Se tu diz…

J. Souza
Se Tu Diz
Published in
1 min readMay 29, 2022

EXPRESSÃO DO VOCABULÁRIO do povo florianopolitano, ou para os mais íntimos, os manezinhos da ilha. “Se tu diz”, ou como é realmente falado “Se tu dix” ou “…dish”, trocando o som do “s” pelo “x”, é um coringa da língua portuguesa e pode significar tanto uma desconfiança do que acaba de ser dito pelo interlocutor, ou simplesmente, na ausência do que dizer, deliberadamente evocá-lo e tirar proveito da sua neutralidade que não revela concordância ou discordância com o que foi dito, mas que… se é o que o interlocutor afirma ou nega, pois bem, que assim seja - ou não -, então.

Há também a variação “Tu diz?” ou “Tu dix?”, que expressa espanto quanto a veracidade de um fato que acaba de ser contado, pelo menos é assim definido pelo Museu Sérgio Grando situado no Centro Histórico da Capital de Santa Catarina.

Dessa forma é que eu batizo esse blog. Com essa expressão tão característica, tradicional e fenomenal quanto dazumbanho, ó-lhó-lhó ou mofas com a pomba na balaia, e pelo contexto, a expressão cai como uma luva visto que o blog tem como objetivo, comentar e relatar acontecimentos e comportamentos do cotidiano, procurando dar ênfase principalmente aos relacionados a essa Ilha cercada de Magia.

As crônicas aqui escritas com certeza vão te espantar, te provocar, fazer rir ou te fazer chorar… quem sabe?

Se tu dix…

--

--

J. Souza
Se Tu Diz

Poeta, Cronista e Contista I Bacharel em Administração Pública I Florianópolis/SC