Esta é uma tradução de uma série de artigos sobre o cenário de Shadowrun de autoria do usuário do reddit Black Knyght. Você pode acessar os artigos originais clicando aqui.
Prepare-se para aulas semanais!

No último [Intensivão]…

2039

As relações meta-humanas sempre foram uma batata quente por todo o globo. Uma batata que queimou feio nas mãos de Seattle em 7 de fevereiro de ’39, num trágico evento que ficou conhecido como A Noite da Fúria.

Para que realmente seja possível entender os eventos que cercam a Noite da Fúria, precisamos recuar e montar o cenário.

O Governador de Seattle na época era Victor “Vico Ligeiro” Allenson. Allenson, ex-motoqueiro de combate dos Tacoma Timberwolves, substituiu o Governador Kross desde a aposentadoria deste dois anos atrás. A campanha do Governador Allenson o pintava como “humano conservador”, ou o que você e eu chamaríamos de supremacista humano. Numa das primeiras entrevistas por trídeo durante a campanha, ele declarou o seguinte absurdo:

“Orks e trolls servem muito bem para motoqueiros de combate ofensivos, mas têm pouco cérebro para qualquer outra coisa.”

Apesar da sua postura abertamente anti-meta-humanidade, ele ainda conseguiu vencer a eleição de ’36 de lavada. Isso gerou uma série de protestos, e às vezes tumultos abertos, em partes da cidade com alta população meta-humana. Usando seus novos poderes recém-investidos, Allenson ordenou à Lone Star a descer o cacete em todo mundo. Fossem meta-humanos manifestantes, rebeldes, ou inocentes. É óbvio que os novos programas do Governador não restauraram a paz em Seattle. Justamente o oposto, já que por quase dezoito meses a cidade enfrentava atividades terroristas crescentes de grupos tanto pró-meta quanto anti-meta.

E, 7 de fevereiro, Allenson mobilizou a Guarda do Metroplexo de Seattle para enquadrar e “proteger” qualquer meta-humano que pudessem encontrar. Esses meta-humanos eram ostensivamente reunidos no distrito de armazéns de Tacoma para serem processados e transportados para São Francisco, tudo para “melhorar a harmonia racial” da cidade.

Esses meta-humanos, na verdade, contados nos milhares, eram arrancados de suas casas, escoltados sob guarda armada, largados em armazéns abandonados ao longo da margem de Tacoma, e abandonados lá. Em pouco tempo, a raiva e o medo se transformaram em histeria. De um dos armazéns veio o som de gritos, o disparo de tiros, e por fim, uma grande explosão. E então mais explosões, até que todo o litoral estava ardendo em chamas. A contagem de mortos era severamente aterrorizante, considerando que a maioria dos meta-humanos de Seattle estava abrigada nesses velhos armazéns. Muitos meta-humanos puderam escapar das chamas através do sistema de esgoto, mas centenas morreram nos armazéns, aprisionados como animais.

Ninguém sabe identificar quem provocou a Noite da Fúria, mas membros de um braço à parte dos (já radicalizados) 20.000 Álamos, conhecidos como A Mão de Cinco, foram vistos na área logo antes das explosões.

Enquanto o litoral ardia e centenas morriam, a Guarda do Metroplexo de Seattle ficou parada sem fazer nada.

Assim que a história vazou na mídia, a violência irrompeu não só pela cidade, mas também pelo mundo inteiro. Nos referimos a esses eventos como A Noite da Fúria, mas as revoltas e protestos duraram por vários dias, alguns estimam até sendo pelas semanas seguintes.

Os manifestantes, a mídia e até a própria Corte Corporativa Unida de Seattle exigiram uma investigação sobre o caso, e a renúncia do Governador e de todos os Guardas do Metroplexo que se recusaram a salvar vidas e propriedades. A mídia foi particularmente dura com a administração do governador, e até relatou rumores de que o próprio Governador fosse um membro da Mão de Cinco. Apesar dessas acusações e clamor público, Allenson se recusou a abdicar da sua posição.

