Intensivão [2017–2019] A Grande Dança Fantasma, Problemas Chineses, O Tratado de Denver, e Assimilação de Seattle

Esta é uma tradução de uma série de artigos sobre o cenário de Shadowrun de autoria do usuário do reddit Black Knyght. Você pode acessar os artigos originais clicando aqui.
Prepare-se para aulas semanais!

No último [Intensivão]…

2017: A Grande Dança Fantasma, a Lone Star surge, Guerra das Tríades

Em 2 de fevereiro desse ano, quatro corporações do Reino Unido se uniram para formar a Transys NeuroNet. O motivo da fusão era combater os titãs econômicos japoneses e americanos que estavam no auge. A NeuroNet provavelmente é mais famosa por ser a corporação com um grande dragão (Celedyr, nesse caso) como chefe de Pesquisa e Desenvolvimento.

Quase dois meses e meio depois, em 13 de abril, diversos terremotos abalaram a China. Esses terremotos derrubaram as montanhas onde a China havia enterrado seu arsenal nuclear. Diversas das ogivas nucleares contidas lá detonaram, por sua vez causando mais terremotos e desabamentos, causando a detonação de ainda mais ogivas. No fim das contas, o governo chinês perdeu praticamente todo o seu arsenal nuclear.

9 de maio trouxe a primeira estação espacial privada, a Halo, sendo lançada em órbita por sua empresa-mãe Harris-3M.

Durante essa época, o playboy milionário Clay Wilson estava comprando a Bartholomew Segurança, Inc. e a Absolute Software, Inc. em Austin, Texas. Essas duas companhias se fundiram em 22 de julho para formar a Lone Star Securities, Inc. Enquanto outras companhias de segurança estavam fechando as portas, Wilson estava estufando a infraestrutura da Lone Star, e em cinco anos a Lone Star se tornou um dos maiores nomes no meio.

Em resposta à Ordem Executiva 17–321 do Presidente Jarman, Daniel Coiote-Uivante prossegue com sua ameaça de permitir que a Mãe Natureza revide com toda a sua força. Em 17 de agosto, um número desconhecido de xamãs tribais por todo os EUA se uniram para realizar a Grande Dança Fantasma. Às 10:32 (horário local), os Montes Hood, Ranier, St. Helens e Adams entram em erupção simultaneamente. Os EUA tentaram revidar ao avançar suas tropas contra Coiote-Uivante e as NANA, mas acontecimentos climáticos bizarros impediram cada tentativa de tal avanço pelo resto do ano.

A ansiedade corporativa ataca novamente no Reino Unido em 5 de setembro, quando a British Imperial Químicos se funde com duas outras corporações para formar a Zeta-Imperial Químicos.

Em 22 de agosto, o recém-coroado Rei Kamehameha IV anuncia a secessão do Havaí dos EUA e o nascimento do Reino do Havai’i. Os EUA, ocupados com a situação das NANA, permite que as ilhas se retirem pacificamente em troca dos direitos de manter Pearl Harbor como uma instalação militar ativa dos EUA.

Nessa época na China, uma guerra nas sombras estava sendo fomentada pelo Grande Dragão Oriental Lung. Ele levou seus ativos das Tríades para a guerra contra outras facções das Tríades numa tentativa de controlar o Submundo Chinês. A guerra acabou abruptamente em 18 de outubro quando o quartel-general da Associação do Pavão Majestoso queima por completo. Não se sabe se isso foi feito pelo próprio Lung … ou só sob ordens dele.

2018: O Tratado de Denver, o Colapso Chinês, Seattle fica maior, e o nascimento da TESISA

No ano anterior, o governo chinês perdeu a maioria do seu arsenal nuclear e ficou enfraquecido por causa disso. As Províncias Chinesas foram algumas das primeiras regiões a perceber, e a primeira a se revoltar. Após anos de maus tratos sob o regime comunista, diversas províncias da China começaram a se revoltar e se separar da China. O Conselho de Desenvolvimento de Cantão se separou primeiro em 17 de março, formando a Confederação de Cantão. As províncias de Sichuan, Shaanxi e Henan logo se tornaram independentes. Todo o resto foi renomeado como a República da China.

Após meses de negociações de ambos os lados, representantes das NANA, dos EUA, Aztlan e Canadá se reuniram em Denver para assinar o Tratado de Denver. O documento só possui dez páginas, mas é bem possível que sejam as dez páginas mais importantes na história do Sexto Mundo. O Tratado delimita os seguintes pontos;

