Esta é uma tradução de uma série de artigos sobre o cenário de Shadowrun de autoria do usuário do reddit Black Knyght. Você pode acessar os artigos originais clicando aqui.
Prepare-se para aulas semanais!

No último [Intensivão]…

2014: Sementes da Grande Guerra Fantasma, Problemas Irlandeses

O mundo recebeu de braços abertos o eclipse lunar em 15 de abril desse ano. As Filipinas receberam outra visita. O Dragão Oriental (na época) adulto Masaru estava tirando um cochilo debaixo do Vulcão Mayon, em Luzon, e escolheu o ápice do eclipse lunar como momento de despertar. Os locais o chamaram de “Mamelue”, graças ao folclore Ilonggo do dragão que comeu a lua e estremeceu o mundo. “Masaru” é o termo japonês mais próximo.

A Igreja Católica Alemã se separou da Igreja Católica Romana no mês seguinte, em 15 de março. Parece que a ICA preferia as coisas como elas eram na época do Papa João Paulo IV, em vez do seu sucessor mais tolerante. Essa divisão fez com que a ICA saísse e formasse a Lídima Igreja do Senhor e Seus Santos. Ela logo se nomeou como o governo teocrático da República Livre da Vestfália, nos Estados Aliados da Alemanha. A Vestfália é um país isolacionista ultraconservador que fez o máximo para tapar seus olhos e ouvidos para o Sexto Mundo.

Menos de um mês depois, em 10 de junho, Daniel Coiote-Uivante mais uma vez brilha no holofote. Em uma transmissão televisiva pirata, Coiote-Uivante informou o governo dos EUA sobre suas ações desde o Êxodo de Abilene. Ele esteve viajando pelos EUA e se reunindo com líderes tribais, construindo uma coalizão de tribos. Esta coalizão era chamada de Nações Nativo Americanas (NANA). Durante sua transmissão, Coiote-Uivante alegou todas as terras da América do Norte para as NANA, e avisa que qualquer pessoa de ascendência europeia, asiática e africana deveria sair do país ou enfrentar o tipo mais estranho de consequência. Segue aqui a sua declaração final…

“Vocês podem questionar nossa força, mas só podem fazê-lo se ignorarem nossa aliada, a maior aliada que podíamos ter. Essa aliada é a própria terra. Somos seus filhos, e ela anseia por nós e apenas nós, para que andemos na sua superfície após os séculos de abuso sofridos nas mãos dos seus invasores. Ela, como nós, está pronta para fazer mais do que aturar o longo fardo da opressão. Ela está pronta para ter um papel ativo na sua liberação. Vocês verão o que ela pode fazer para retomar sua liberdade.”

Seu aviso inicial foi ignorado pelo governo dos EUA.

Nesse mesmo dia, o Exército Republicano Irlandês (IRA) lançou uma série de ataques contra o governo britânico. Os ataques do IRA continuaram por cinco dias, e em uma sessão de emergência em 16 de junho, a Câmara dos Comuns do Reino Unido aprova o Ato de Dissolução, efetivamente terminando o domínio britânico sobre a Irlanda. Na semana seguinte, em 23 de junho, representantes irlandeses e britânicos se reúnem para assinar o Tratado de Galway, criando a República Unida e Livre da Irlanda.

O Pico Redondo nas Montanhas Jemez do Novo México explodiu seu topo em 12 de julho. Isso enterrou a cidade de Los Alamos e o Laboratório Nacional de Los Alamos (o berço da bomba atômica) sob cinzas vulcânicas. Dentro de poucos momentos, uma transmissão pirata de uma Reserva Zuni próxima estrelando Daniel Coiote-Uivante chega aos EUA. Dessa vez, ele alega responsabilidade pela erupção do Pico Redondo. Ele alega ter convocado o poder da Mãe Terra para que ela executasse sua retribuição, e promete muito mais eventos assim.

Uma hora depois da transmissão, o Batalhão da Sexta Cavalaria Aérea foi lançado do Fort Hood no Texas para apreender o líder das NANA na Reserva Zuni. No caminho para capturar Coiote-Uivante, o avanço da Sexta Cavalaria Aérea é retardado pela aparição bizarra de diversos tornados. Quando as tropas dos EUA chegaram, Coiote-Uivante e seus seguidores já tinham sumido. Isso deu início aos combates de guerrilha das NANA contra os EUA.

Por todo esse ano, governos continuavam a entrar em colapso. O governo cubano caiu com a renúncia de Fidel Castro graças aos seus problemas de saúde, o governo da África do Sul foi dissolvido, o Egito absorveu a Líbia, e a Indonésia caiu.

Em 22 de agosto, o Conselho Militar se reuniu e fez eleições parlamentares para tentar manter uma democracia na nação alemã em declínio. Isso não serviu como defesa contra os direitos corporativos cada vez mais proeminentes e o afrouxamento de restrições governamentais que, de alguma forma, se enfiaram na Nova Constituição. Apesar do retorno do governo, a agitação civil continuou a piorar em certas áreas, especialmente em Berlim.