Um dia antes, em 10 de fevereiro, os já mencionados 20.000 Álamos do policlube humanis usaram explosivos mágicos e mundanos para destruir a Torre Sears num dos maiores atos de terrorismo do Sexto Mundo. A Torre Sears desabou sobre milhares de indivíduos em horário de almoço. Ela também destruiu diversos quarteirões repletos de prédios, ruas e calçadas, chegando em incontáveis bilhões em prejuízo.

Que não parou por aí. Tubulações de gás foram rompidas, incendiando toda a área Loop. O Segundo Incêndio de Chicago foi evitado, por pouco, graças a um grupo de magos que foi capaz de conter as chamas dentro de uma hora. Ainda assim, o dano estava feito … no fim das contas, a contagem de mortos quase alcançava os 26.000 indivíduos.

Como se o prejuízo físico não fosse o suficiente, os 20.000 Álamos fizeram todo o incidente parecer uma vingança meta-humana pelo massacre da Noite da Fúria em Seattle. As corporações imediatamente selaram seus ‘búrbios corporativos, excluindo a meta-humanidade das suas vizinhanças. Com a ajuda da prefeitura, elas construíram uma série de habitações sociais em Northside para segregar a meta-humanidade do resto da cidade. Junto com várias fábricas na área. Ostensivamente, elas eram projetadas para fornecer empregos para os meta-humanos desalojados. Mas na verdade, eram campos de trabalho onde a população era forçada a trabalhar muitas horas por salários baixíssimos.

A área destruída pelo desabamento da Torre Sears foi abandonada para apodrecer. Aqueles que conseguiram fugir, fugiram. Aqueles que não conseguiram, se viraram para subsistir sem ajuda alguma do próprio governo. Todo tipo de criatura humana e inumana se abrigou na área. Uma grande comunidade carniçal acabou crescendo na área e ficou conhecida como os Tumuleiros. E dizem que os fantasmas daqueles que morreram na tragédia ainda vagam pelas ruas.

O motivo da Torre Sears ter sido alvo do policlube humanis era porque a IBM a tinha adquirido muitos anos durante o Boom da TSISA. A IBM era um tanto singular na área de Chicago na época, graças às oportunidades igualitárias de emprego bizarramente honestas. Numa época onde a maioria dos orks e trolls eram vistos como apenas trabalhadores braçais, a IBM estava disposta a contratá-los como programadores e desenvolvedores de projeto. Não é surpresa que os 20.000 Álamos os viram como o inimigo.

De volta a Seattle, em 11 de fevereiro, o Governador Allenson foi encontrado morto em seu gabinete, vítima de diversos tiros. O mistério sobre sua morte nunca foi solucionado. Com a cidade ardendo em chamas e o governador morto, montou-se uma eleição governamental especial. Analistas políticos da época acreditam que Ivar Lindstrom, filho do primeiro governador de Seattle, Charles C. Lindstrom, e atual prefeito do centro de Seattle, seria o vencedor óbvio. Em vez disso, Marilyn Schultz, prefeita de Bellevue e um tanto desconhecida, foi eleita para o posto por uma margem surpreendente. Ainda assim, dizem os analistas, o que venceu a eleição era que ela foi uma das primeiras oficiais municipais (se não a primeira) a apelar à Corte Corporativa Unida por auxílio durante a Noite da Fúria.

Seu primeiro ato como Governadora foi emitir um ultimato à Lone Star; prender os líderes da Mão de Cinco ou enfrentar um processo por quebra de contrato. Isso levou a uma caçada durante uma semana que incluiu incontáveis batidas, diversos tiroteios, e prisões a dar com o pau. Essa semana ficou conhecida como a “Semana das Sirenes”, devido ao (suposto) som constante de sirenes policiais por toda a cidade. No fim da semana, todos os suspeitos de serem líderes da Mão de Cinco estavam ou mortos ou aguardando julgamento.

