Esta é uma tradução de uma série de artigos sobre o cenário de Shadowrun de autoria do usuário do reddit Black Knyght. Você pode acessar os artigos originais clicando aqui.
Prepare-se para aulas semanais!

No último [Intensivão]…

2034

Esse ano começou como tantos outros: apresentando uma nova tecnologia baseada em descobertas anteriores. Em 28 de fevereiro, a equipe de P&D da Corporação Shiawase conseguiu fabricar órgãos Tipo “O” geneticamente modificados. Isso significava órgãos criados por demanda, nenhuma necessidade de doadores de órgãos, e chance de rejeição zero. A Shiawase logo recebeu uma patente pelo processo da Corte Corporativa.

Cerca de um mês depois, em 31 de março, a Universidade de Chicago e a Fundação Atlante anunciaram a abertura do Salão Elemental em Chicago, Illinois. Essa operação conjunta de quatro andares foi lançada para pesquisar o número elevado de espíritos desprendidos da água e do ar do Lago Michigan. Outra coisa interessante sobre o Salão Elemental era que ele foi construído dentro de um estranho construto Astral que previne a Percepção Astral, ou o construto Astral foi construído para tanto.

No dia seguinte, a Matrix Systems de Boston, filhote dos antigos gênios da Echo Mirage Ken Roper e Michael Eld, demonstra seu ciberterminal protótipo “o Portal” para possíveis investidores. Um desses investidores era Richard Villiers. Villiers acabou investindo pesado na Matrix Systems de Boston, e a companhia deu início ao processo laborioso de transformar o protótipo num modelo de produção. Ela queria que o Portal se tornasse acessível o bastante para ter uma grande quantidade de usuários.

Exatamente seis semanas depois, em 12 de junho, Roper e Eld morrem em dois acidentes separados, considerados como meras coincidências bizarras. Na manhã seguinte, quando uma auditoria dos ativos da Matrix Systems se iniciou, descobriu-se que todos os dados do Portal e todos os protótipos sumiram do nada. Para nunca mais ser encontrados.

Em 4 de julho, o governo britânico cedeu propriedade de Primrose Hill e todas as instalações ao redor para o Novo Movimento Druídico. Agora, equipado com um quartel-general, o NMD começou a mudar um pouco do seu objetivo original. Apesar do início dedicado a revitalizar a terra, eles se viram entupidos com burocratas, nobreza e afins. Isso acabou mostrando-se uma vantagem ao sutilmente começar a se meter nos assuntos do governo britânico, mais especificamente no Escritório do Lorde Protetor.

Em 7 de agosto, Richard Villiers teve uma reunião com a Fuchi Eletrônica Industrial. No fim dessa reunião, ele havia trocado as plantas, códigos e protótipos do Portal, todos os seus ativos Norte-Americanos, e um lugar na Corte Corporativa por uma terceira posse da Fuchi. A Corte Corporativa lançou, quase de imediato, uma investigação sobre o possível envolvimento de Villiers nas mortes de Roper e Eld.

Três semanas depois, no dia 28, a Grande Serpente Emplumada Hualpa, o Grande Dragão Ocidental Sirrurg, e um terceiro grande dragão desconhecido, lideraram uma força de criaturas Despertas e meta-humanos Despertos para tomar a cidade de Manaus na Bacia Amazônica. Seu ataque foi provocado pela desertificação da terra, os maus-tratos contra os pobres, e o enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). A partir do seu QG, as forças prosseguiram conquistando cada vez mais territórios nos meses que se seguiram.

Em 14 de outubro, a Aliança por Alá (ApA) iniciou a Grande Jihad com ataques contra Israel, Rússia, Índia, os Bálcãs, e a Península Ibérica. A Rússia reenviou suas forças contra a Europa Oriental para enfrentar a ApA na Cordilheira do Cáucaso imediatamente depois. Da mesma forma, Israel não esperou para seguir na ofensiva com táticas brilhantes, uso sensato de armas táticas nucleares, e uma quantidade surpreendente de ajuda de forças Palestinas. Isso deu início à Segunda EuroGuerra.

Enquanto as coisas esquentavam no Oriente Médio, tudo estava se encerrando no Brasil. Os Despertos de Hualpa atacaram Brasília, a capital brasileira, e ordenaram a rendição da cidade (e do governo) em 2 de outubro. A luta só durou alguns dias, mas no fim dela, o governo cedeu às exigências da revolução, e a nação da Amazônia nasceu deste momento histórico.

As coisas nos recém-formados EUCA não estavam indo tão bem em 10 de outubro, quando os representantes dos estados sulistas presentearam o governo com uma Ordem de Secessão. A ameaça de uma Segunda Guerra Civil parecia iminente. Os EUCA a ideia de perder os recursos naturais (e impostos) dos estados sulistas, mas apesar disso, eles permitiram a saída dos estados para formar os Estados Confederados Americanos (ECA). Aztlan (recém-saída da sua secessão com as NANA) foi a primeira a reconhecer os ECA.

O Presidente Eamonn McCarthy da Irlanda (no fim do mandato) pediu que Liam O’Connor impusesse um Estado de Emergência por todo o país, enquanto o braço legislativo aprovava mudanças constitucionais em 11 de dezembro. O’Connor (um “bebe do surto” elfo) já foi chefe do IRA de Derry, e essencial em acabar com o conflito entre o estado e o IRA. O’Connor usou sua autoridade para sabotar o governo irlandês de dentro, e enfraquecê-lo usando a nova constituição.

