Interactions — When Cinema Looks To Nature

Redação SescTV
SescTV
Published in
3 min readMay 3, 2023

Quando o cinema olha para a natureza, o engajamento para preservação do planeta atinge muitas pessoas, formando uma imensa corrente do bem

Cena de ‘Queen’, de Bettina Oberli — cred. divulgação

“Lidar com essa temática [o meio ambeinte] exige que voltemos ao fundamento, enquanto falamos sobre o presente em que vivemos e o futuro que vem à frente.” Adelina von Fürstenberg

No final de março o SescTV esteve na première latino americana de ‘Interactions — When Cinema Looks To Nature’, iniciativa antológica da ONG internacional Art For The World. Em 12 curta metragens filmados por diretores de várias partes do mundo, a organização procura alertar para a escassez de recursos naturais do planeta e a urgência da preservação do meio ambiente em que estamos inseridos.

Adelina von Fürstenberg, idealizadora da Art For The World, escreveu um texto que explica a dimensão que o cinema tem sobre esses alertas ambientais:

“A relação entre humanos e animais oferece um infinito campo de investigação. Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais se sobrepõem todas dentro dela. Lidar com essa temática exige que voltemos ao fundamento, enquanto falamos sobre o presente em que vivemos e o futuro que vem à frente. Humanos, que são ao mesmo tempo animais separados dos demais animais, têm historicamente definido o que significa ser humano, precisamente em contraste aos demais modos de vida.

Um antropocentrismo enraizado nos leva a dizer que “não somos bestas selvagens” e por isso diferentes de outros animais. Dizer que o homem não é um animal significa enfatizar não apenas as diferenças entre humanos e outros animais, mas mais especificamente, nossa superioridade, nossa dominação sobre os outros.

Basta ver como o homem, intencionalmente ou não, dizima outras espécies, por meio da caça e pilhando recursos e ecossistemas. De fato, remover apenas uma das espécies pode causar um distúrbio tão grande que excederia a resiliência do ecossistema. Sem falar em como animais são usados por prazer — circos e touradas são apenas dois exemplos — ou experimentação científica.

Assim como cada pessoa é única, cada animal tem diferentes qualidades, forças e características de personalidade. De acordo ao filósofo alemão Immanuel Kant (1742–1804) humanos enfraquecem sua própria dignidade abusando de animais. Em seu “Doutrina da Virtude”, Kant afirma que aceitar que nós devemos preservar os animais significa preservar em nós a compaixão necessária para nossa relação moral com a humanidade. Ao final, ele conclui que nossos deveres para com os animais nada mais são do que obrigações conosco.

Explorar a relação entre homem e animal significa ainda trazer a possibilidade de adotar diferentes pontos de vista e formas de interação.
O outro não é nosso inimigo, presa, ferramenta, ou mercadoria para ser usado a nosso favor, mas mais como um contemporâneo, no mais literal sentido, um álter ego e companheiro. É só confrontando esse outro animal que nós podemos imaginar desenvolver um verdadeiro senso de consciência e companheiros um para o outro.

Este tem sido um bom campo de reflexão — atravessado por pessoas criativas, inspiradas que por um lado levanta questões ligadas às tradições, ética e estética, para nosso receio ao estrangeiro e o desconhecido. Por outro lado, o tema aborda questões mais urgentes, tais como a transformação da nossa vida cotidiana, o ecossistema, a biodiversidade, a poluição e as alterações climáticas.

Animais são o tema mais antigo representado, e entre os temas mais frequentes da arte, fábulas, cosmologia, magia e mito. As imagens a eles atribuídas são exploradas de infinitas maneiras: de literalmente personificações literárias a membros poderosos do reino do simbolismo, de serem nossos companheiros inestimáveis na vida diária a ter espécies subordinadas pela dominação humana ou consumo.”

Veja abaixo um trecho de Interactions:

Assista sob demanda em sesctv.org.br/interactions

--

--

Redação SescTV
SescTV
Editor for

Canal de TV do Sesc São Paulo, promove a educação através da música, artes visuais, dança, literatura, cinema e exposições. www.sesctv.org.br