Pouco mais de um mês depois, na costa oposta, o terrorismo mostrou sua face terrível mais uma vez. No Dia de São Patrício, meras semanas após a Noite da Fúria, uma organização terrorista que se identificava como Os Cavaleiros do Galho Vermelho “atacaram em nome de Eire”, detonando uma bomba num popular restaurante élfico na rota do desfile, matando duas dúzias de pessoas e ferindo dúzias mais. O desfile logo se tornou um tumulto generalizado que eventualmente tomou todo o Metroplexo de Boston. Residentes de diferentes nacionalidades, etnias e antecedentes socioeconômicos usaram o caos para atingir seus grupos particularmente odiados. As autoridades civis instituíram lei marcial para apaziguar os tumultos. Mas até que tivessem êxito, centenas estavam mortos, e outras centenas ficaram feridas nos eventos que ficaram conhecidos como Quinta Sangrenta.

Os Cavaleiros do Galho Vermelho alegaram que o ataque foi uma vingança contra o anexo élfico da Irlanda, e a criação de Tir na nOg. Os Cavaleiros, e aproximadamente metade da população descendente de irlandeses de Boston na época, sentiam que os Sidhe tomaram seu lar ancestral e deportaram injustamente cidadãos direitos do país. Esse sentimento foi ecoado pela minoria meta-humana de orks, anões, trolls, e até a metavariante específica de trolls das Ilhas Britânicas, os fomorian. Acreditava-se, e em alguns círculos ainda acredita-se, que os Sidhe queriam uma Tír na nÓg exclusivamente para os elfos. Com todos os outros meta-tipos como cidadãos de segunda classe. Enquanto humanos seriam tratados com hostilidade e desconfiança abertas, e nenhum direito legal como cidadãos.

Em 1º de junho, a Fuchi organizou a Conferência de Especificações Universais da Matriz em Tóquio. Essa conferência recebeu mais de 7.000 humanos e meta-humanos para determinar os padrões básicos para programações na Matriz. Essa conferência, junto com a contribuição de Villiers ao trazer o ciberdeck portátil, lançou a Fuchi na vanguarda da Indústria da Matriz. Uma posição que foi mantida por todo o resto do “tempo de vida” da Fuchi como megacorporação de graduação AAA.

No mês seguinte, em 5 de junho em Charleston, Carolina do Sul (ECA), o primeiro caso de assassinato com o auxílio do fantasma do morto é solucionado por Julius Wren. Wren, criminólogo e taumaturgo, estudou as ações do morto como um espírito e usou essa informação para levar o assassino em série à justiça. A prisão e a condenação foram mantidas no tribunal, e o testemunho de Wren foi aceito como admissível numa corte aberta.

Em algum momento durante o período acima, em Londres, houve um vazamento químico massivo em Teeside (chamado localmente de Corteeço) que matou mais de 70.000 pessoas devido a envenenamento por gás nervoso. Isso teve efeitos enormes no Partido Conservador, que na época estava no poder. O clamor público foi o início do fim para o Partido.

Esse domo foi o alvo de uma organização terrorista chamada Pan-Europa em 6 de agosto. A P-E soltou um vírus paranormal (paravírus) desconhecido e previamente apenas teórico que se alimentou no biotecido do Domo de Londres, que estava em construção na época. Esse domo foi projetado para regularizar as condições ambientais que cercavam a capital e prevenir o tipo de envenenamento que ocorreu no Corteeço no início do ano.

Em tempos melhores, esse tipo de ação terrorista teria fortalecido a determinação do povo em apoiar um governo de direita forte como o Partido Conservador. Mas isso veio tão seguido do fracasso no Corteeço que os cidadãos foram para a direção oposta. O governo foi execrado pela mídia e no foro público por permitir que a situação ecológica deteriorasse a ponto de o Domo precisar ser construído. Isso levou à ascensão do Partido Verde na política do Reino Unido.

