Keep Evolving

Cursos, webinars, talks, podcasts, jogos e atividades online para miúdos e graúdos

Casa do Impacto
SHARE4IMPACT by Casa do Impacto
7 min readMar 19, 2020

--

Plataformas online com cursos gratuitos

Agora que estás em casa e tens algum tempo livre, aproveita para fazer aquele curso que nunca tiveste tempo para o fazeres.

Aqui estão algumas possibilidades para tirar um curso em universidades conceituadas, como Harvard ou em Yale, sem sair de casa.

A MOOC List é uma plataforma online que agrega e disponibiliza a lista destes cursos gratuitos, acessíveis a qualquer pessoa e disponibilizados “pelas melhores universidades do mundo”. Podes filtrar a pesquisa por cursos leccionados em português e, ainda, por categorias, universidades e tipos de certificados. Se encontrares um curso que te interessa, clique no botão “go to class”, que redirecciona directamente para o site do curso onde te podes inscrever.

A Miríada X é uma plataforma ibero-americana de MOOCS exclusivamente dedicada ao ensino superior em espanhol e em português. Tendo concluído o curso, podes obter gratuitamente um certificado de participação. Pode ainda obter um certificado de conclusão, mediante pagamento da uma taxa de 40 euros. Para tal, é necessário ter completado todos os módulos do curso e actividades obrigatórias incluídas. ISCTE-IUL, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto são as três instituições de ensino superior portuguesas que representam Portugal nesta plataforma.

É uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos. O Coursera disponibiliza centenas de cursos nas mais variadas categorias e conta com 114 entidades parceiras no mundo, entre elas as universidades de Stanford, Princeton, Columbia e Yale. No geral, os cursos são gratuitos. Apenas tem de se registar na plataforma, inscrever-se no curso e esperar que comece. Os cursos são divididos por módulos e compostos por textos, vídeos e testes. Em alguns casos, para aceder a algum material tens de pagar. No final, podes pedir um certificado mediante pagamento de uma taxa. A generalidade dos cursos são leccionados em inglês, mas é possível encontrar aulas traduzidas ou legendadas para outras línguas, como o português.

Trata-se da plataforma de cursos do MIT (Massachusets Institute of Technology). Com cerca 2 400 cursos disponíveis, a OpenCourseWare partilha conhecimento e torna-o acessível a todos. “A ideia é simples: publicar online todo o material relativo aos nossos cursos e torná-los amplamente disponíveis para todos”, afirma Dick K.P. Yue, professor da Escola de Engenharia do MIT. Como tal, não é necessário inscrever-se nem esperar pela data de início do curso. Todo o material está disponível para descarregar, permitindo aos interessados navegar e estudar ao seu ritmo. É totalmente gratuito, porém, não disponibiliza certificados. Esta plataforma também disponibiliza alguns cursos em português.

É a plataforma da Yale University e funciona de forma semelhante ao MIT OpenCourseWare. Disponibiliza acesso gratuito a uma selecção de cursos leccionados por professores e académicos de Yale. “O objectivo do projecto é expandir a todos aqueles que desejem aprender o acesso a materiais educativos”. As palestras de cada curso foram gravadas na Yale University e estão disponíveis em formato vídeo, áudio e texto. Contudo, estas formações não dão direito a qualquer grau académico, crédito curricular ou certificado.

É uma “iniciativa online sem fins lucrativos criada pelas universidades de Harvard e MIT”. No total, a EdX disponibiliza cerca de 1 500 cursos online, acessíveis a qualquer pessoa, de diversas universidades reputadas à escala global, como a MIT, Harvard, Berkeley, entre outras, à semelhança do Coursera. Os temas dos cursos incluem Biologia, Química, Ciências computacionais, Economia ou Finanças. A maioria dos cursos é gratuita. No final, se passar, pode ter acesso ao certificado mediante pagamento de uma taxa que varia de acordo com o curso.

O Udacity é uma plataforma com cursos online especializados na área da tecnologia de informação (TI), que vão desde programação, machine learning até à realidade virtual. Uma das vantagens da Udacity são as parcerias com grandes empresas Tech, como a Google, Amazon ou IBM. Nesta plataforma, existem cursos gratuitos e programas pagos (Nanodegrees). Estes últimos são programas de ensino para profissões altamente procuradas no mercado de trabalho e que garantem emprego quando terminar o curso. Refira-se ainda que a Udacity lançou uma plataforma no Brasil, pelo que é possível realizar cursos em português. Ou seja, existem conteúdos traduzidos, vídeos legendados e possibilidade de efectuar os projectos em português.

