 1 (um) responsável pelo sistema de digitação e rastreamento de todo o processo.

Servidores João Rufino e Johnny Honorato falam sobre o trabalho na DINFO

O projeto

Os prontuários médicos produzidos no Hospital Público Municipal (HPM) eram armazenados em contêineres alugados na área externa do Hospital até 2016, quando foram transferidos em parte para a sede da Secretaria Municipal de Saúde no centro da cidade e parte para o Arquivo Público Municipal.

Os documentos eram armazenados em sacos, o que dificultava a busca e a entrega de prontuários solicitados pelo cidadão ou pela justiça. Para encontrar o documento era necessário procurar nos sacos plásticos não organizados.

De acordo com a equipe do projeto:

Estima-se que no local havia aproximadamente 9.000 (nove mil) sacos pretos contendo prontuários médicos, referentes ao período de 2004 a 2017, com um total aproximadamente de 650.000 (seiscentos e cinquenta mil) prontuários no prédio da antiga SEMUSA (…) João Rufino, coordenador da DINFO

Antes e depois do armazenamento dos prontuários (Imagens cedidas pela equipe do projeto)

Para o desenvolvimento do projeto os servidores também se basearam na Constituição Federal de 1988, nos códigos penal e civil que determinam que o prontuário tem caráter legal, científico e sigiloso; na Política Nacional de Arquivos (Lei nº 8.159/2021) que reconhece que todos têm o direito de receber dos órgãos públicos informações que sejam de seu interesse particular ou seja de interesse coletivo; na Lei de Acesso à informação (Lei nº 12.537/2011); na Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.538/2018) e no Código de Ética Médica.

Prontuário Médico

Segundo informações do Conselho Federal de Medicina (CFM), o prontuário médico é o documento onde constam:

De forma organizada e concisa, todos os dados relativos ao paciente, como seu histórico familiar, anamnese, descrição e evolução de sintomas e exames, além das indicações de tratamentos e prescrições. Feito no consultório ou hospital, o prontuário é composto de informações valiosas tanto para o paciente como para o próprio médico. Seu principal objetivo é facilitar a assistência ao paciente.

Os prontuários são necessários para a realização de perícias médicas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para o acesso ao Seguro de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT) e processos judiciais.

Etapas do projeto

1- Alocação de aproximadamente 9.000 (nove mil) sacos pretos dos documentos no mesmo local;

2- Abertura dos sacos e divisão dos documentos em lotes (com 150 a 250 prontuários), contendo os números dos prontuários;

3- Estabelecimento de numeração crescente para as fileiras e posições dos lotes;

4- Digitação de numeração em planilha do Excel de forma que seja possível rastrear o prontuário e sua localização.

Quem participa do projeto?

O projeto que conta com servidores de outros setores da Secretaria e possui três servidores fixos, já contou a ajuda de oito pessoas:

João Anastácio Rufino coordenador do DINFO;
Ana Paula Rosa Baptista, responsável pela digitação;
Johnny Honorato dos Santos, responsável pela conferência da digitação;
Denir Vagner Conrado, organização de prontuários;
Paulo Sergio C. Souza, organização de prontuários;
Edna de Oliveira Gonçalves, organização de prontuários;
Vitor Marcio Mariano Alamar da Silva, organização de prontuários;
Rosimar Cardoso de Oliveira Silva, organização de prontuários;
Ranier Pinheiro.

O I Prêmio Servidores Inovadores

Sobre o I Prêmio Servidores Inovadores, realizado em 2020, o servidor Jhonny afirma que é um reconhecimento ao trabalho do servidor:

Acho que é gratificante a gente ser reconhecido pelo trabalho que a gente tem feito, para resumir em uma palavra seria reconhecimento.

Vídeo da Premiação da I Edição do Programa Servidores Inovadores, em 2021

João Rufino, diz que foi uma surpresa tanto para a equipe, quanto para outros profissionais do hospital que não sabiam da inscrição no Prêmio:

Hoje eles sabem do trabalho, olham com outros olhos, um outro olhar pra gente, com um olhar de seriedade para o nosso trabalho.

Como solicitar um prontuário médico de atendimento no HPM?

O prontuário pode ser solicitado por e–mail: protocolohpmmacae@hotmail.com

A retirada é presencial mediante marcação de data e horário.

--

--