Ejaculação precoce: o que resolve?

Mariana Farinas
Sexualidade em minúcias
4 min readSep 14, 2018

A respiração se intensifica, o coração acelera, a sensação parece se concentrar na glande e o orgasmo acontece quase que como sem controle.

Ejacula-se rápido, antes de se aproveitar por mais tempo os prazeres do vai-e-vem de uma relação sexual mais prolongada, como se viesse contra a vontade. É isso que vivem muitos dos homens que sofrem de ejaculação precoce, a queixa sexual mais comum entre os homens. Não é incomum que quem sofre de ejaculação precoce já comece uma sessão de sexo ansioso. A ansiedade pode estar tão forte que o corpo fica tenso e curtir o momento fica difícil. Podem surgir pensamentos no estilo tenho-que: “tenho que conseguir segurar”, “tenho que me concentrar” ou “tenho que fazer ela gozar primeiro”. O pensamento também pode ser no estilo e-se?: “e se eu ejacular rápido?”, “e se ela se cansar disso e não me querer mais?”, “e se ela ficar brava?”.

Ao topar com esse problema, é comum a busca por técnicas para conseguir controlar a ejaculação. Controle é o que se busca. Mas qual é a melhor forma de manter o controle sobre algo? É manter identificar o ponto a partir do qual perder o controle é fácil e manter a situação longe desse ponto. É difícil manter o controle de um carro se ele está em alta velocidade em uma pista escorregadia, a melhor técnica é dirigir em baixa velocidade. Com a ejaculação não é diferente. Também é comum a busca por um remédio e ele em muitos casos pode ajudar, mas assim que se para o remédio o problema volta. Resolver a ejaculação precoce não é simples, mas está longe de ser impossível.

Reduzir a velocidade

Nenhuma técnica ou remédio surtirá efeito se não se aprender a começar a transa com calma. Para se acalmar durante o sexo, muitas vezes é necessário diminuir o ritmo da vida em geral e aumentar a confiança em si mesmo e na(o) parceira(o). Yoga, meditação, mindfulness, manter a atenção na respiração e outras atividades que requerem e exercitam a serenidade e a atenção no momento podem ajudar a desacelerar. A vida sexual não está destacada do resto da vida, portanto uma boa terapia com um psicólogo que trabalha com queixas sexuais pode ajudar não só a saber acalmar-se no sexo, quanto em uma mudança para um jeito de estar presente sexualmente em que não há nem a necessidade de acalmar-se.

Start-stop não é só na masturbação

Uma técnica muito conhecida para melhorar o controle ejaculatório se chama start-stop. Ele consiste em começar a masturbação, parar quando sentir que vai ejacular e só começar novamente após sentir que o orgasmo não está tão próximo de ocorrer. Aí repete-se este ciclo algumas vezes até permitir que a ejaculação venha. Mas o sexo também pode ser feito dessa forma, dando pausas sempre que parece que a ejaculação se aproxima. É claro que para isso é necessário contar com a colaboração da parceira ou parceiro. Pode-se aproveitar essa pausa para beijar, estimular a parceira(o) de outras maneiras, rir junto, conversar, se amassar e qualquer outra coisa que não leve ao orgasmo. A ideia é poder ter uma relação sexual cujo objetivo seja ter um orgasmo.

Percepção corporal

Quando se está próximo ao orgasmo, a sensação da glande fica muito presente. E, quando se está ansioso, com medo ou agitado, tende-se a não perceber muito bem o corpo. A ejaculação precoce mistura essas duas situações. Em geral,percebemos nossas sensações com mais intensidade e de forma mais sensível quando estamos relaxados e seguros, como por exemplo pegando uma praia com pessoas queridas. Melhorar a percepção do próprio corpo pode ajudar a melhorar a percepção do ponto da excitação em que a ejaculação fica iminente, aquele ponto em que vai ficar muito difícil segurar. A técnica star-stop serve justamente para melhorar a atenção a este ponto e aprender a diminuir o ritmo antes dele chegar. Porém, mais importante que isto, ter uma boa percepção das próprias sensações ajuda a desacelerar, reduzir a ansiedade e agir com tranquilidade, o que por sua vez torna mais lenta a ocorrência do orgasmo para quem está tendo ejaculação precoce.

Mas e aí, o que funciona?

Não existe solução mágica. Existem remédios prescritos por um urologista que podem ajudar, técnicas e terapias. O remédio pode ajudar até certo ponto, as técnicas podem ajudar até certo ponto e as terapias, principalmente as psicológicas, também. Mas a melhor forma de aumentar o tempo da transa é aproveitar todos esses recursos disponíveis, pois cada um deles, inclusive, ajuda a aproveitar melhor o outro. Em conjunto, esses recursos podem apressar, não a ejaculação, mas o tempo necessário para se livrar do problema. O que melhor funciona, no fim das contas, é procurar um bom urologista e um bom psicólogo que saiba trabalhar com questões sexuais.

--

--