3D muito além do convencional

Samuel Braga
SiDi Design
Published in
6 min readOct 11, 2022

Com a popularização da utilização do 3D nas últimas décadas, essa tecnologia passou a ser utilizada por áreas muitas vezes não correlatas ao mercado tradicional de arquitetura e design. Hoje em dia, passou a ser utilizada também por profissionais que, em um passado não tão distante, não imaginavam que pudessem usufruir desse tipo de recurso.

Utilização 3D na Engenharia

A engenharia é um campo que utiliza o 3D há um pouco mais tempo. Porém, o 3D era utilizado majoritariamente em papel impresso, para a pré-visualização de resultados através de figuras tridimensionais que poderiam vir a ser alcançados na realidade. Hoje, esses protótipos são virtuais e podem esclarecer uma série de questões da engenharia, como simular o funcionamento de sistemas montados, prever e corrigir problemas e fazer o planejamento correto de processos de fabricação e estruturação.

Imagem Construção

Entre alguns dos benefícios da utilização 3D para Engenharia

a) Auxilia o gerenciamento de produtos com mais rapidez e precisão, com validação e ressignificação das métricas;

b) Conciliação de inovação, criatividade e praticidade;

c) Melhorar as elaborações de produtos, dimensionamento de peças e componentes, além de análises térmicas, estruturais, magnéticas, fluidodinâmicas, dentre outras, tornando os projetos mais confiáveis, eliminando potenciais erros de processos;

d) Mais segurança para os canteiros de obras via modelo digitalizado das instalações e estruturas utilizadas, prevendo e evitando possíveis acidentes;

e) Diminuição do tempo gasto nas etapas, fazendo aumentar o grau de competitividade de um negócio.

Utilização do 3D no atendimento de saúde

Tanto na medicina, quanto na Odontologia, a tecnologia 3D vem cada vez mais ganhando espaço e já é um dos principais pontos de estudo dos profissionais. A utilização vai muito além das inovadoras impressões 3D, pois já se vê a utilização de realidade virtual e aumentada, o que traz uma gama de novidades e facilidades para auxílio do atendimento.
A criação de arquivos digitais, exames de diagnóstico por imagem, scanners intraorais (que conseguem ler toda a anatomia da boca) e precisão meticulosa, também são exemplos da sua utilização.

As vantagens beneficiam não somente os profissionais, mas principalmente os pacientes, ou seja, tem tudo para ganhar cada vez mais força e espaço no mercado atual. O profissional ganha no quesito produtividade, pois consegue entregar com ainda mais rapidez e diminuir o aparecimento de muitos problemas.

Além disso, sua rentabilidade aumenta e o reconhecimento do seu trabalho também, pois naturalmente entrega um trabalho com uma qualidade superior.

a) Precisão e eficácia

Modelos 3D em odontologia

Com os modelos em 3D, o dentista consegue ter uma visão mais objetiva e ampla de toda a boca e das suas estruturas.

b) Rapidez e agilidade

Modelos 3D em odontologia

Com a utilização de scanner intraoral, o profissional consegue, em menos tempo, ter uma visão panorâmica dos dentes do paciente e ainda com a ajuda do softwares auxiliares, escolher e planejar o melhor tratamento a ser seguido.

Dessa forma, diminuem também as consultas ao dentista, pois os procedimentos podem ser feitos em menos visitas do que é exigido pelo jeito convencional, mas ao mesmo tempo te permitem cobrar mais pelo atendimento. Já que sua tecnologia 3D na odontologia faz um dentista mais dinâmico e eficiente.

Já na medicina, a holomedicina nada mais é do que uma Telemedicina 3D interativa e baseada em hologramas. Várias empresas e Centros de Atendimento remoto já estão utilizando kits holográficos de Mixed Reality (hololens), tentando melhorar a relação médico-paciente durante uma teleconsulta clínica. A combinação de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada pode viabilizar uma imagem tridimensional que permite ao médico executar várias práticas adicionais ao seu teletrabalho ambulatorial.

Imagem holomedicina

Antes da Covid-19, a maioria das aplicações médicas em ambientes-3D estava centrada no treinamento educacional e em algumas poucas práticas que requerem dispositivos holográficos. Como a pandemia tornou a consulta virtual algo rotineiro, as aplicações em holomedicina estão pegando carona nesse técnica digital. O principal diferencial da estrutura holomédica é a possibilidade de holoportação, quando um médico (ou paciente) localizado em um determinado local pode estar “presente como um holograma” em outro.

