Insônia — Titus Macbeth

Redação SescTV
SescTV
Published in
2 min readJan 20, 2023

A dramaturgia de Shakespeare, este mês no SescTV.

Samuel Kavalerski em ‘Insônia’ — crédito: Cassandra Mello

William Shakespeare (1564–1616) pode vir a ser lembrado por obras de amor, romance e fantasia como ‘Romeu &Julieta’ e ‘Sonho de Uma Noite de Verão’; mas vale ter em mente que poder e violência também compõe seus textos e que aqui serão o elo principal entre duas das mais fascinantes tragédias escritas pelo dramaturgo inglês, fundidas num encontro entre cinema e teatro.

‘Titus Andronicus’ e ‘Macbeth’, reunidas nas ideias do diretor André Guerreiro Lopes, nos conduzem por uma trama de assassinato, ambição e sofrimento, permeada por vingança desenfreada nas mãos de dois protagonistas: o imperador Titus, assolado por tragédias familiares, e Lady MacBeth, na louca busca pela ascensão ao trono da Escócia.

Helena Ignez em ‘Insônia’ — crédito: Cassandra Mello.

O personagem Titus foi pensado como um imperador e/ou general romano que volta vitorioso de uma batalha, buscando vingar a realeza a quem servia. Ao mesmo tempo, ele tenta esquecer das perdas pessoais que o afligem.
Já Lady Macbeth faz movimentações políticas e ardilosas para que seu marido, o então triunfante Sir Macbeth, tome o trono da Escócia como três bruxas proclamam em certa ocasião. Muitas foram as artimanhas para que isso acontecesse e o intento confirma-se num primeiro ato, mas Macbeth mostra-se paranóico e inseguro — o reinado não prospera, percebendo ele que as bruxas mentiam.

Escritas entre os anos 1584 e 1603, respectivamente, as obras tem em comum não só cenas impactantes para o público, como um enredo entrelaçado por guerras familiares em busca de poder que desencadeiam revanchismo entre seus personagens (não que eles se importem com as consequências da sangrenta loucura).

Filmada em três planos-sequências, a partir de uma peça apresentada no Sesc Avenida Paulista durante a temporada de 2019, o público tem a sensação de estar dentro do palco. As câmeras e a plateia circulam entre atores e cenário, possibilitando diferentes pontos de vista.
A trilha sonora, com efeitos tridimensionais, lança sons e vozes que parecem vir de diferentes direções e distâncias.

Enfim, um espetáculo cênico digno de Shakespeare.

Insônia — Titus Macbeth
Estreia 20/01, às 22h.
Reapresentações: 24/01, às 1h e 27/01, às 0h.
Direção: André Guerreiro Lopes
Sob demanda em sesctv.org.br/insonia
Classificação indicativa: 16 anos

--

--

Redação SescTV
SescTV
Editor for

Canal de TV do Sesc São Paulo, promove a educação através da música, artes visuais, dança, literatura, cinema e exposições. www.sesctv.org.br