A visão de produto

Renato Lochetti
Ship The Value
Published in
3 min readFeb 17, 2020

Para começar, precisamos deixar claro o porquê você precisa ter uma visão de produto. Se ainda lhe resta alguma dúvida, recomendo refrescar a memória com esse texto do louvável Marty Cagan

Nós já trabalhamos em situações onde o produto não tinha uma visão clara e o maior sofrimento é mesmo a falta de alinhamento e as incontáveis horas perdidas em discussões em torno do que deveríamos fazer ou qual caminho deveríamos seguir no futuro próximo. Pode parecer bobagem mas é exatamente nesses cenários em que iniciativas erradas são priorizadas, pessoas saem exaustas e machucadas de discussões pouco inteligentes.

E se você está preocupado com como deveria formatar sua visão de produto, isso pouco importa! Não procure o framework perfeito, pois além dele não existir, você vai perder muito tempo até lá. Comece com o básico e nunca se esqueça: o mais importante é o alinhamento entre todos os stakeholders envolvidos no desenvolvimento do produto . Se você conseguir, alinhe toda a empresa! (Apesar de ser bem complexo alinhar mais de 200 pessoas criativas no mesmo assunto)

Mas para não sair do zero, Roman Pichler tem um framework interessante para você montar sua visão de produto. Mas não se apegue muito aos detalhes, e retire o que não fizer sentido.

Mas eu não trabalho com o produto todo, e agora?

Não tem problema! Se você lidera uma squad e busca um resultado, você provavelmente está atuando em algum pedaço do produto, ou vai criar novos sub-produtos, features ou processos para que consiga atingir o seu objetivo. Crie uma visão para isso! Um exemplo que temos na Loggi (sim trabalhamos na Loggi, num próximo artigo falaremos sobre como é trabalhar com produto aqui) é o Produto de Alocação, que apesar de ser um fragmento de toda experiência e de todo o produto que a Loggi cria, tem uma visão própria. Portanto, sem desculpas!

Mas qual o papel do PM nesse assunto todo?

Já ouvimos dizer que o Product Manager é aquele que cria a visão de produto. Apesar de fazer sentido, isso não precisa ser uma verdade. O Product Manager precisa: (1) criar a visão de produto, caso ela não exista, (2) disseminá-la, caso nem todos bebam dela e mais importante, na nossa opinião — (3) garantir que todos sintam-se donos da visão! É isso mesmo, somente quando todos os envolvidos na criação de produto se sentirem aptos a discutir, modificar, evoluir e cuidar da visão de produto, é que você terá um time de missionários, como diz Marty Cagan, buscando o melhor para o produto e para a empresa: a visão!

Por isso não tem motivos para ser mesquinho ou possessivo nessas horas: Se as pessoas não fizerem parte do processo, você não terá as melhores decisões sendo tomadas no dia-a-dia.

Caso esteja curioso por algumas visões de produto interessantes, tente procurar a do Google, SpaceX e Tesla.

Por fim, mas não menos importante, como saber se seu produto tem uma boa visão de produto? Simples: quando você vir desenvolvedores priorizando tarefas usando a visão como argumento, ou quando você vir designers criando componentes visuais levando em conta algo da visão de produto, ou quando você vir pessoas do comercial, operações ou outras áreas usando alguma parte da visão do produto em alguma conversa, você terá certeza de que ela está boa. Não se esqueça: ela só é boa, se todos se sentirem parte e usarem-na.

--

--