A Telemedicina 3D proporcionará aos pacientes e médicos uma experiência real, face a face, estejam eles em sua residência, num Centro de Saúde ou em uma clínica ambulatorial. A holomedicina trará mais clareza e compreensão ao atendimento remoto, melhorando a satisfação do paciente.

A realidade aumentada (AR) difere da realidade virtual (VR), pois esta cria um mundo 3D que desassocia completamente o usuário da realidade. Já em AR os usuários não perdem o contato com a existência real. Essa característica distinta mostra porque AR será uma força propulsora nas aplicações sanitárias em 3D Telepresence, que nada mais é do que um atendimento 3D interativo e baseada em hologramas.

São imbatíveis as imagens dinâmicas em 3D dos órgãos humanos quando passeiam no espaço à frente do médico.
Já na psiquiatria, a realidade virtual está sendo bastante utilizada para tratar pacientes que têm fobias, como medo de andar de avião, de ficar em alturas elevadas ou visualizar aranhas e baratas. O desenvolvimento da cognição social nas pessoas com autismo também é outra área de utilização de 3D e Realidade Virtual, em que os pacientes autistas são colocados em situações em que necessitam interagir com outras pessoas, como fazer compras em um supermercado. Enquanto isso, as ondas cerebrais são monitoradas e os médicos podem compreender melhor como essas pessoas se sentem em situações reais, identificando oportunidades de intervenção e propondo tratamentos adequados.

Ter a sensação de saber como é envelhecer, como não ter partes do corpo, como se locomover, como é ter um infarto agudo do miocárdio também podem ser reproduzidas por essa tecnologia.

Utilização de 3D na Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é um sistema ou máquina que imita a inteligência humana. Essa tecnologia é capaz de aprimorar ou realizar tarefas com base nos dados que coleta. Isso é possível por meio do Machine Learning and Deep Learning, que são dois conceitos ligados à inteligência artificial. Esses sistemas são responsáveis por analisar uma grande quantidade de dados e, fazendo uso de redes neurais, treinar um modelo inteligente a encontrar a solução de um problema.

Imagem IA

Outra tecnologia que envolve o treinamento de algoritmos de IA e permite a criação de objetos 3D a partir de fotos 2D é a Neural Radiance Field (NeRF). Essa tecnologia consiste em gerar cenas 3D usando fotos de um ambiente em diversos ângulos. Apesar da renderização da cena demorar alguns segundos para ser processada, o treinamento da rede demora algumas horas.

Os motores gráficos como Unity e Unreal também entram na corrida para implementar soluções de IA que otimizem a renderização de cenas. Unreal apresentou recentemente uma tech demo do Matrix Awakens.

Na demonstração do poder da nova engine de game, é apresentada uma mistura de vídeo reais com imagens criadas por computador, na qual não conseguimos distinguir o que é real do que foi renderizado por computação gráfica. Durante o desenrolar do jogo de mundo aberto, toda a cena é renderizada em tempo real, computando as informações de sombra, iluminação e reflexão da luz.

Imagem NVIDIA

Concluindo, a utilização da tecnologia 3D apresenta um avanço e uma imersão nova para o público. Seja qual for sua área de atuação, deve-se sempre estar antenado ao que essa tecnologia pode agregar em sua formação como profissional. Os avanços delas são cada vez mais rápidos e impactantes na sociedade.

Conteúdos complementares:

https://www.gnatus.com.br/o-que-e-a-tecnologia-3d-usada-na-odontologia-e-quais-suas-aplicacoes-praticas-blog/#:~:text=Com%20os%20modelos%20em%203D,precis%C3%A3o%20e%20efic%C3%A1cia%20aos%20procedimentos.

https://www.pptasaude.com.br/noticias/10621/telemedicina-3dholograma-do-paciente-dentro-do-ambulatorio-medico/

https://www.atlantico.com.br/como-a-tecnologia-3d-pode-caminhar-junta-com-a-inteligencia-artificial/

https://digital.hospitalar.com/pt-br/ti-inovacao/telemedicina-3d-holograma-do-paciente-dentro-do-ambulatorio-medico

https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial/

http://gaengenhariadeestruturas.com.br/

--

--