· Ceder terras cobrindo a maior parte da América do Norte ocidental às Nações Nativo Americanas para os propósitos de formação de suas próprias nações independentes.
· Estabelecer e reconhecer de agora em diante a legitimidade das Nações Nativo Americanas; especificamente a Nação Sioux, o Conselho de Pueblo, o Conselho Salish, a Nação Ute, a Nação Aleut Trans-Polar, e a Nação Tsimshian.
· Estabelecer o Conselho Soberano Tribal como o corpo governante internacional de forma coletiva para as Nações Nativo Americanas, junto dos deveres e responsabilidades confiados a tal Conselho.
· Realocar e remover ao longo de dez anos todos os cidadãos dos Estados Unidos e do Canadá inelegíveis para cidadania das NANA das terras cedidas às Nações Nativo Americanas.
· Estabelecer terras reservadas dentro das Nações Nativo Americanas para a residência daqueles que desejam permanecer em território das NANA, mas que ainda não são elegíveis para cidadania neste momento.
· Estabelecer Seattle como uma extensão extraterritorial dos Estados Unidos da América com a exceção da Ilha Mercer, que está cedida de agora em diante para o Conselho Salish e renomeada como Ilha do Conselho, para o propósito de estabelecer embaixadas para os EUA das Nações Nativo Americanas.
· Estabelecer o Conselho de Denver como corpo designado para dirigir a implementação deste tratado e para governar a cidade de Denver, nomeada de agora em diante a Zona Livre de Front Range, e para dividir controle da Zona Livre de Front Range entre os signatários que compartilhem interesses nesta área; especificamente, Aztlan, o Conselho de Pueblo, a Nação Sioux, os Estados Unidos e a Nação Ute.

Ele também mantém a cidade de Seattle e o cortiço urbano da Califórnia sob domínio dos EUA. Esses dois centros populacionais são muito importantes para que os EUA cedam controle total. E, portanto, mantiveram a posição de cidades dos EUA.

O primeiro problema enfrentado pelo Tratado foi a realocação de milhões de “Anglos” em territórios das NANA. Não só essas pessoas perderiam seus lares, mas muitas também enfrentavam discriminação da minoria política dominante, os ameríndios. Os esforços de realocação tiveram um sucesso limitado, que variava de nação a nação.

Em 22 de julho, um cientista residente de Chicago chamado Dr. Hosato Hikita da ESP Sistemas, Inc. demonstrou a primeira Tecnologia de Sistema de Indução Sensorial Artificial para a mídia. Esse é o ponto de partida para a indústria de entretenimento por sensorama, e Chicago se tornará um local importante para isso. Mas a tecnologia demoraria anos para chegar.

Seattle, ainda sendo parte dos EUA, foi relativamente imperturbada pelo Tratado de Denver, e se iniciaram diversos projetos de construção por toda a região. Em 9 de novembro, a Fuchi Eletrônica Industrial completou seu Complexo Industrial de Seattle. Esse era um sinal de que Seattle sairia ilesa do conflito com as NANA.

2018: O problema de refugiados de Seattle e a resposta, Apollo, Vingança Ute, o nascimento dos cibernéticos

Por todo o primeiro trimestre de 2018, mais de 200.000 refugiados Anglos do Noroeste Americano se dirigiram para Seattle. Esses refugiados causaram uma escassez de alojamento e alimentos. E, como aconteceu antes, a resposta foi uma violência esporádica e muito tumulto. O Departamento de Polícia de Seattle foi engolido ao tentar manter a paz.

As coisas melhoram em 8 de março quando as cidades de Renton, Bellevue e Kent votam para se tornar parte de Seattle. No fim do segundo trimestre, Seattle também incorporou todo o Condado de King e a maior parte dos Condados próximos de Pierce e Snohomish.

Não querendo ser deixada para trás pela Harris-3M, a Ares Indústria lançou sua estação espacial Apollo em 12 de abril.

Durante esse segundo trimestre na Nação Ute, o extremismo anti-”Anglo” desabrochou. Durante o esforço governamental para realocar os “Anglos” em território Ute, a violência ocorre diversas vezes. Os incidentes se tornam comuns pelos próximos dois anos. A maioria vai embora, mas uns poucos corajosos permanecem.

Duas companhias de telecomunicação, a Nokia e a Ericsson da Finlândia se fundem para formar a corporação Erika em 13 de agosto.

Dez dias depois, o mundo é (mais uma vez) apresentado à famosa violinista Leonora Bartolli. Sua história circulou os jornais no ano passado descrevendo seu auge meteórico no mundo da música, e sua derrota completa quando ela perdeu o braço esquerdo num acidente. Em 23 de agosto, ela voltou aos palcos do mundo para apresentar seu ciber-membro criado pela Transys NeuroNet. Utilizando tecnologia de ponta, TESISA, e muita terapia, ela voltou a tocar em pouco mais de um ano.

Em 6 de setembro, Seattle cresce de novo. Dessa vez, as duas cidades de Tacoma e Everett votam para se unir à Seattle.

Em 23 de novembro, o fundador e patriarca da Corporação Shiawase, Emori Shiawase, morreu.

Fontes!

· The Sixth World Almanac p. 30–32

· The London Sourcebook p. 47

· The Lone Star Sourcebook p. 16–18

· The Shadows of North America p. 7–16

No próximo [Intensivão]!