Como iniciativas de design podem contribuir para o desenvolvimento de um time

Raquel Roverssi
SiDi Design
Published in
4 min readDec 20, 2021

Nesse ano de 2021 nós designers do SiDi, tivemos novas iniciativas implementadas dentro do nosso time. Observar essas dinâmicas, me fez refletir sobre como nosso time acaba sendo impactado por elas.

fonte: Freepik

Todo mundo sabe que nas empresas, cada time de Design é diferente. Alguns podem ser grandes, onde existam diversos projetos sendo trabalhados, e em outros podem ter menos integrantes e atuarem em projetos menores.

Cada time engloba designers com backgrounds e experiências diferentes, seja com profissionais que migraram de outras áreas, designers júniores que estão iniciando a carreira e ávidos por conhecimento e também contam com designers sêniores ou plenos com mais tempo de casa/experiência de mercado. Logo, todos esses aspectos refletem e englobam a maturidade do time, e também consequentemente, no seu desenvolvimento.

As iniciativas são um passo interessante e importante na construção pois ajudam a moldar e desenvolver as habilidades de cada integrante, o que acaba por impactar o time como um todo. Iniciativas de leitura — por exemplo — podem contribuir para a construção e progresso de debates, ao mesmo passo que auxilia no repertório de assuntos e conhecimentos dos designers em diferentes senioridades.

Apresentações para o time sobre tópicos que englobem o interesse comum dos integrantes, também estimula não apenas o debate, mas as habilidades de comunicação de quem fala, e também de quem ouve.

Em um dos debates dentro da iniciativa do Clube do Livro que temos aqui na equipe, a frase que mais me marcou foi dentro da temática de Liderança:

“Liderança é mais sobre ouvir, do que falar”

- por Daniele Zandoná

Ou seja, todos, não importa qual seja seu nível de senioridade, estão constantemente se desenvolvendo.

Uma outra iniciativa que podemos citar como exemplo, é o recebimento de feedbacks, seja através de seções 1:1 (one an one) ou através de uma reunião semanal sobre status do projeto, seja entre os integrantes que atuam na mesma linha e frente, ou de designers que não estão trabalhando no mesmo projeto, mas que estão o na mesma área.

Muitas vezes uma terceira opinião, de alguém de “fora” do projeto, pode ser muita rica e útil na revisão de passos e ações tomados durante a entrega da sprint de projeto, por exemplo.

Aqui no SiDi temos iniciativas dentro do time de Design com o objetivo de treinarmos nossas habilidades a fim de construir experiências positivas, nos preparar para possíveis possibilidades de apresentações fora da empresa, além de construir nosso background e uma base interessante para nossa carreira como designers.

Dentre as que citei aqui temos:

  • UXBAR : Iniciativa que visa trabalhar a comunicação e habilidades de falar em público, com apresentações e debates sobre o tema escolhido pelo apresentador/designer do time ou até mesmo um convidado de fora da empresa, além disso, serve para disseminar e evangelizar os conhecimentos na área de Design.
  • Design Review: Aqui os designers do time apresentam sobre algum ponto de desenvolvimento de projeto, que sentem que precisa de um refinamento, uma melhora para o resto do time. Estes após a apresentação são convidados a darem feedbacks de melhoria de acordo com o que viram e estudaram na apresentação e nos protótipos disponibilizados pelo designer do projeto em questão.
  • Clube de Leitura: Nessa iniciativa cada tema foi sugerido pelos designers do nosso time através de uma pesquisa, para descobrir quais seriam os temas que nosso time gostaria de estudar e discutir. Com isso desenvolvemos nossas habilidades de comunicação, trocamos conhecimento, geramos insights e opiniões sobre determinado assunto e disseminamos um pouco do conhecimento que adquirimos na leitura e no debate.
  • Blog: Através do blog podemos mostrar sobre o nosso trabalho e compartilhar nossos conhecimentos para o público de fora, sejam pessoas que já atuam como designers, ou até mesmo as que não conhecem nada sobre a área. Além disso, conseguimos compartilhar sobre nosso aprendizado, trabalho e vida em time..
  • Eventos Internos (Semana do Design): Ter eventos internos pode ajudar o time de design a desenvolver tópicos, postagens, artigos, apresentações sobre o trabalho que fazem dentro da empresa, contribuindo assim para que outras áreas conheçam mais sobre a os integrantes, a equipe como um todo e o que eles fazem dentro de projetos por exemplo. Além disso, os eventos também podem focar no público interno da empresa, ou fora dele, divulgando não apenas sobre o trabalho da equipe de design, mas também sobre a empresa onde eles atuam.

Para finalizar o texto, gostaria de deixar aqui, dicas que na minha opinião, podem ajudar a construir iniciativas de desenvolvimento para um time:

  • Através de pesquisas internas, entenda quais os pontos fortes e fracos do time.
  • Mapeie quais as habilidades que cada designer possui conhecimento e experiência prática.
  • Desenvolva também se achar interessante, uma pesquisa para entender o que é esperado que o time de design realize de trabalhos e entregas dentro da empresa.
  • Com os pontos discutidos e os dados coletados, se reúna com o time para entender a opinião de cada designer e encontrarem uma solução que possa contribuir para todos os integrantes. E também definam um método para coleta e medida de resultados ao longo de 1 ano (por exemplo).
  • E a mais importante: Mãos a obra! Coloque o desenvolvimento dessas iniciativas em prática, teste o andamento de cada uma e observe o impacto que irá causar no time de acordo com os resultados coletados.

Agora eu fiquei curiosa… me conta aqui o que você, como designer ou líder, tem feito para ajudar o desenvolvimento e crescimento do seu time?

--

--