OpenupEd

É uma iniciativa liderada pela Associação Europeia de Ensino à Distância (EADTU) com o apoio da Comissão Europeia. Envolve principalmente universidades abertas em Portugal, França, Itália e Espanha, entre outros. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis em 12 línguas diferentes. As matérias vão desde a matemática, escrita de ficção e alteração climática. Quem concluir um destes cursos recebe um certificado de conclusão e um distintivo. Podem, ainda, receber um diploma de fim de curso, cujo preço vai desde 25 a 400 euros, consoante a extensão do curso e a instituição.

A Porto Editora decidiu dar acesso gratuito a todos os alunos dos ensinos básico e secundário à sua plataforma de e-learning Escola Virtual, como forma de diminuir o impacto negativo que a pausa lectiva forçada, mas necessária, possa ter nas aprendizagens nesta fase do ano lectivo.

A LeYa decidiu disponibilizar o Banco de recursos Aula Digital gratuitamente a todos os professores e alunos, para permitir que o ensino à distância seja facilitado.

Para os mais pequenos

Neste momento delicado que estamos a viver, pode ser um desafio manter os miúdos entretidos em casa. Para ajudar, partilhamos com vocês várias contas de instagram e facebook que estão a fazer um trabalho.

  • Histórias para as crianças

Educação para a resiliência, entre crianças, nomeadamente em situaç- ões de crise.

Aulas gratuitas de programação para crianças, da Ubbo

A Ubbu, uma plataforma portuguesa para pôr crianças a programar, oferece acesso gratuito a escolas nacionais do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, forçadas a encerrar devido às medidas para travar a propagação da covid-19. A iniciativa destina-se a todas as escolas, independentemente de já serem utilizadores da plataforma.

Para se inscreverem, as escolas interessadas devem preencher o formulário online. O acesso será totalmente gratuito até, pelo menos, ao próximo mês de Junho.

O conteúdo da plataforma varia consoante a idade dos utilizadores. Para que o ensino em regime remoto seja facilmente adotado, a Ubbu criou conteúdos para as escolas, pais e alunos com ferramentas e instruções especialmente dedicadas a esta realidade.

Cada aula tem a duração de uma hora — a ideia é que os alunos completem uma por semana. Os temas têm por base as metas de desenvolvimento sustentável da ONU, como a erradicação da pobreza e a igualdade de género.

O jogo da Organização das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que pretende entreter os mais novos durante a quarentena.

Webinars e Sessões de formação online

Ciclo de conferências online que aparece numa altura em que as instituições europeias se encontram a discutir qual será o futuro enquadramento do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas para o período 2021–2027.

As conferências contam com um orador convidado que dará início à sessão, à qual se seguirá uma sessão de perguntas e respostas, onde toda a audiência será convidada a participar.

Às quartas-feiras, entre as 14:00 e as 15:00. A participação é gratuita mas necessita de inscrição para pong.pesca@gmail.com de forma a poder receber as instruções de participação.

Uma forma de estar em isolamento social mas manter a conexão com a Natureza é aprender mais sobre o tema. A partir de 24 de Março podes assistir às sessões de educação ambiental, de forma gratuita, da especialista em educação da ANP|WWF Portugal. Adere aos eventos no Facebook para saber mais.

O SPEAK, parceiro da Casa do Impacto, junta-se agora à comunidade online para ajudar a combater o isolamento e promover a criação de redes de suporte através da aprendizagem de línguas, com acesso gratuito e em qualquer lugar!

Malta que faz a diferença a partir do sofá de casa!

Estreia com hero_to_0/

A SKIZO integra a comunidade da Casa do Impacto e transforma plástico recolhido dos oceanos, em ténis customizados.

A partir da próxima segunda-feira, vão transmitir “Talks from home with love”.

As “Thursdays with Impact” são eventos semanais na Casa do Impacto abertos à comunidade, organizados pelos vários parceiros e nos quais se abordam temas alinhados com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

A agenda de eventos da Casa do Impacto continuará activa, por agora num formato online. Consulta aqui os próximos eventos!

--

--

Casa do Impacto
SHARE4IMPACT by Casa do Impacto

In this House we live to cause Impact. Here we believe that entrepreneurship should be social.