Uma semana depois, em 13 de agosto, as nações africanas da República do Cabo, Nação Zulu, Oranje-Vrysraar, e a Federação Trans-Swazi montaram um acordo que resultou na Confederação Azaniana. Esse acordo criou a mais forte e grandiosa nação industrial do continente africano. Ela foi imediatamente reconhecida pelas NU na sua formação em 2040, e é uma participante ativa do Registro Global de SIN.

Em 10 de setembro, o Senado dos ECA começa uma série de audiências sobre acusações de preconceito racial contra meta-humanos e suas famílias. Essas audições revelam que a maioria dos meta-humanos trabalhando e vivendo nos ECA estavam em condições análogas à escravidão na maioria dos ECA. As NANA imediatamente emitiram sanções econômicas contra os ECA como forma de encorajar a nação para reformar sua visão da meta-humanidade. Essas sanções são recebidas com sentimentos conflitantes, e demora um pouco até que o padrão de vida meta-humano fica a par com o padrão humano.

Quase uma semana depois em 16 de setembro, o Grande Dragão Ocidental Dunkelzahn conheceu a misteriosa Nadja Daviar em Paris, numa mostra de Alone. Logo depois, ela foi selecionada como a nova Voz de Dunkelzahn.

Pouco se sabe sobre a elfa estoniana na época (e hoje em dia). Seus pais supostamente morreram durante o segundo surto do VITAS, e ela permaneceu sob custódia do estado. Na verdade, ela praticamente se criou nas ruas de um país que no máximo era indiferente para aqueles “atingidos” pela EGO. Ela saiu oficialmente da custódia estatal em 2030, logo antes da invasão russa que iniciou as EuroGuerras. E foi uma entre muitos que exploraram o mercado negro/cinza da época para acumular uma riqueza tamanha. Seu ofício específico aparentava ser o contrabando pela região. Com seu carisma natural, e rumores de habilidade mágica, ela foi capaz de fugir das ruas e entrar na alta sociedade.

15 de novembro trouxe consigo um golpe de estado bem-sucedido na recém-separada Shaanxi, instaurando uma monarquia no lugar do estabelecimento militar que estava em controle. A Rainha Michelle Chou foi coroada nesta data como a Rainha de Shaanxi.

Chou era meio chinesa e meio britânica, e essa combinação semeou sua eventual ascensão ao poder, e a forma que o governo de Shaanxi acabou tomando. O pai de Chou era Chiangsiu Chou, um executivo das indústrias privatizadas da China, e descendente do último imperador da dinastia Qing. Sua mãe era Vanessa Fitzroy, primo distante do Duque de Grafton. Quando Shaanxi se separou, o partido legalista matou Changsiu por se aliar com o novo governo, e Fitzroy fugiu de volta para a Inglaterra com sua filha.

Na Inglaterra, Michelle estudou para se tornar uma jurisperita, e se deu muito bem nessa área. Ela manteve laços com muitos dos associados do seu pai que conseguiram se esconder do golpe militar. Michelle usou as conexões de sua mãe para financiar de longe o suporte para os rebeldes. Eventualmente, ela foi capaz de acumular recursos e aliados suficientes para destronar a junta militar e tomar completamente o poder de Shaanxi. Ela fez seu treinamento jurídico valer, e elaborou uma constituição para o país que criava um sistema parlamentarista deveras similar ao da Inglaterra e de outros poderes europeus. Para agradecer seu suporte e assistência, o recém-formado governo de Shaanxi a coroou rainha.

2040

Após o ano cheio que foi 2039, os principais eventos de 2040 demoraram um pouco para começar. O primeiro evento realmente significativo foi em 7 de abril, na Nação do Conselho Atabascano. Esse estado-membro das NANA reconheceu oficialmente os sasquatches como uma espécie sapiente, e os concedeu os mesmos direitos inalienáveis que todos os meta-humanos recebem em seu sistema legal. Ela foi uma das primeiras nações a fazer isso, e a única a fazê-lo dentro da primeira metade dessa década.

