Por dentro do eGESP
Em todos esses anos de atuação junto a administração pública, a evolução da solução integrada de Gestão de Pessoas da SIEDOS seguiu buscando caminhos para que pudesse crescer cada vez mais se tornar uma solução completa.
De um começo raiz no desktop, o GP Password tornou-se hoje um complexo conjunto de tabelas, linhas de códigos, controllers, visões, portais, e funcionalidades integradas que contemplam diversos setores de uma instituição.
A cada novo projeto, novos módulos foram desenvolvidos, tecnologias foram incorporadas e um ou outro ajuste foi necessário, o que deu origem a nomenclaturas e definições correspondentes ao vários sistemas que o compõe.
Mas afinal qual a diferença entre “GP”, “eGESP”, “SRH”, “Portal da Transparência”? É uma dúvida muito comum entre nossos usuários e até pra quem chegou recentemente na empresa.
Por isso, nesse artigo, vamos tentar mostrar quem é quem, tendo por inicio a visão geral do eGESP e posteriormente diferenciando seus sistemas.
O Todo
eGESP — Solução Integrada de Gestão de Pessoas, é o nome utilizado nos projetos mais recentes para designar a solução completa. Ou seja, o conjunto dos módulos e sistemas que, trabalham ao mesmo tempo, acessam o mesmo banco de dados e é uma das soluções que compõe o portfólio da SIEDOS.
Portanto é a evolução do GP (ou “GP Password”), que foi o nome das primeiras versões desktop do sistema de folha de pagamento.
O eGESP é composto pelo SRH, o portal Web, o mobile, o portal de transparência, o portal externo e a API.
Para facilitar, podemos imaginá-lo como um dado comum, de seis faces (d6), onde cada uma delas correspondendo a uma visão diferente da mesma solução.
Assim como um dado tem seis faces, o eGESP também tem (atualmente) seis sistemas. E assim como o dado é uma unidade, o eGESP também é um só.
Cada uma dessas faces, ou visões, desempenham funções separadas dentro da arquitetura do sistema principal, atendendo a diferentes necessidades dos nichos de cada órgão.
As faces
As principais características , funcionalidades e módulos dos sistemas que compõe o eGESP são explicados a seguir:
- eGESP SRH: Sistema de Recursos Humanos, cujo o acesso normalmente é restrito ao departamento de Gestão de Pessoas do órgão (recursos humanos e folha de pagamento). Módulos principais: Registros Pessoais, Registros Funcionais, Folha de pagamento, Relatórios gerenciais, SEFIP, RAIS, DIRF, e-Social, entre outros.
- eGESP Web: Portal amplo e acessível a todos os servidores do órgão. É o que possui maior variedade de módulos. Engloba as funcionalidades dos gestores e do setor de RH, no que tange os fluxos de solicitações e as funcionalidades de requisição (substitui o “balcão”). Módulos principais: Contracheque, Margem Consignada, Diárias, Férias, Afastamento, Avaliação de Desempenho, Frequência, Vida Funcional.
- eGESP Mobile: Aplicativo para Android e iOS, acessível a todos os servidores e com algumas das funcionalidades do eGESP Portal. Módulos principais: Contracheque, Comprovante de rendimentos, Frequência, Saúde, Férias, Crachá.
- eGESP Transparência: Portal de transparência com informações abertas ao público, sobre força de trabalho e em acordo com a lei nacional de transparência. Módulos principais: Força de Trabalho, Últimas Notícias, Projetos e Ações, Equipes.
- eGESP Externo: É o um sistema/portal especial que apresenta funcionalidades exclusivamente voltadas para pessoas externas ao órgão, que não fazem parte ou ainda não fazem parte, mas que por algum motivo precisam ter acesso e fazer algumas ações. Como por exemplo um estagiário que precisa se cadastrar antes de começar a desempenhar suas atividades, ou um pensionista que precisa consultar seu contra-cheque e comprovante de rendimentos. Módulos Principais: Nomeação, Estagiário, Terceirizados e Pensionista.
- eGESP API: É como uma porta de entrada que conecta (através da disponibilização de dados) a base de dados principal com o eGESP mobile, com algum outro sistema do órgão ou com qualquer outra nova “face” que venha a ser desenvolvida no futuro, sendo essa a sua principal funcionalidade.
Conclusão
Por mais simples que pareça, entender essas diferenças pode ser crucial ao bom entendimento e na comunicação efetiva do que é a principal solução da SIEDOS.
Embora a arquitetura completa do eGESP seja mais complexa, essas definições são bastante úteis para se apresentar a solução para quem ainda não a conhece.