2015: ZELHK, Anarquia em Berlim, MéxicORO, NANA de Guerrilha

Hong Kong, exausta da repressão comunista, conseguiu se separar da China em 18 de março. Diplomatas britânicos impediram uma retaliação chinesa enquanto diversos apoiadores corporativos asseguraram controle físico da cidade recém-liberada. Esse é o nascimento da Zona Empresarial Livre de Hong Kong.

Por volta do início de abril, sentimentos antigovernamentais bateram um novo recorde em Berlim. O povo começou a protestar nas ruas. E logo esses protestos se tornaram violentos. Três semanas depois, em 27 de abril, enquanto a violência permanecia sem fim, o governo alemão nomeou Berlim como uma “zona de exclusão”. Toda saída e entrada da Cidade Anarquista foi proibida. As tropas federais tentaram avançar para conter a violência, mas não adiantou.

No feriado do Cinco de Mayo, o governo mexicano realiza a primeira eleição já feita pela Matriz. Essa eleição aconteceu graças à Corporação ORO, e ajudou a cimentar laços fortíssimos entre as duas organizações.

A primeira sociedade mágica (de verdade), o Chapéu Mágico, abriu suas portas em 15 de maio.

Em 6 de agosto, uma força tribal Salish liderada por Tyee Trovão consegue tomar a Base Submarina Bangor Trident no estado de Washington. Em um ato de guerrilha, a base é destruída em seguida.

Pouco mais de dois meses depois, em 4 de outubro, a equipe de Tyee tenta tomar o Porto Naval de Puget Sound, com fins muito similares.

2016: Zona Tóxica Escocesa, Segunda Sangrenta, Ordem Executiva 17–321

Esse ano fica bem quieto até 12 de março, quando uma petroleira do Mar do Norte perto da costa da Escócia de repente sofre um vazamento terrível graças a um grupo ecoterrorista magicamente ativo. Em poucos dias, o vazamento avança pelo litoral, apesar dos ventos fortes que deveriam tê-lo jogado para o mar. A organização ecoterrorista acabou alegando a responsabilidade pelo ataque, e a área afetada ficou conhecida como a Zona Tóxica Escocesa.

Em 18 de março, semanas depois, graças ao contínuo problema alemão, ao Mar do Norte/Maré Negra e os problemas dos refugiados ingleses, o governo da Bélgica se dissolve quando a Valônia corta seus laços com Flandres.

Em 8 de julho, a Ares Indústria compra a NASA do governo dos EUA. Na verdade, todo o resto do ano testemunha a privatização da corrida espacial conforme mais e mais megacorporações compram satélites e ativos espaciais governamentais.

O mundo permanece dormente novamente por meses. Mas tudo mudou em 15 de outubro, quando um homem conhecido apenas como “William Springer” assassinou Jesse Garrety, o 45º Presidente dos Estados Unidos. Springer nunca foi pego ou levado à justiça, e até hoje pouco se sabe sobre esse assassino. Sua identidade é um assunto muito debatido. Porque…….

No Dia das Bruxas, eternamente conhecido como Segunda Sangrenta, o Presidente da Rússia, o Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha e o Primeiro Ministro de Israel são todos assassinados de formas profissionalmente cronometradas e orquestradas.

O Vice-Presidente William Jarman permanece como Presidente temporário até que as eleições de novembro possam ocorrer como normal. Jarman fez campanha com uma plataforma que era o exato oposto da de Garrety, e ele venceu de lavada. E graças às circunstâncias especiais da sua eleição, Jarman teve permissão para assumir imediatamente seu cargo.

Apesar das promessas de campanha, seu tratamento das NANA não foi melhor do que seu predecessor. Apenas três dias após sua eleição, Jarman assinou a Ordem Executiva 17–321, vulgo o Ato de Erradicação Nativo Americano. Estranhamente, nem o Canadá nem o México aprovaram uma legislação similar. Em vez disso, esses países deram liberdade às corporações fazerem o que quisessem para resolver o problema ameríndio. Nunca sancionaram genocídio de fato, mas nada fizeram para impedi-lo.

12 de dezembro foi o início do fim para os Estados Unidos. Uma unidade do Exército dos EUA foi enviada para erradicar um acampamento de guerra de soldados das NANA. Ela bombardeou o acampamento e deixou poucos sobreviventes. Mas durante a inspeção dos destroços, logo se confirmou que não havia acampamento de guerra algum, e sim um campo de refugiados Kiowa.

Uma investigação mais tarde mostrou que o Exército recebera a informação adulterada por ativos Cheyenne dentro das NANA. Os Cheyenne estavam exercendo força política dentro do Conselho de Guerra para forçar os soldados Kiowa em posição como tropas de choque e esquadrões suicida. O Exército dos EUA serviu de bala para acabar com a rivalidade Cheyenne-Kiowa.

Próximo Intensivão!

Fontes!

· Neo-Anarchist’s Guide to North America p. 78–79

· The London Sourcebook p. 123

· The Germany Sourcebook p. 23–25, p. 98–131

· The Shadows of Europe p. 192

· Threats 2 p. 61

· Almanaque do Sexto Mundo p. 24–27

· Dragons of the Sixth World p. 119–120

· Cyberpirates p. 56

--

--