Filmmakers e criativos, sorriam: Coisas legais de GRAÇA

Original por Ashim D'Silva

A vida de produção não é fácil. Se você trabalha com texto, imagem, edição, criação no geral, sabe que é sempre útil ter a mão ferramentas que ajudem e poupem tempo.

Vamos e convenhamos, todo mundo gosta de coisas de graça. Elaboramos aqui uma lista de plataformas, ferramentas, presets e downloads que podem ser úteis em todas as etapas dos seus projetos.

1. Celtx — Roteiro

O Celtx é uma plataforma para escrita e composição de roteiros, mas também se intitula um all-in-one production studio. Disponível em inglês, é uma ferramenta sólida para rápida formatação e distribuição de roteiro.

A conta gratuita permite usagem completa da ferramenta de concepção de roteiro e já tem funcionalidades colaborativas. Os planos pagos vão de $9 a $39 por mês e tem diversos tamanhos e necessidades.

O Celtx também vem sendo usado mais em certas agências de publicidade, então pode ser que seja um diferencial na hora de contratar. Vale a pena crir uma conta e testar:

2. YouTube Audio Library — Áudio & Trilhas

https://www.youtube.com/audiolibrary/music

Mais uma das bençãos do mundo moderno, o YouTube tem um banco de dados de trilhas, músicas e ambientações gratuitas para uso. Só baixar e creditar quando necessário.

Para baixar, basta ter uma conta no YouTube. São adicionadas novas músicas frequentemente.

https://www.youtube.com/audiolibrary/music

3. DaVinci Resolve — Edição

https://www.blackmagicdesign.com/br/products/davinciresolve

Sem rodeios, a gigante Blackmagic Design libera desta forma o DaVinci Resolve 12.5 de forma gratuita. Como eles fazem o favor de descrever, a suíte é de fato uma das mais usadas nas produções ao redor do mundo. É característica pela sua produção em nodes e excelência em colorização.

É a base do produto atual, DaVinci Resolve 14. Vale de estudo (:

4. PremiumBeat Presets — Grading

https://www.premiumbeat.com/blog/category/free-for-video/

O blog do site PremiumBeat disponibiliza uma verdadeira biblioteca de conhecimento. Além de tutoriais e notícias do mercado, é possível encontrar vários presets interessantes, como:

Premium Grades

O pessoal lá divulga muito material para edição e colorização, assim como ideias para videografia de casamento ou pacotes de LUTs.

Explore o blog:

5. Mitch Martinez — B-Roll

http://mitchmartinez.com/free-4k-red-epic-stock-footage/

Com uma épica seleção de mais de 1577 arquivos de vídeo, o diretor de fotografia Mitch Martinez libera gratuitamente arquivos brutos de filmagem em 4k.

O diretor libera as filmagens para uso de acordo com os termos, e licença de acordo com solicitação. É gratuito e liberado para diversas formas de uso, só avisar. (:

6. Hootsuite — Controle de Mídias Sociais

qhttps://hootsuite.com/

O Hootsuite é uma plataforma criada por Ryan Holmes em 2008 quando se viu precisando gerenciar várias contas de mídias sociais em seu então emprego na Invoke Media.

A ferramenta evoluiu muito desde então e hoje fornece um completo acesso e monitoramento de diversas quantidades de contas, dependendo do uso que você precisa. Os planos gratuitos, como sempre, oferecem algumas funcionalidades apenas. Mas já ajuda bastante!

7. Slack — Comunicação de Equipe

https://slack.com/

Comunicação é uma das chaves para qualquer projeto ou empreendimento. Talvez por isso que o Slack use em suas campanhas slogans como os da foto: "Where work happens".

O aplicativo permite criar canais de comunicação agéis para times. Salas de chat colaborativas, chamadas de vídeo e áudio, espaço de disco na nuvem, o Slack fornece diversas ferramentas para agilizar o trabalho em equipes de criação.

8. Unsplash — Curadoria de Imagem

https://unsplash.com/

Literalmente não tem como ser mais simples: O Unsplash é um site de curadoria de fotografia para uso livre. Eles tem como missão tornar-se a comunidade mais inspiradora do mundo e fazem isso compartilhando material de alta qualidade gratuitamente.

A usagem do Unsplash é a coisa mais simples: você digita um tema e vários tipos e abordagens de diferentes fotógrafos surgirão. Aí é só escolher a foto mais apropriada e usar livremente em suas ideias de marketing.

E é isso, ponto final. O site explica que as fotos ali são de alta resolução e liberadas sob a licença Creative Commons Zero.

9. Trello— Organização

https://trello.com/

Organizar-se não é tarefa fácil. Quanto mais trabalho vem na sua direção, às vezes pode faltar uma ferramenta para que as coisas fiquem mais claras visualmente. O Trello trabalha nesse sentido.

Com sua funcionalidade de cartões e uma flexibilidade de uso incrível, a plataforma permite que uma pessoa gerencie suas tarefas ou então que uma equipe planeje em sincronia real time. O Trello deixa você visualizar todo o projeto em um só lugar, de uma forma fácil e móvel.


E então, foram úteis as ferramentas? Alguma a acresentar? É sempre bom aprender novas coisas.