Camilla Tsuji
Shawee
Published in
3 min readMar 10, 2018

--

Hackathon Impacta: Aprendendo fora da sala de aula

Mais um hackathon chegou, mas esse é um pouquinho diferente do que estamos acostumados. Desta vez o modelo de hackathon era voltado para a área educacional, trazendo uma iniciativa inovadora e disruptiva, mais especificamente para calouros de uma faculdade de tecnologia, a Impacta.

Por alguns dias, entre tantos eventos, correria do dia a dia e planejamentos, diariamente ficamos ansiosos para ver como seria esta nova experiência. Será que eles estariam realmente interessados em participar desta dinâmica diferente dentro da faculdade? Esta era uma atividade praticamente desconhecida no mundo dos mesmos e aconteceria durante o final de semana.

Até que chegou o dia da oficina de UX que organizamos para já começar a envolve-los um pouquinho no cenário dos hackathons… BOOOM! Mudamos totalmente a forma de pensar. Foi demais, lotamos a sala com a oficina dada pelos devs da H4, Cesar Oliveira e Wendel Nascimento.

Daquele dia em diante soubemos que seria uma experiência totalmente diferente do que imaginávamos. Criamos o grupo com os calouros para facilitar a comunicação e percebemos toda a ansiedade que os alunos estavam a cada dia que passava.

Eis que agora estou aqui escrevendo diretamente do hackathon para contar um pouquinho de como está sendo. ~Finalmente~

Primeiramente, nunca vi uma galera tão animada em um hackathon! Sinceramente, não sei se vocês acreditam nisso ou não, a energia dessa galera tá sensacional!

O desafio deste hackathon é solucionar alguns problemas relacionados a ONG IKMR (I KNOW MY RIGHTS), a única ONG que se dedica especificamente às crianças refugiadas. Hoje as crianças vieram se divertir enquanto a galera estava com a mão na massa para ajudar.

Tivemos presenças super bacanas para palestras, como Alda Rocha, essa mulher é sensacional no UX, e Matheus Catossi, o pêsseguinho da IBM. Os dois fizeram dinâmicas super bacanas para explicar e detalhar os assuntos aos calouros. Ah, claro! As palestras foram sobre Prototipação e UX e Watson APIs com NodeRed. E vale lembrar que antes mesmo das 14h do primeiro dia os alunos já estavam treinando pitchs com suas ideias das dinâmicas!

Agora os mentores não param de ajudar na validação e dar aquele apoio para os times. Ainda hoje terá a oficina com Thiago Costa, da IBM, sobre Aplicações no IBM Cloud.

Durante a madrugada vão rolar aquelas pizzas de lei. A maratona cheia de prototipação e desenvolvimento continua!

--

--