Como se proteger de ransomware

Ransomware é um software malicioso, utilizado por criminosos para roubar dados.

A forma com que os criminosos lucram é exigindo um pagamento para que as vítimas tenham seus dados de volta. Milhares de casos já foram registrados em todo país.

O software malicioso vem se destacando na mídia por causar grandes perdas de dados em organizações que não deram atenção a segurança de seus arquivos.

Essa situação pode acontecer com qualquer pessoa que utilize a rede mundial de computadores.

Mas, como podemos nos proteger?

Nós selecionamos algumas dicas importantes que podem lhe ajudar a evitar esses ataques virtuais:

  1. Backup de arquivos
    Certifique que os backups são feitos regularmente e que estejam funcionando. Caso seja necessário, basta recuperar a versão mais recente.
  2. Tenha atenção, uso consciente
    A forma comum que os hackers agem atualmente é através de e-mails de spam. A primeira vista, eles parecem originais e confiáveis. Porém, a falta de atenção pode abrir uma brecha para que sua rede seja infectada. Por sua vez, estes e-mails costumam ter anexos com vírus, que se baixados causam a perda de seus dados.É importante que, se for afetado, não deixe com que o vírus se espalhe. Por isso, imediatamente tire o dispositivo da conexão com a internet.
  3. Atualização
    Procure sempre manter seu sistema atualizado. Muitas atualizações são para corrigir falhas e é isso que os hackers procuram, sistema com falhas para explorar a vulnerabilidade e comprometer seus dados.
  4. Antivírus
    Atualmente existem antivírus específicos para ransomwares. importante ter um antivírus instalado para se proteger de novas ameaças.

Quer saber mais sobre como manter seus arquivos protegidos e a sua rede segura? Entre em contato com a equipe da Set Telecom e conheça o nosso trabalho.