Em 19 de dezembro, representantes dos ECA e dos EUCA se reuniram em Richmond, Virginia, para assinar o Tratado de Richmond. Esse era o primeiro reconhecimento oficial dos vizinhos dos EUCA, e firmou os detalhes da secessão. Unidades militares leais aos ECA poderiam ficar, e até puderam manter parte do seu equipamento no processo, até mesmo dividindo a zona dos EUCA de Denver pela metade para abrir espaço para a nova nação. Os ECA e os EUCA enfim se separaram.

No Dia de Natal, o político irlandês (e sócio de O’Connor) Seamus O’Kennedy anunciou o nascimento de uma nova nação. Seu tridcast ainda é ensinado hoje em dia em escolas corporativas como o uso preeminente de manipulação e persuasão. Essa nova nação, Tír na nÓg, seria mais ambientalmente amigável, mais receptiva para meta-humanos, e mais severa contra políticos corruptos. Todos assuntos sérios baseados nos abusos que a Irlanda já enfrentava. Muitos aplaudiram essa mudança de política, mas não a minoria humana. Que, em vez disso, orquestrou um êxodo em massa do país.

Na Véspera de Ano Novo, a Flórida do Sul se separou dos ECA e se juntou à Liga Caribenha.

2035

Graças à escrita vaga do Tratado de Denver e a adição dos ECA, o bloco votante das NANA (composto da Nação Sioux, Nação Ute e o Conselho Corporativo Pueblo) se viram igualados em termos de maioria votante com os ECA, EUCA e Aztlan. Como a escrita do Tratado exige um voto de maioria, ambos os lados não foram capazes de dominar a votação. As NANA não sabiam o que fazer, e em vez de se unirem contra um inimigo comum, elas ruíram por dentro. Em 10 de janeiro, o Setor de Denver das NANA oficialmente tornou-se três setores, um de cada tribo (os Sioux, Pueblo, e Ute, respectivamente).

Em 16 de abril, os ECA chegaram a uma decisão de qual cidade seria sua capital. A favorita, Nova Orleans, infelizmente perdeu para Atlanta, Geórgia. Os ECA passaram o ano seguinte mudando seu centro de governo para os novos escritórios e ministérios.

Lugh Mão Certeira estava se esforçando bastante para erguer uma nação dentro das fronteiras do território do Conselho Salish-Shidhe há anos. E em 1º de maio, ele anunciou a formação de uma nova nação, Tír Tairngire. Os detalhes da estrutura governamental não foram revelados na época, já que …

No dia seguinte, o Conselho Salish-Shidhe se recusou a reconhecer a nova nação, e lançou um ataque para deixar seu posicionamento bem claro. As forças do CSS logo foram repelidas por forças militares de Tír, surpreendente bem armadas e disciplinadas. Em menos de uma semana de ataques, as forças do CSS foram forçadas a se retirar, e o CSS foi forçado a reconhecer os Tír. Logo depois, todos os outros membros das NANA (exceto o CSS) reconhecem os Tír como um estado soberano.

Graças às mudanças governamentais que estavam rolando, e os incômodos econômicos e políticos que seguem o início de uma nova nação, forças Aztlan invadiram o Texas do Sul em 17 de maio. Os ECA puderam segurar os Aztlan em Austin, mais graças aos civis armados e uma milícia ad hoc do que do envolvimento do governo. Austin tornou-se uma cidade dividida, e a capital do Texas teve que ser movida para Dallas-Fort Worth.

Em 9 de julho, o mundo se chocou ao descobrir que a África estava no meio de um “Despertar continental”. Imagens via satélite revelaram que a paisagem natural da África estava mudando radicalmente numa velocidade espantosa.

A situação no Texas com os Aztlan só foi resolvida em 10 de setembro. Numa manobra que surpreendeu a todos, o Texas se separou dos ECA. O estado citou a relutância dos ECA em ajudar o Texas a recuperar seu território perdido como o motivo principal. Os EUCA queriam apaziguar seu maior estado, mas a desorganização os preveniu de fazê-lo. Em poucos dias, o Texas se separou dos ECA, formou seu próprio país, e imediatamente iniciou uma campanha contra Aztlan.

Após quatro anos de saídas de membros, problemas econômicos, e a completa incapacidade de impedir duas EuroGuerras, as Nações Unidas declararam sua intenção de dissolução. Parece que não conseguiam manter as portas abertas sem um fluxo grande de dinheiro das nações-membro. A Corte Corporativa fez o que essas nações não fizeram em 20 de novembro. A CC revitalizou a velha organização, e ajudou a fornecer uma quantia enorme de dinheiro e tecnologia.

Em 22 de novembro, o Reator Nuclear de Yarrow, na Inglaterra, sofreu uma fusão catastrófica, e o processo criou a Zona Irradiada Norte.

Próximo [Intensivão]…

Fontes!

· Feral Cities p. 19–36

· Shadows of Europe p. 198

· Shadows of Latin America p. 23–24

· Dragons of the Sixth World p. 87–91

· Shadows of Asia p. 122, 94

· Tir na Nog p. 31–34

· Almanaque do Sexto Mundo p. 52–53

· Denver City of Shadows p. 32–34

· Neo-Anarchist’s Guide to North America p. 30

· Shadows of North America p. 57–60, 75

--

--