Campanha infectou mais de 1,7 milhão de computadores para gerar cliques falsos

Tempest Security
Nov 29, 2018 · 2 min read

Em um esforço coletivo envolvendo o Google, o FBI, a empresa de combate de ad-frauds WhiteOps e um grupo de companhias de segurança cibernética, um amplo e sofisticado esquema de fraudes de anúncios digitais chegou ao fim.

A campanha infectou mais de 1,7 milhão de computadores para gerar cliques falsos usados ​​para fraudar anunciantes online durante anos, o que gerou milhões de dólares em receita para os criminosos. Acredita-se que a campanha de fraude online, apelidada de 3ve (pronuncia-se “Eve”), esteja ativa desde 2014, mas sua atividade fraudulenta cresceu no ano passado, transformando-a em um negócio de grande escala e rendendo mais de US$ 30 milhões aos criminosos.

“Os fraudadores tentam produzir tráfego falso e inventários fraudulentos de anúncios para levar os anunciantes a acreditar que seus anúncios estão sendo vistos por usuários reais e interessados”, disseram os pesquisadores da WhiteOps.

No mês passado, o FBI apreendeu 31 domínios de internet e 89 servidores que faziam parte da infraestrutura 3ve. Na terça-feira (27), o Departamento de Justiça dos EUA indiciou oito pessoas supostamente envolvidas nos golpes de publicidade on-line, que incluíam cinco cidadãos russos, um da Ucrânia e duas pessoas do Cazaquistão. Três deles já foram presos.


Artigo originalmente publicado no aplicativo Tempest Soundbites, disponível para clientes da Tempest em versões para Android e iOS. Para obter uma credencial, fale com seu gerente de relacionamento.

SideChannel-BR

Notícias e análises sobre segurança da informação produzidas pela equipe e por amigos da Tempest Security Intelligence

Tempest Security

Written by

Empresa líder no mercado brasileiro de segurança da informação e combate a fraudes digitais, atuando desde o ano 2000.

SideChannel-BR

Notícias e análises sobre segurança da informação produzidas pela equipe e por amigos da Tempest Security Intelligence

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade