Esta é uma tradução de uma série de artigos sobre o cenário de Shadowrun de autoria do usuário do reddit Black Knyght. Você pode acessar os artigos originais clicando aqui.
Prepare-se para aulas semanais!

No último [Intensivão]…

2020: Jihad Iraniana, Resposta de Aden, Mais Jarman, e outras trapalhadas dracônicas

Na finaleira de 2019, o governo iraniano aprovou um decreto forçando a deportação de meta-humanos (e seus pais). O processo não era exatamente justo, mas tampouco foi violento.

No início de 2020, isso mudou. O Aiatolá Hamidullah declarou uma jihad contra as novas raças, e decretou que quaisquer elfos ou anões pegos dentro da fronteira fossem executados. Igualmente deplorável foi sua inclusão das mães de crianças meta-humanas, incluindo até mesmo quem estivesse com um feto meta-humano na barriga.

Incontáveis milhares em gestação fugiram atrás de asilo na Arábia Saudita, Afeganistão e Iraque.

O Presidente Jarman denunciou publicamente as atitudes de Hamidullah e as nomeou como atrocidades. Diversas pessoas pensaram que a transmissão e declaração de jihad de Hamidullah levaria o Oriente Médio a mais uma guerra.

E em 7 de julho, a guerra foi evitada no último segundo graças às atitudes do Grande Dragão Oriental Aden (na verdade, ele é um sirrush, uma variante rara de Dragões Orientais). Naquela manhã, Aden apareceu no espaço aéreo iraniano e avançou para o complexo do Aiatolá em Teerã. Ele declarou audivelmente:

“Se queres guerra, vejas então com quem guerrearás!”

E começou a destruir o palácio e tudo dentro de doze quilômetros dele.

Restaram poucos sobreviventes deste incidente. E no fim, a jihad contra a meta-humanidade acabou.

Nos EUA, o Presidente Jarman vence as eleições de novembro, apesar de um primeiro mandato desastroso.

Em 25 de dezembro, o Grande Dragão Ocidental Dunkelzahn e o Grande Dragão Ocidental Alamais começaram sua nova tradição de se presentear o mesmo panetone um para o outro a cada Natal.

(Obs.: Não consegui encontrar muito sobre 2020 em parte pela linha do tempo do Sixth World Almanac ser a caixa de 2006 em vez da de 2020.)

2021: A Febre da Goblinização

Iniciando em 30 de abril por todo o globo, uma em cada dez homens, mulheres e crianças humanas passam por uma transformação terrivelmente dolorosa e grotesca, engrossando sua pele, crescendo chifres, presas aumentadas, etc., introduzindo dois novos meta-tipos ao mundo: orks e trolls. A transformação acontecia tanto in utero quanto durante a puberdade para a maioria das pessoas. O fenômeno ficou conhecido com Goblinização.

No mesmo dia, a morte do Rei da Inglaterra George VII foi anunciada ao mundo. Muita gente acreditava que o Rei George goblinizou e elementos dentro do Departamento de Estado e militares se juntaram para assassinar o monarca, e depois acobertar sua morte. Não houve prova alguma vazada na mídia, mas ainda é uma teoria comum.

Do outro lado do Atlântico, a República de Quebec anuncia o direito à cidadania a quaisquer vítimas da EGO falantes de francês. Um evento similar ocorreu na República Tcheca. Vítimas da EGO foram recebidas de braços abertos. Isso definiu um tom pró-meta-humano para o país que perdura até hoje.

A República Dominicana fez uma coisa similar com vítimas da Goblinização em 4 de maio, quando foi revelado que o Presidente Joaquim Delmonte se transformou num ork.

Apesar da aceitação de inúmeros países da EGO e da Goblinização, as coisas deram um passo para trás em 14 de maio, quando oficiais do governo da Suíça declararam que a Goblinização era, na verdade, uma doença não identificada. Todos aqueles afetados por essa nova doença foram levados à força em campos de quarentena. Isso alimentou uma faísca xenofóbica nas regiões germânicas da Europa.

Em 25 de maio, os meta-humanos que foram levados para os “campos de quarentena” se reuniram em Colônia, Alemanha para formar o Congresso dos Mutantes. Essa organização foi projetada para lutar contra a opressão enfrentada … literalmente, todos se prepararam para se revoltar se as coisas não mudassem.

Quase duas semanas depois e a meio mundo de distância, as forças japonesas avançaram contra as Filipinas seguindo os desejos corporativos do Japão. Seis divisões de Fuzileiros Imperiais tomaram controle das Filipinas, ostensivamente, para controlar a praga da Goblinização que eclodiu no país para “proteger os desejos corporativos na área”. Todos os meta-humanos foram reunidos e enviados para a Ilha Yomi.

A Ilha Yomi é usada para este propósito nos próximos cinquenta e tantos anos pelo estado japonês.

Em 9 de junho, essa histeria atinge as Américas. Lindstrom, o Governador de Seattle, ordena a Guarda do Metroplexo para reunir todos aqueles goblinizados e suas famílias em campos de concentração que um dia foram usados para abrigar os Nativo-Americanos.

Esta prática se espalhou pelo resto dos EUA graças, em parte, à vontade da Governadora do Texas, Melissa Santiago-Ortega, de seguir a deixa de Lindstrom. Entretanto, diferente de Lindstrom, Ortega força o Conselho de Saúde e Bem-Estar do país a suprir esses campos com comida, água e saneamento para aqueles realojados em 23 de agosto.

