O Desaparecimento da Minha Mãe

Redação SescTV
SescTV
Published in
2 min readJun 23, 2023

Uma mulher quer sumir, de tudo e de todos. Mas por quê?

Aos 75 anos de idade, Benedetta Barzini quer fugir do mundo das imagens. Ela não gosta de memórias, nem de sua vida anterior, que também despreza.

As passarelas e o glamour da moda foram substituídos por livros, ela tornou-se ativista política marxista e professora, além de defender o direito das mulheres. Ela quis sumir: “Detesto imagens”… “Quero desaparecer”, diz ela. Conhecida como uma modelo icônica da década de 60 e também uma ativista do movimento feminista, está cansada de representar papéis e quer deixar tudo para trás.

Em contrapartida, seu filho causa um conflito quando deseja registrar a despedida e captar a natureza livre da mãe que, decididamente, não quer mais ser musa de nenhum artista.

Na sexta-feira (23), a partir das 22h, o SescTV exibe o documentário “O Desaparecimento da Minha Mãe” , com direção de Beniamino Barrese, filho caçula de Benedetta . As lentes captam uma Benedetta já idosa, expressando o seu cansaço pela representação de papéis, motivada por um desejo de escapar do mundo das imagens.

“Eu passei boa parte da minha vida filmando e fotografando a minha mãe sem saber o porquê. Ela foi a minha primeira modelo e a favorita” — Beniamino Barrese, diretor e filho de Benedetta

Surge então uma colaboração inesperada de Benedetta, que confronta o olhar da câmera, mostrando que não quer mais inspirar ou ser musa de ninguém. A produção concorreu ao Festival Sundance de Cinema e foi um dos finalistas do prêmio de Melhor Filme Europeu de documentário em 2020.

O Desaparecimento da Minha Mãe
Estreia 23/06, às 22h.
Direção: Beniamino Barrese
Sob demanda em sesctv.org.br/doc
Classificação indicativa: 10 anos

--

--

Redação SescTV
SescTV
Editor for

Canal de TV do Sesc São Paulo, promove a educação através da música, artes visuais, dança, literatura, cinema e exposições. www.sesctv.org.br