Ilha da Magia

J. Souza
Se Tu Diz
Published in
3 min readJul 16, 2024

Você já deve ter ouvido falar que Floripa é a Ilha da Magia, mas você já se perguntou quais motivos fazem dessa ilha, uma ilha mágica? Muitos consideram que seja por conta da paisagem paradisíaca da ilha, não estão enganados, mas a explicação vai mais além…

Foto: Boris G

PESCANDO HISTÓRIAS

Os motivos são diversos, mas foram os nossos pescadores os responsáveis pela criação do nosso folclore. Graças as suas famosas ‘histórias de pescador’, que passava de boca em boca, de geração à geração...

O manezinho, Franklin Cascaes, nascido no bairro Itaguaçu, cresceu ouvindo e se encantando com todas essas histórias. Quando tornou-se adulto, teve a brilhante ideia de registrar todas essas histórias, dando voz aos pescadores e criando vida as lendas encantadas da ilha.

Pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor brasileiro

Escrevendo sobre essas histórias, foi possível observar uma presença constante de bruxas na maiorias dos relatos, trazendo a tona uma diversidade de bruxas, que tem como único objetivo, atormentar “…o homem de argila humana crua”.

Desenhos: Representações de bruxas por Franklin Cascaes

As bruxas passaram a ser figuras conhecidas e constantes em nossa cultura. A ilha é cercada de referências sobre bruxas. Reza a lenda que, toda família tradicional de Florianópolis, possui pelo menos uma bruxa na família. Você saberia identificar?

Cascaes foi um dos mais importantes pesquisadores e artista da cidade de Florianópolis. Suas obras conta com uma infinidade de escritos, desenhos e pinturas que expõe e molda a imaginação do manezinho. Com destaque para suas esculturas, muitas delas, espalhadas por diversas partes da ilha, mas que passam despercebidas por visitantes e até mesmo moradores.

Escultura de Cascaes na Trilha do Saquinho (um dia volto para contar sobre a história dessa e de outras cruzes)

PORTAIS ENERGÉTICOS

Florianópolis é um desses locais onde adeptos do misticismo e ocultismo acreditam ter umas alta frequência ativa de uma força que envia e recebe energia no Planeta Terra do universo.

Como Machu Picchu, no Peru e, Stonehenge, na Inglaterra, Florianópolis possui muitos portais, que quem tem o coração aberto, pode elevar seu espírito, experimentando uma genuína sensação de paz e harmonia.

Floripa possui uma alta gama de profissionais que utilizam desses portais para levar mais equilíbrio e bem-estar as pessoas por meio de diversas terapias alternativas e rituais ancestrais.

É possível evidenciar uma “energia” ou “força” quando atravessamos a ponte para entrar ou sair da ilha. Há sempre uma forte interferência na rádio, seja qual for a estação. No meio da ponte o rádio começa a chiar e logo não se houve mais nada até que atravesse ela por completo. Isso acontece também, sempre quando nos aproximamos das extremidades da ilha. É como se tivesse um domo invisível cercando esse pedacinho de terra no meio do mar.

Um portal energético muito conhecido, fica ao Norte da Ilha, numa área chamada de Santinho.

Muitos pensam que Santinho é um bairro, mas é oficialmente parte do bairro Ingleses.

Sobre esse lugar, continuarei em outro artigo… Combinado?

Veja aqui: Em Busca do Petroglifo Perdido

Se tu diz…

--

--

J. Souza
Se Tu Diz

Poeta, Cronista e Contista I Bacharel em Administração Pública I Florianópolis/SC