Sonora Brasil 2ª temporada: tudo o que você precisa saber!

Redação SescTV
SescTV
Published in
4 min readNov 18, 2020
Vem aí, Sonora Brasil!

Sonora Brasil parte 2 chega no sob demanda e na TV nesta semana, dia 21 de novembro. E se você ama música e documentário, não pode perder.

O SescTV preparou uma lista (sem spoilers), que vai te ajudar a lembrar da primeira temporada e entender como chegamos nos novos episódios.

Na foto: Alabê Ôni
Na foto: Alabê Ôni, grupo de Porto Alegre (RS), formado pelos músicos e pesquisadores Richard Serraria, Pingo Borel, Mimmo Ferreira e Kako Xavier, que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo. Crédito: João Faissal | 2ª Temporada Sonora Brasil | 2020

Na primeira parte do Sonora Brasil, 8 episódios foram lançados, e todos estão disponíveis em sesctv.org.br.

Na foto: Banda de Congo Panela de Barro. Frame da 1ª temporada Sonora Brasil | 2015

Criada a partir de um projeto do Departamento Nacional do Sesc, a série difunde expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e traz, a cada episódio, apresentações de grupos e artistas tradicionais de diversas regiões do país.

O que já contamos na 1ª Temporada, lá em 2015.

  1. Caixeiras do Divino: entoam cantos e revelam particularidades da Festa do Divino Espírito Santo, em São Luiz do Maranhão, e a sua conexão com a tradição afro-brasileira do tambor de mina.
  2. Quarteto Colonial: grupo do Rio de Janeiro, apresenta músicas sacras compostas por autores brasileiros.
  3. Comitiva de São Benedito da Marujada: entoa cantos de devoção que revelam as peculiaridades da formação religiosa católica na cidade de Bragança, no interior do Pará, com forte devoção a São Benedito.
  4. Banda de Congo Panela de Barro: a banda de Vitória, Espírito Santo, fala sobre a origem do congo e apresenta as músicas de tradição africana, indígena e católica da festa de São Benedito, geralmente apresentadas pelas paneleiras capixabas.
  5. Gilberto Monteiro: uma apresentação do compositor e gaiteiro gaúcho, que apresenta no repertório, rancheiras, milongas e música gaúcha tradicional.
  6. Sotaques do Fole com Truvinca & Grupo: o sanfoneiro pernambucano Truvinca apresenta seu repertório de baião e forró.
  7. Sotaques do Fole com Ferragutti e Kramer: o acordeon do paulista Toninho Ferragutti e do gaúcho Bebê Kramer se encontram para mostrar a versatilidade do instrumento e suas diferentes expressões em cada região do Brasil.
  8. Sotaques do Fole com Dino Rocha & Grupo: o compositor e acordeonista Dino Rocha e seus filhos, Tico Rocha e Hugo César, cantam marchinhas e rasqueados tradicionais do Mato Grosso do Sul.

A primeira temporada foi ao ar em 2015 e teve a direção de Romi Atarashi. Se você ainda não viu, corre no sesctv.org.br.

Agora que você já passou pelo aquecimento e relembrou dos episódios anteriores, já é hora de ir se preparando para as novas emoções.

Trailer 2ª temporada Sonora Brasil | 2020

As novidades da série documental Sonora Brasil, em 2020:

  • Todos os novos capítulos da série documental, que apresenta produção musical erudita brasileira e ritmos da tradição oral, mostram o registro do circuito nacional Sonora, realizado e gravado nos anos de 2013 e 2014.
  • Sob os temas Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea e Tambores e batuques, 8 grupos musicais percorreram os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, e tudo isso está registrado na 2ª temporada, que estreia em 21 de novembro, no SescTV, em oito episódios inéditos sempre aos sábados, às 21h.
  • Um dos protagonistas nos primeiros episódios é o Edino Krieger, então tome nota sobre ele: compositor que continua colaborando, para o desenvolvimento da música no Brasil, com reconhecida atuação também como crítico e produtor musical. É o criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que já ultrapassou a marca de 20 edições.
  • Em quatro episódios, a temática Tambores e batuques, apresentam as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e sagrado.
  • Uma curiosidade: os grupos que circularam no país pelo Sonora Brasil em 2013 e 2014 utilizaram instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas.
Trailer 2ª temporada Sonora Brasil, Tambores e Batuques, com Grupo Alabê Ôni.
  • No dia da estreia, 21 de novembro, às 16h, Carlos Sandroni, professor do Departamento de Música da UFPE, e Belisário Franca, documentarista e diretor da série, participam de bate-papo pelo Ideias #EmCasaComSesc, transmitido ao vivo pelo YouTube do Sesc São Paulo (@sescsp)

E para falar mais sobre os novos episódios da série Sonora Brasil, conversamos com o músico Pingo Borel, que ao lado do grupo Alabê Ôni, protagoniza o sexto episódio, na temática Tambores e batuques, que vai ao ar dia 26/12, 21h, no SescTV.

Alabê Ôni, grupo percussivo de raiz africana no sangue, na cultura e na espiritualidade se reuniu para agregar as manifestações dos tambores.
Na língua iorubá, Alabê Ôni é uma expressão que significa “nobre tamboreiro” ou “grande mestre dos tambores”. Uma homenagem à ancestralidade da África e que resistiu por séculos em terras distantes.

Além da estreia, os novos episódios também ficarão disponíveis sob demanda em sesctv.org.br.

A segunda temporada do Sonora Brasil estreia sábado, 21 de novembro, no SescTV. Confira o trailer do primeiro episódio:

Trailer 2ª temporada Sonora Brasil, Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea

Sonora Brasil no SescTV
Novos episódios
: 21 de novembro, às 21h, com o episódio Edino Krieger e as Bienais da Música Contemporânea — Uma Homenagem
Na grade da TV até 9 de janeiro de 2021, sempre aos sábados, 21h.
Para assistir ao SescTV, consulte a operadora de televisão.
Conteúdo disponível também em sesctv.org.br.

--

--

Redação SescTV
SescTV
Editor for

Canal de TV do Sesc São Paulo, promove a educação através da música, artes visuais, dança, literatura, cinema e exposições. www.sesctv.org.br