O GPregões
Em um passado não muito distante a SIEDOS (naquele tempo, Password Informática) se lançou ao desafio de implementar uma solução para licitações do tipo pregão presencial, que fizesse a gestão completa todo o processo de compra de forma simples e eficiente.
Nascia assim o GPregões, que está presente até hoje no portfólio de Sistemas da SIEDOS.
O início
A solução originalmente foi desenvolvida para o Tribunal de Contas dos Municípios-GO, em conjunto com a equipe de compras e licitações e teve sua primeira versão lançada em 2008.
O conjunto de suas funcionalidades trazia grande economia de tempo e recurso para o setor de compras e para os licitantes.
Por exemplo, uma licitação grande de compra de medicamentos, antes levava até 5 dias e exigida a presença dos representantes na cidade em que se realizava. Com o GPregões, esse tempo caia para 1 dia, em média.
A importação da planilha de credenciamento e proposta acelerava a fase preparatória de credenciamento.
A gestão visual da etapa de lances permitia que o Pregoeiro (nome dado ao servidor responsável) conduzisse o processo em busca do melhor preço.
Por fim, a ata circunstanciada do pregão era gerada automatizada, editável, ao vivo e sem erros. Bastava acrescentar se havia alguma ocorrência, imprimir e passar para que todos assinassem.
Esses resultados fizeram com que o sistema logo ficasse muito famoso no mercado, tornando-se referência em qualidade.
Consolidação
Por ter sido implementado 100% desktop, o GPregões ganhou popularização principalmente em prefeituras de municípios com menor número de habitantes.
Um dos motivos para tal é que muitas dessas cidades mais remotas dispunham de acesso precário a internet e não podiam contar com esse recurso.
Assim, nosso “departamento comercial” fez um giro pelas cidades do interior goiano, visitando prefeituras e demonstrando as conveniências do sistema. Para mencionar, algumas, Jataí, Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Trindade, entre outras, já foram nossos clientes.
Na sequência, vieram a os contratos com o Ministério Público e com o Tribunal de Contas de Goiás, atestando a confiabilidade e possibilitando assim romper fronteiras do Estado.
Apesar de simples, o GPregões representou um importante impacto positivo para a SIEDOS, possibilitando a expansão da marca aliada a um sistema de qualidade inquestionável.
Atualmente
No ano de 2020 o GPregões ainda continua com contratos em vigência em 69 municípios entre Goiás e Tocantins.
A última funcionalidade desenvolvida para o GPregões foi a geração automática do colare, implementada em grande parte pelo Dhyego para atender a determinação de prestação de contas do TCM-GO.
Nosso suporte continua trabalhando para dar apoio apenas no uso da ferramenta, já que está praticamente consolidado e não gera muita alteração de código.
Apesar da grande demanda por sistemas de pregão eletrônico, algumas prefeituras ainda adotam o modelo presencial para casos em que justificam a contratação de fornecedores locais, da mesma cidade ou região.
E quando se fala em pregão presencial, o GPregões continua sendo a melhor opção do mercado.
Hoje temos muito orgulho de ainda contar com o GPregões no nosso catálogo e um carinho pelo bom serviço prestado para a administração pública.