Durante todo o segundo trimestre de 2040, a Univerzita Karlova (Universidade Charles) mudou seu programa de Estudos Arcanos de um programa de treinamento estritamente hermético, o que era proeminente por todo o mundo na época, para uma abordagem abrangente a pedido de um dos seus instrutores, o Grande Dragão Ocidental Schwartzkopf. Essa abordagem de treinamento mágico atraiu uma atenção muito positiva para a universidade, e foi a fundação da Teoria de Magia Unificada de Schwartzkopf.

Nessa época, o Oriente Médio estava mergulhado numa guerra entre o Irã e o Iraque. As duas nações guerreavam para decidir quem tinha o devido direito a governar os muçulmanos xiitas da região. Os curdos recentemente declararam independência para ficar fora da luta, e isso trouxe a Turquia e a Síria para a peleja. De forma bem simples, o Oriente Médio estava um caos. Todo mundo estava lutando contra todo mundo.

Isso montou o palco para Badr al-Din Ibn Eisa e seu Movimento pela União Islâmica tentar montar um tratado entre o Iraque e o Irã em 18 de julho. Esse tratado assegurava que os curdos permaneceriam numa nova Federação Iraquiana criada, e apaziguou o Irã o suficiente para acalmar a maré de guerra na região. O Movimento pela União Islâmica tornou-se um grande jogador na região por toda a próxima década, graças a essa primeira aparição.

Mas o Iraque não ficou numa boa. O novo governo recém-formado logo foi à falência. Sem fundos, eles não foram capazes de impedir o Curdistão de sair da Federação três anos depois. Mas, vinda do nada, a Saeder-Krupp Indústrias Pesadas se intrometeu para auxiliar a Federação Iraquiana. Em pouco tempo, a S-K controlava os últimos campos de petróleo no Oriente Médio, assim portanto cimentando sua posição como a corporação dominante da produção de petróleo de todo o mundo. Isso ajudou a elevar a corporação AAA ao topo da Corte Corporativa graças a necessidade de todo mundo da produção de petróleo da S-K.

Dois dias após o Tratado Irã-Iraque, em 20 de julho, um famoso mago chamado Martin de Vries inicia, sozinho, uma série de caça a vampiros por toda a Europa. Essas caçadas iniciais serviram de base para seu futuro livro Sombras à Luz do Dia, que vendeu seis milhões de cópias no mundo todo. Mas isso foi o início dos seus romances “ficcionais” semiautobiográficos estrelando o caça-vampiros Darren Cross.

Voltando para a Cidade Esmeralda, em 10 de setembro foi o início da inovação na Arcologia Renraku.

Durante o quarto trimestre de 2040, o uso de MQT (Melhor-Que-Tudo) disparou por toda a Coréia. Essa moda continuou pelo resto do ano, mas de repente mudou de direção graças a vários programas de conscientização iniciados por vários grupos diferentes. O principal deles era a Igreja da Unificação do Reverendo Sun Myung Moon.

O Partido Conservador do Reino Unido levou seu golpe final em 15 de outubro, quando jornalistas orks do programa “Mala Médica” do Canal 7 revelaram evidências de que o governo encorajou o infame Projeto 42–20 da Corporação Adams-Hoffman. Esse projeto, sancionado pelo Partido Conservador, era um projeto ultrassecreto de quinze anos que visava manipular o fundo genético da população britânica para descobrir como controlar o processo de goblinização. Ao longo do período de uma década e meia, o projeto secretamente aleijou, mutilou e dizimou generalizadamente as habitações do sul de Londres. A Adams-Hoffman secretamente dispersou seu agente de testes em áreas com grande volume de pessoas, gerando mutações inesperadas, abortos espontâneos, a deterioração de órgãos internos, e a destruição do sistema imunológico do hospedeiro.

Um dos métodos de transmissão mais horríveis foi aplicado para a Geração Épsilon/Alpha 16. O governo inseriu o vírus-gene em leites gratuitos que eram dados para crianças na escola!

