Design de Produto e suas áreas de atuação

Raquel Roverssi
SiDi Design
Published in
5 min readSep 9, 2021

Para quem deseja saber qual a profissão vai seguir no mercado de trabalho quando está escolhendo o curso da faculdade, ou até mesmo para quem está migrando de carreira, as áreas que cada profissão contém, são infinitas. Tudo depende muito do que você está buscando para o seu futuro, ou para o seu momento profissional.

O Design tem diversas áreas de trabalho e, dentre elas, as mais conhecidas são:

- Design de Interiores

- Design Gráfico

- Design de Moda

- Design de Jogos

- Design Mobiliário

- Design Digital

Além das que citei acima, também engloba o tema principal desse artigo: Design de Produto.

Com a área de Design de Produtos Digitais e UX em crescimento nos últimos anos, é perceptível que ainda exista confusão nas definições de papéis e atuações, principalmente para os iniciantes na área.

Por esse motivo, quis abordar sobre as áreas de atuação em Design de produto. Assim, você que está querendo migrar de área, ou até mesmo iniciando nessa carreira profissional, vai poder entender quais os papéis e atividades de um designer de produto. Dessa forma, quem sabe, você terá a chance de saber qual área se identifica mais e acabar focando seus estudos e desenvolvimento profissional.

fonte: freepik

UI Designer:

Este profissional tem como objetivo cuidar da parte estética/visual de um produto ou serviço, tornando-os atraentes, intuitivos e fáceis de usar. Ele se preocupa com a forma, cor, contraste, hierarquia visual dos elementos, espaço em branco, dentre muito outros tópicos que envolvem essa disciplina. Logo, entende-se que a parte visual de um produto é muito importante para que o mesmo seja compreendido por quem irá usá-lo, e uma vez compreendido, ele se torna agradável de ser usado pelas pessoas. Com isso, se torna um sucesso e até mesmo um objeto de desejo dentro do mercado.

O designer de interface trabalha juntamente com o designer de experiência do usuário (UX Designer), pois dessa forma é que ele consegue entender o planejamento do projeto, qual o foco e estratégia que a empresa/cliente quer trabalhar, para assim construir uma interface/produto que agrade aos usuários e estimule-os a usar.

O sucesso do trabalho do UI Designer terá como resultado, por exemplo: conversão de usuários dentro de uma plataforma, o encantamento de clientes e, consequentemente, o fortalecimento da empresa no mercado.

O que ele pode fazer no seu dia a dia:

Construir protótipos de média fidelidade para liberação de um MVP (mínimo produto viável) e/ou para um produto final.

Interface do produto/serviço com aplicação de cores, botões, hierarquia, informações textuais.

  • Trabalhar com softwares de prototipação:
  • Adobe XD
  • Figma
  • Sketch
  • Protopie
  • Invision e Invision Studio.
fonte: freepik

UX Design:

O UX Designer é responsável pela interação do usuário com o produto. Ele tem como foco projetar experiências agradáveis para produtos/serviços, sejam elas interfaces digitais ou produtos físicos. Além disso, devem ser fáceis e intuitivas de serem usadas pelo público/usuário. Dentre os tópicos que ele trabalha estão:

  • Motivações do usuário em usar um produto.
  • Buscar resolver o problema do usuário trazendo a solução através do produto/serviço.
  • Estudar e atender as necessidades do usuário/público-alvo.

Áreas de atuação em UX Design:

A área de UX Design é bastante ampla e possui outras áreas dentro dela. Explicarei cada uma delas a seguir:

  • UX Researcher:

Responsável pela pesquisa com os usuários, esse profissional elabora e executa pesquisas, tem como foco a identificação de comportamentos, necessidades, motivações e dores do público-alvo (usuários). Ele observa, analisa e mensura os dados recolhidos, sempre alinhando com a estratégia do time/empresa envolvido.

  • Arquiteto de Informação:

O arquiteto de informação fica responsável por estruturar o conteúdo de um website ou de um aplicativo, deixando estas ferramentas “organizadas” de maneira clara para uma interação e experiência agradável para o usuário.

Ele tem como base o resultado das pesquisas e testes realizados pelo UX Researcher. O objetivo do arquiteto de informação é atender as expectativas do usuário em relação a organização das informações na interface.

  • UI/UX Developer:

O UI/UX Developer possui a atuação em ambas as áreas, como designer UX/UI e como Desenvolvedor (trabalha com código) na área de programação.

  • Analista de Usabilidade:

O analista de Usabilidade tem como foco a usabilidade das interfaces. É ele quem garante que todos os produtos sejam “amigáveis” ao usuário (ou seja, fáceis de usar, onde a pessoa que está manuseando ou usando o produto/serviço se sente bem), assim como também tem que estar sempre atento na interação e na experiência do usuário com o produto/serviço.

  • UX Writer:

Esse profissional é responsável pelo texto que o usuário encontra nas interfaces de produtos ou serviços, sempre levando em conta e dando atenção para o público-alvo, para garantir que a experiência de uso e a jornada do usuário seja positiva.

O UX Writer trabalha com UX, Copywriting (definição) e Branding, para que assim ele possa projetar o tom de voz ideal para que o seu público-alvo entenda a informação ao interagir com o produto/serviço e que esteja ligado diretamente com a estratégia da marca/empresa.

fonte: freepik

Product Design:

O Product Designer (Designer de Produto) atua de ponta a ponta em um projeto.

Mas como assim, Raquel?

Esse especialista vai de ponta a ponta em um projeto de UX, ele atua em todas as etapas, desde o início até o final, como por exemplo:

- Levantamento do problema, dos dados e da busca pela solução.

- Criação.

- Interação com o usuário.

- Lançamento, acompanhamento no mercado e como o produto irá se desenvolver.

Ou seja, ele participa das frentes de UX/ UI Design e atua com produtos digitais, e tem o foco voltado aos negócios e metodologias ágeis também.

Espero que este texto possa ter trazido a você mais clareza quanto as áreas de atuação que temos dentro do Design de Produto e que você possa, quem sabe, ter escolhido qual a área que mais combina com seu momento ou perfil profissional.

Referências:

https://medium.com/aela/ferramentas-de-ux-ui-design-para-você-conhecer-em-2021-6804924a0f85

https://www.digitalhouse.com/br/blog/diferenca-entre-ux-e-ui

--

--