MANIFESTO

Vanessa Caramelo Rosolino
Shangi Experiências
3 min readJun 27, 2022

Uma das necessidades mais humanas é de sermos amados. Desejamos fazer parte de um todo, reconhecidos e aceitos. Esperamos que o mundo acolha o melhor de nós e não nos exclua por nossas diferenças.

E em alguns (ou muitos) momentos, temos a ideia ingênua de que isso acontecerá em todos os momentos e que seremos felizes nestas condições. Nos frustramos ao encontro com a realidade e com isso, aprendemos (com muito custo e luto) a sair das identificações que esta tal necessidade nos coloca.

E com o tempo, com a experiência e as dores que surgem das rupturas no processo, aprendemos que são muitos os momentos em que precisaremos colocar certos desejos (ilusões talvez) de lado e nos constituirmos como indivíduos únicos e autônomos.

Aprendemos a nos escutar mais, definir os valores pessoais que regem nossa vida independente do que esperam de nós e seguimos assim. Muitas vezes mais sozinhxs do que acompanhadxs, com a compreensão de que a solitude é uma sabia escolha em tantos momentos.

A necessidade de ser amadx pelo outro é substituída pelo próprio amor que passamos a experimentar por nós mesmx. E isso significa que estar em congruência com si é mais valioso do que a aceitação ou reconhecimento que possa vir de qualquer outro lugar.

É por isso que, na Shangi, não seguimos e nem seguiremos moda para divulgar ou vender nossas experiências. Não estamos no tiktok, nem vamos moldar nosso discurso para o que a maioria quer ouvir só porque é o que vende mais, afinal, os processos de transformação se dão a princípio pela desconstrução de verdades que achamos que temos, mas que no final das contas nos aprisionam.

O mundo pode tentar nos empurrar para fazer o mesmo, afinal as políticas de visualização do instagram, youtube e demais plataformas se adaptam o tempo todo na direção do comum, mas nos manteremos como sempre nos mantivemos, mesmo com toda a dificuldade de disseminar o conteúdo que produzimos e acreditamos tanto. Por aqui, há verdade, humanidade e vulnerabilidade, afinal, o que mostramos e propomos para todxs vocês é exatamente o que nos propomos a viver e experimentar também em nossa vida pessoal e fora das telas. Temos uma história do qual nos orgulhamos muito, desde 2018 como Shangi e antes como People e desde sempre acreditamos que chega até aqui e atravessa conosco quem precisa atravessar.

Por isso, manteremos nossa forma de divulgar conteúdo e as experiências como sempre. E se elas chegarem até você e houver o desejo, seja muito bem vindx a mergulhar neste mundo que te mostrará muito mais a respeito de você do que sobre nós.

:)

--

--

Vanessa Caramelo Rosolino
Shangi Experiências

• Psicóloga • Psicanálise • Caminhante • Montanha • Livre • Feminista • Insurgente • Antifa • Em desconstrução • Pela autonomia • Travessias @shangiexperiencias