Criatividade requer otimismo

Se você está fazendo algo que ainda não existe, você deve acreditar que aquilo é possível.

Gabriel Nunes
Sh*ft Festival
Published in
2 min readApr 14, 2022

--

Começo desse ano me deparei com um texto do Jason Fried que tocou na alma. Inclusive, tomei a liberdade de utilizar o mesmo título que ele. O texto é pequeno, mas diz exatamente o que eu acredito.

Veja bem, nos idos de 2019, quando eu queria criar não um, mas dois eventos para serem realizados naquele ano, a única coisa que eu tinha era o otimismo. Eu não tinha dinheiro, eu não tinha o local, eu não tinha os palestrantes, eu só acreditava muito na ideia.

O Sh*ft Festival era apenas uma apresentação, de 5 slides.

E isso se dá em muitos outros aspectos do nosso dia a dia. Ser criativo tem sempre a ver com mudança (daí o nome shift, sacou?) e mudar é difícil. Se você acredita, se você tem otimismo, essa mudança fica menos difícil.

Foto da primeira apresentação do Sh*ft Festival, tentando buscar um local para fazer o evento.

Muita coisa mudou desde a primeira ideia do Sh*ft Festival. Ele realmente aconteceu (e foi incrível). Muita gente gostou da ideia e ajudou o evento a sair do papel. Teve gente que deu sugestão de palestrante, teve gente que se voluntariou para buscar palestrante no aeroporto, teve gente que cuidou das redes sociais no dia do evento, teve gente que fez aula de Yoga. No fim, o otimismo inicial virou um otimismo coletivo.

Em 2021, no evento online, fiz praticamente a mesma coisa. Eu tinha a vontade de transformar o evento em algo mais colaborativo, troquei uma ideia sobre o assunto com a Suellen e a Amanda (que na época apresentavam o podcast do festival) e elas curtiram muito. Essa ideia virou um artigo no meu site e dali surgiram várias pessoas incíveis para ajudar na organização.

O otimismo me ajuda a ter esperança na hora de ser criativo, de criar algo novo. Acredito muito, também, que essa energia passa para frente e acaba trazendo coisas boas para que a ideia realmente aconteça.

Portanto, lembre-se. Antes de ser criativo, seja otimista! (Baita frase de auto-ajuda, desculpa por isso).

--

--

Gabriel Nunes
Sh*ft Festival

dev criativo, fundador dos eventos Codecon e Sh*ft Festival