Quinze dias após o fatídico (e último) episódio de “Mala Médica”, os cidadãos de Brixton, Camberwell e New Cross foram às ruas em rebelião. O aumento da violência seguiu até a Torre da Ponte, onde o policial local bloqueou a ponte para proteger a passagem até o quartel-general da Adams-Hoffman em Londres. Durante a revolta, dezenove pessoas (mais tarde chamadas de Mártires de Lambeth) morreram e a Torre da Ponte, assim como o shopping do Estaleiro do Tâmisa sofreram muitos danos. Os protestos continuaram por mais dias até que a polícia, e então os militares, espantaram a rebelião.

Mas os rebeldes se esconderam e voltaram com armas automáticas e táticas terroristas assimétricas. Os Mártires de Lambeth atingiram as estações de Waterloo e Victoria, assim como o shopping da estação Bond Street, matando quase cem pessoas. E muitos outros ataques seguiram esse último. O mais famoso foi o infame saque em Dulwich Village, que matou setenta e quatro pessoas, incluindo um ex-Primeiro Ministro.

O governo declarou uma “emergência médica” e criou a Zona de Contenção de Lambeth, coloquialmente conhecida como “a Muvuca”, que surgiu como uma contramedida à pegada em armas da população contra o governo em resposta ao Projeto 42–20. Os esforços do governo para restaurar a lei e a ordem foram apenas parcialmente bem-sucedidos, e o “estado de emergência” ainda existe até hoje na Muvuca.

Em 6 de novembro, os EUCA elegeram Carl Preston como Presidente dos Estados Unidos Canadenses e Americanos, enquanto os ECA elegeram Joseph Alexander como Presidente dos Estados Confederados Americanos.

Em 12 de dezembro, a corporação New Horizons ficou na berlinda pelo seu projeto Superkids, supervisionado pelo CEO Paul Louberge quando uma das cobaias cometeu suicídio. As investigações revelaram similaridades surpreendentes entre o Superkids e o Projeto 42–20. Ainda assim, o Superkids procurava manipular geneticamente traços favoráveis em crianças abaixo de uma certa idade. Essa extensa manipulação genética era apenas a ponta do iceberg, já que se descobriu que também havia uma quantidade significativa de abuso físico, mental e emocional para punir as cobaias que não respondiam às expectativas projetadas da New Horizons. O projeto Superkids é eventualmente fechado no fim do mês.

O Presidente Eleito Alexander selecionou diversos meta-humanos proeminentes para postos importantes em seu Gabinete. Ele usou a inclusão desses meta-humanos como vantagem para convencer as NANA a retirar algumas das suas sanções econômicas, e fornecer para os ECA um alívio econômico muito necessário.

O Natal começou com um estouro num cassino em Connecticut, EUCA. Mais precisamente, acabou com um. O cassino, construído no sítio de uma antiga Reserva Indígena, foi atingido com uma explosão mágica de origem desconhecida que destruiu parte do edifício, matando dezoito pessoas, e ferindo outras dúzias. Eventualmente, um grupo chamado Trilha Guerreira alegou responsabilidade pelo ataque.

Foram só dois anos, e esse post já ficou comprido pra cacete. Não são todos os anos do Sexto Mundo, mas é o suficiente pra você começar a sua campanha com um conhecimento e tanto sobre o cenário!

Referências!

· Almanaque do Sexto Mundo p. 57, 59

· Seattle 2072 p. 30

· Nova Seattle p. 25–27

· Shadowrun: Terceira Edição p. 32

· O Guia Neoanarquista para a América do Norte p. 103–104

· Cidade dos Insetos p. 34–35

· Alvo: EUCA p. 37–39, 79–80, 99

· Suplemento Londres p. 20–22, 109–110

· Sombras da Europa p. 192, 75

· Lendas da Rua p. 148–149, 140–141

· Sombras da Ásia p. 35, 94, 184

--

--