Pedro Ramos, o Toledo, define: “Estamos vivendo a melhor geração do rock nacional”

Foto por Wellisson Ribeiro

Lançado há 20 anos, o álbum “Transpiração Contínua e Prolongada” do Charlie Brown Jr rompeu fronteiras e fez a apresentação de uma das bandas mais aclamadas do país. Com repertorio repleto de hits, o álbum teve 250 mil cópias vendidas e assim dando uma nova cara para o rock nacional.

Nos últimos anos, entretanto, o retrato do rock vem mudando diariamente. Ele voltou a suas origens de palcos pequenos e seu público fiel vem o sustentando. Atualmente, é representado por inúmeros estilos sonoros e formatos nada convencionais. Em geral, as bandas vêm trabalhando temas mais homogêneos ligados a liberdade, pluralidade e política.

Por isso, Pedro Ramos, vocalista e guitarrista das bandas Supercombo e Tópaz, falou para a Silva Home Reads sobre o atual momento do rock nacional. Ele destaca, que a diversidade de estilos no cenário vem abrangendo um público maior e sem preconceitos. Tendo uma geração mais plural e cativa.

Indagado sobre os valores atualmente atribuídos, o músico remete a diversidade de estilos que compõe a cena nacional. “Hoje, você pode tocar em um festival para quinhentas pessoas tendo uma polarização de bandas gigantesca. Vivemos uma geração muito ativa e preocupada com o que as bandas estão passando”.

No ponto de vista do guitarrista, o atual movimento das bandas nacionais é mais coeso que os anteriores. Para ele, as bandas atualmente vêm se destacando sem suporte de grandes gravadoras, como houve no começo dos anos 2000. Ele cita, que a preocupação das bandas em entregar algo mais natural é muito maior que em anos anteriores. “Nossa geração sabe o valor do público e o que você precisa fazer para alcança-lo” destaca multi-instrumentista.

Na perspectiva do guitarrista, o crescimento das bandas é inevitável devido ao trabalho que está sendo feito. Ele fala, que a persistência das bandas vem trazendo muitas realizações para o movimento. E cita, como esse movimento contempla tanta admiração. “A persistência leva ao aprendizado que leva ao sucesso. Seja lá o que cada um escolhe como sucesso”.


Confira a nova música da Tópaz, chamada “Ser Humano’ e lançada hoje pelas plataformas de streaming clicando AQUI.

A Silva Home Movies é o selo de produção independente mais aconchegante. 
Queremos incentivar você a fazer, produzir e lançar suas ideias. 
Entre em nossa casa e compartilhe suas ideias e histórias.

https://www.youtube.com/silvahomemovies