É possível que a bondade de Ortega fosse, em parte, graças a um artigo do Times de 3 de agosto pelo renomado eremita e autor premiado Mcbean, intitulado “Ele Não É Pesado, É Meu Irmão”. Nesse artigo, Mcbean relata a vida conturbada de um amigo de infância (“Matt”) enquanto ele passa pelo terrível processo, e as consequências ainda piores.

2022: Mais Tensão Racial e VITAS 2.0

Esse ano começou mal para a meta-humanidade. Em 30 de janeiro, o Projeto de Lei da Segregação Meta-humana (PSM) na Suíça vai a referendo. O PSM, em uma canetada só, removeria a cidadania e os direitos civis de todos os indivíduos goblinizados, confiscaria todas as suas posses para o governo, e os exilaria do país. Isso leva a um conflito entre os distritos franceses e alemães na legislatura.

Durante toda a estação da Primavera na Europa, as tensões raciais aumentaram junto da temperatura. Protestos raciais eclodiam periodicamente nas grandes cidades por todo o globo. Isso acontece mesmo apesar do anúncio da época de que a Goblinização não era uma doença contagiosa.

Em 25 de março, um assassino com laços com organizações anti-meta-humanas assassina John Timmons, o segundo intérprete do Grande Dragão Ocidental Dunkelzahn. O pobre coidado decidiu atacar Timmons enquanto o Dezão estava por perto. Vai saber. A resposta de Dunkelzahn foi reduzir o atirador (em suas próprias palavras) “aos seus átomos componentes”.

Após meses de picuinhas na nação da Suíça, o Projeto de Lei da Segregação de Meta-humanos é aprovada por lei graças aos distritos suíço-alemães e apoio da extrema-direita. Dentro de dias da sua aprovação, em 18 de abril, diversos cantões suíço-franceses se separam e formam a Confederatión Suisse Francophone (CSF).

Pouco mais de uma semana depois, em Seattle, a Corporação ORO começa a construção da Pirâmide Aztechnology como parte do seu dramático esforço de mudança de marca para se tornar a Aztechnology. O novo nome é oficialmente anunciado no Cinco de Mayo. Essa foi uma tentativa de deixar para trás o estigma de suas atividades prévias como o cartel de drogas da América Central.

Por todo o verão europeu na França, um novo jogo violento surge nas culturas de gangues de Paris. A ideia era ter uma guerra de gangues organizada, usando apenas um número limitado de pessoas e com a intenção de não matar ninguém. Esse jogo foi usado para solucionar disputas de gangues na região, e mais tarde virou febre mundial como “Briga Urbana”.

Em 12 de agosto, o Governador Lindstrom finalmente viu a luz e ordenou que os meta-humanos em quarentena voltassem para casa.

Mas o verão não foi só de tensão. Mais uma vez a República Tcheca tenta pavimentar o caminho para a meta-humanidade. Em 18 de agosto, a Universidade de Praga adicionou estudos arcanos ao seu currículo, e contratou o Grande Dragão Ocidental Swartzkopf para ensinar, sendo o chefe do Departamento de Estudos Arcanos.

No dia seguinte, revelou-se nos EUA que o Instituto de Saúde Johns Hopkins estava realizando experimentos ilegais em meta-humanos. O governo retira imediatamente todo o financiamento do Instituto. Em resposta, Johns Hopkins se torna uma instalação médica com fins lucrativos, incluindo suas divisões de pesquisa.

O outono de 2022 trouxe consigo o ressurgimento da VITAS. As tensões raciais e a violência ficaram de lado um pouco enquanto o mundo observava com horror a morte de dez por cento de toda a população mundial.

Em 15 de setembro, o Conselho Federal de Comunicação dos EUA (American Federal Communication Council, FCC) é dissolvido, assim encerrando o controle público do governo dos EUA sobre padrões e licenciamento de transmissão. O Conselho de Controle de Transmissão da Internet (Internetwork Transmission Control Council, ITCC) como “corpo supervisor de auto-regulamentação para a administração responsável da frequência de comunicações”.

No mês seguinte, em 15 de outubro, a Liga Caribenha foi formada em resposta à incorporação corporativa de diversas ilhas da cadeia. As mais notáveis dessas aquisições foram do Grande Dragão Ocidental Lofwyr, que adquiriu as Antilhas da Holanda, e de Dunkelzahn, que comprou as Ilhas Cayman. Cuba lidera a iniciativa, e a futura Liga fica cética até que a Aztechnology entra no jogo em 2021. O resto da Liga entra na de Cuba principalmente pela sua retenção de uma marinha, e assim ele se torna o país ponta-de-lança protegendo as águas caribenhas.

Em 24 de outubro, a Austrália e a Nova Zelândia se reúnem para formar a Confederação Aliada Australiana e Neo Zelandesa (CAANZ).

Um mês e meio mais tarde, em 19 de novembro, a revista de novidades eletrônicas, Data, cunha o termo “Desperto” como método fácil para se referir aos indivíduos (ou coisas) que foram influenciados pelo retorno da magia.

Fontes!

· Almanaque do Sexto Mundo p. 33–35

· Shadows of Europe p. 68–72, 164–167

· The Shadows of North America p. 102,

· The Shadows of Asia p. 172–174

· Cyberpirates! p. 24–29, 61–67

· The Neo-Anarchist’s Guide to North America p. 81

No próximo [Intensivão]!

--

--