HTML: A base da Web Moderna e sua Importância para a Experiência do Usuário

Time de Acessibilidade
Sicredi Tech
Published in
5 min readMay 2, 2024
Mão feminina toca a tela de um computador com código HTML, que gera uma reação em círculos crescentes em onda.

Por que usar HTML semântico?

Já parou para pensar na importância do HTML na web atualmente? Essa linguagem de marcação de hipertexto é a codificação que estrutura e organiza todos os conteúdos que estão disponíveis na internet. Mas o que significa “semântico”?

A semântica é o estudo do significado e interpretação das palavras na comunicação, seja ela humana ou não. Nesse sentido, o HTML semântico refere-se a marcações usadas para estruturar e dar significado ao conteúdo de uma página, facilitando a interpretação de usuários e outras máquinas como mecanismos de buscas e leitores de tela. Seu papel é garantir uma experiência de navegação acessível, eficiente e intuitiva para todas as pessoas. O HTML nos garante essa navegabilidade fluida por meio das suas tags semânticas, trazendo significado para os elementos interativos, o que possibilitou a incorporação de gráficos, animações e conteúdo multimídia diretamente nas páginas da web, sem a necessidade de plugins externos. A ausência dessa classificação, dificultaria o carregamento desses conteúdos em diferentes navegadores e plataformas.

As tecnologias assistivas dependem da marcação semântica para interpretar e apresentar o conteúdo de forma acessível, permitindo que os usuários com deficiência possam compreender e interagir com o site de maneira eficaz. A documentação do MDN (Mozilla Developer Network) é uma excelente fonte de referência para entender e utilizar as principais tags semânticas existentes no HTML 5. Essa documentação fornece informações detalhadas sobre cada tag, explicando seu propósito, uso adequado e exemplos práticos. Confira o material completo em Elementos HTML.

Além de melhorar a acessibilidade do seu conteúdo, o uso correto do HTML traz benefícios, como: otimização do seu conteúdo no ranking de buscas (SEO), aumento da sua manutenibilidade (código mais limpo, e mais fácil de ler e atualizar) e aumento da compatibilidade do seu conteúdo com diferentes navegadores e dispositivos. Vale lembrar que o HTML é uma linguagem de marcação, não de programação. Isso significa que sua principal função é organizar o conteúdo, determinar a posição dos elementos e controlar sua apresentação visual.

Principais tags semânticas:

A quinta versão do HTML trouxe consigo uma série de tags semânticas que vão além de apenas organizar o conteúdo na internet. Essas tags também desempenham um papel fundamental na acessibilidade dos sites, tornando mais fácil demarcar o conteúdo de acordo com seu propósito, dentre eles:

Estruturação da página:

É fundamental definir duas características da página:

  • <!DOCTYPE html>: assegura que o navegador interprete corretamente sua página.
  • <html lang=”pt-br”>: definir o idioma da sua página garante que tecnologias como leitores de tela e SEO interpretem o conteúdo na língua correta.

Demarcação de landmarks:

Essas tags marcam uma região, criando um ponto de referência. São usadas para marcar blocos importantes que facilitam a navegação permitindo aos usuários acessarem diretamente esses blocos. Os principais landmarks são:

  • <main>: O elemento <main> é uma tag semântica do HTML que tem como objetivo envolver todo o conteúdo principal de uma página. Ao utilizar essa tag corretamente, é possível indicar aos mecanismos de busca e aos leitores de tela qual é o conteúdo mais relevante e central da página.
  • <header>: demarca o cabeçalho de uma página ou seção, onde geralmente ficam logotipos, menus de navegação e títulos de página.
  • <nav>: A tag <nav> é utilizada para marcar a seção de navegação principal de uma página, ou seja, onde estão os links que direcionam o usuário para diferentes partes do site. Ao inserir os links de navegação dentro dessa tag, é possível separar claramente o conteúdo principal do site do menu de navegação.
  • <article>: utilizado para declarar um conteúdo que não precisa de outro para fazer sentido em um documento HTML, por exemplo, um artigo em um blog;
  • <section>: usada para definir seções dentro de um documento, como capítulos, grupos de conteúdo relacionado ou partes de uma página com um tema específico.
  • <footer>: demarca o rodapé de um documento e geralmente apresenta contatos e direitos autorais.
  • <aside>: utilizado quando precisamos criar um conteúdo de apoio/adicional ao conteúdo principal;

Estruturação textual:

As tags de marcação textual dão significado semântico, podendo fazer sentido mesmo quando lido sem estilo (CSS). Por isso, é crucial usar as tags adequadas para títulos, subtítulos, parágrafos e listas, sendo essas:

  • <h1>: Título principal,
  • <h2>: Subtítulos
  • <h3> a <h6>: são títulos secundários, que estruturam o conteúdo e auxiliam o usuário a encontrar o conteúdo principal de maneira mais rápida.
  • <p>: parágrafo normal.
  • <ul>: lista não-numerada
  • <ol>: lista numerada.

Com essas tags, é possível criar uma hierarquia clara e facilitar a navegação de uma forma rápida e objetiva por títulos com o leitor de tela. Além disso, há as tags <strong>, que faz com que o texto seja lido com entonação acentuada e <em>, que faz com que o texto seja lido com ênfase.

Definição de elementos de interação:

São elementos de controle de interface, como botões, links e formulários que quando usados corretamente, facilitam a navegação alternativa, ou seja, apenas por teclado. São elas:

  • <button>: deve ser usado em um componente clicável para realizar ações, como fazer uma busca ou submeter dados.
  • <a>: deve ser usada para navegação por hiperlinks, dentro do conteúdo ou fora.
  • <input>: deve ser usada para campos de inserção de dados.
  • <label>: é o rótulo que deve contextualizar os controle de formulários.
  • <fieldset>: deve ser usada para agrupar opções de um formulário, como checkbox ou radiobutton.

Conclusão

As tecnologias assistivas dependem da marcação semântica, que é uma prática crucial para a acessibilidade da web. Ao utilizar tags HTML semânticas, podemos estruturar o conteúdo de forma clara e organizada, transmitindo informações essenciais sobre o significado e propósito de cada elemento da página.

Como podemos observar, o HTML 5 trouxe diversas vantagens para a web moderna, tornando sites e aplicativos mais acessíveis, interativos, dinâmicos e também, compatíveis com dispositivos móveis. A capacidade de criar layouts flexíveis, facilita a experiência do usuário nesses dispositivos, mas também ajuda na otimização para mecanismos de busca, uma vez que o Google e outros motores de busca priorizam sites responsivos em seus resultados de pesquisa.

Referências

HMTL: Boas Práticas em acessibilidade (MDN)

HTML semântico: Entendendo e utilizando para Web mais significativas (Sujeito Programador)

Como escrever html com acessibilidade (Nina Solon @Medium)

Escrito por @Isa Gardenia Santana, Luisa Cavalheiro e Folgadus.

--

--