O futuro (e o presente) dos eventos online

Gabriel Nunes
Sh*ft Festival
Published in
2 min readOct 4, 2022

O setor de eventos foi, sem dúvidas, uma das áreas mais afetadas pela crise instaurada pela pandemia do coronavírus. Praticamente todos os eventos que eu conheço foram adiados ou cancelados, por pelo menos 2 anos consecultivos. Mas, muitos deles também decidiram fazer uma edição online. Mas sabe o que é o pior? Ninguém sabia como fazer direito.

Eu já tentei muitas vezes participar de eventos online mas eles não me cativam. Ficar um tempo olhando pra uma tela faz parecer que eu estou em uma reunião com duração de 4 horas. O eventos presenciais proporcionam conexão, bater perna, conhecer lugares e outras coisas que você pode “sentir”.

Por isso eu acredito muito que os eventos online precisam se diferenciar de alguma forma. Ter atividades extras além das palestras proporcionarem conexão entre as pessoas. Usar ferramentas inovadoras permitem “bater perna” até mesmo pelo computador, além de permitir que a gente crie universos mágicos que provavelmente não encontraríamos na vida real.

A fila indiana pra participar da Escape Room que criamos

Imagine você andar pelo evento e dar de cara com um meme em tamanho real, ou com um personagem do seu jogo favorito? Final de setembro rolou a Codecon, um evento organizado pela mesma galera que faz o Sh*ft e foi muito massa.

Fizemos o evento no Gather e todos os feedbacks que recebemos foram incríveis. A ferramenta nos permitiu criar um ambiente personalizado e onde as pessoas conseguiam interagir de verdade, sem necessariamente ficarem paradas assistindo algo sem ter o que fazer.

Eu acredito que, mesmo com a volta dos eventos presenciais, há espaço para eventos online. Mas, precisamos pensar neles muito mais como algo que entretenha os participantes do que algo que os deixe entediados. Temos que entender que essa é a principal magia que um evento traz e temos que focar em não perder isso.

--

--

Gabriel Nunes
Sh*ft Festival

dev criativo, fundador dos eventos Codecon e Sh*ft Festival